Usos dos resultados de iniciativas municipais de avaliação educacional: uma metassíntese qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023017

Palavras-chave:

Avaliação externa dos alunos., Secretaria Municipal de Educação., Tomada de decisão.

Resumo

O estudo consiste em uma metassíntese qualitativa com o escopo de perscrutar como os resultados das avaliações municipais vêm sendo utilizados no âmbito da rede municipal de ensino, tendo como referência a produção científica sobre o assunto veiculada em cinco fontes especializadas em avaliação educacional, no período de 1990 a 2018. A análise se desenvolve com base em evidências provenientes de 18 estudos sobre o tema que coletaram dados junto a municípios de todas as regiões do Brasil. Põe-se a descoberto que os resultados da avaliação municipal atuam como um output seminal que subsidia uma variedade de práticas no interior das municipalidades, constituindo sistemas de baixa, média e alta responsabilização.

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Biografia do Autor

Antônia Bruna da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Coordenadora do Observatório do SIMAIS.

Edkele Rayane Aires da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados de Pau dos Ferros (CAPF). Pós-graduanda em Gestão da Educação Infantil e Docência pela FAVENI.

Gláuber Fontes Cavalcanti, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pós-graduando em Psicopedagogia e Educação Infantil pela FAVENI.

Maria Tatiana Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Técnica administrativa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Mestra em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Seminário pelo PLANDITES/UERN.

Larissa da Conceição Gomes de Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados de Pau dos Ferros (CAPF).

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

SILVA, A. B. da; SILVA, E. R. A. da; CAVALCANTI, G. F.; PEIXOTO, M. T.; ALMEIDA, L. da C. G. de. Usos dos resultados de iniciativas municipais de avaliação educacional: uma metassíntese qualitativa. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023017, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12138. Acesso em: 9 maio. 2024.