O constructo personalidade em uma perspectiva da terapia cognitiva comportamental

Considerações dos modelos de avaliação psicológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59487/2965-1956-1-7329

Palavras-chave:

Avaliação da Personalidade, Psicopatologias, Técnicas interventivas

Resumo

O constructo da personalidade vem sendo estudado pelas áreas que buscam compreender o comportamento humano. A noção de personalidade tem sofrido significativas mudanças em todo o seu processo de construção, refletindo a sua complexidade. O comportamento humano é influenciado por um conjunto de fatores que o modelam, sejam antropológicos ou culturais, sócio-econômicos, biológicos ou fisiológicos e psicológicos. Nessa direção, a personalidade se desenvolve ao longo da vida, sendo influenciada pelos fatores biopsicossociais, tendo pontos de estabilidade e de mudanças ao longo do ciclo vital. Ao pensarmos a personalidade em duas abordagens, a idiográfica e a nomotética, reconhecemos as dimensões que partem do particular, mas que consideram a dimensão coletiva. O objetivo principal deste estudo foi apresentar o constructo personalidade em uma perspectiva da terapia cognitiva comportamental (TCC) e as considerações dos modelos de avaliação psicológica, além da apresentação das definições do constructo e de suas dimensões. O conhecimento do constructo personalidade  influencia a avaliação do comportamento humano e as intervenções em TCC podem auxiliar os profissionais no desenvolvimento de estratégias de intervenção cada vez mais eficientes. Conclui-se, a partir dos estudos apresentados, que a compreensão acerca da personalidade exerce impactos significativos no desenvolvimento de intrumentos e de intervenções eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carvalho, LDF, Pianowski, G, Reis, AM, Silva, RGC. Personalidade: o panorama nacional sob o foco das definições internacionais. Psicologia em Revista. 2015; 23(1), 123-146, 2017. doi: 10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p123-146.

Pasquali L. (2000). Os Tipos Humanos: A Teoria da Personalidade. Brasília. LabPAM, 2000.

Allport GW. Personality: A psychological interpretation. Holt. APA, 1937.

Baptista NJM. Teorias da personalidade. ISMAI. Portugal, 2008.

Tavares M. Validade clínica. Psico-USF. 2003; 8(2), 125-136, doi: 10.1590/S1413-82712003000200004.

Roberts BW, Nickel, LB. A critical evaluation of the Neo-Socioanalytic Personality Development Across the Lifespan. 2017; 157–177. doi:10.1016/b978-0-12-804674-6.00011-9.

Beck, AT, Freeman, A, Davis DD. Terapia Cognitiva dos Transtornos de Personalidade. Porto Alegre: Artmed; 2005

Cloninger SC. Teorias da personalidade. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

Diener E, Lucas RE. Personality Traits. In: Diener-Biswas, R, Diener E. Noba textbook series: Psychology.Champaign, IL: DEF publishers; 2018.

Millon T, Davis RD. Disorders of Personality. New York: Wiley; 1996.

Wiggins JS.Paradigms of Personality Assessment. New York: Guilford, 2003.

Lee K, Ashton, MC.Psychometric properties of the hexaco personality inventory. Multivar. Behav. Res. 2004; 39(2),329–358. doi:10.1207/s15327906mbr3902_8.

Holland JL. Making Vocational Choices: A Theory of Careers. Prentice-Hall, Prentice-Hall series in counseling and human development, 1973.

McCrae RR, Allik, J. The Five-Factor model of personality across cultures.New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers; 2002.

McCrae RR. Cross-Cultural Research on the Five-Factor Model of Personality. Online Readings in Psychology and Culture. 2002;4(4). doi:10.9707/2307-0919.1038.

Trull TJ, Durrett, CA. Categorical and Dimensional Models of Personality Disorder. Annual Review of Clinical Psychology. 2005; 1(1), 355–380. doi:10.1146/annurev.clinpsy.1.102, 20.

Nunes CHSSN, Zanon C, Hutz, CL. Avaliação da Personalidade a Partir de Teorias Fatoriais de Personalidade. In: Trentini CM, Bandeira DR, Hutz, CL. Avaliação Psicológica da Inteligência e da Personalidade. Porto Alegre:Artmed; 2018.

Costa PT, McCrae RR. NEO-PI-R:Professional Manual, Florida: Psychological Assessment Resources Inc;1992.

Shi B, Dai, DY, Lu Y. Openness to Experience as a Moderator of the Relationship between Intelligence and Creative Thinking: A Study of Chinese Children in Urban and Rural Areas. Front. Psychol. 7:641. doi: 10.3389/fpsyg.2016.00641, 2016.

Ackerman PL, Heggestad ED. Intelligence, personality, and interests: evidence for overlapping traits. Psychol. 1997; Bull. 121(2), 219.

Kaufman SB, Quilty LC, Grazioplene RG, Hirsh JB, GrayJR, Peterson, JB, DeYoung, CG. Openness to experience and intellect differentially predict creative achievement in the arts and sciences. J. Pers. 2015; 84, 248–258. doi: 10.1111/jopy.12156.

Kerr B, McKay R. Searching for tomorrow’s innovators: profiling creative adolescents. Creat. Res. 2013. J. 25, 21–32. doi: 10.1080/10400419.2013.752180

Ziegler M, Cengia A, Mussel P, Gerstorf D. Openness as a buffer against cognitive decline: the openness-fluid-crystallized-intelligence (OFCI) model applied to late adulthood. Psychol. 2015; Aging 30, 573–588. doi: 10.1037/a0039493.

McCrae RR, Costa PT. The five-factor theory of personality. In: John OP, Robins RW, Pervin, LA. Handbook of personality: Theory and research. The Guilford Press; 2008.

Hayes N, Joseph S. Big 5 correlates of three measures of subjective well-being. Personality Individ. Differ. 2003; 34(4), 723–727. doi:10.1016/S0191-8869(02)00057-0.

Thoresen CJ, Kaplan SA, Barsky AP, Warren CR, de Chermont K. The affective underpinnings of job perceptions and attitudes: a meta-analytic review and integration. In: 17th Annual Conference of the Society for Industrial and Organizational Psychology, Toronto: An Earlier Version of This Study Was Presented at the Aforementioned Conference. American Psychological Association, 2003.

Hogan R, Curphy GJ, Hogan J. What we know about leadership: effectiveness and personality. Am. Psychol. 1994; 49(6), 493-504. doi: 10.1037/0003-066X.49.6.493.

Soto CJ, Kronauer A, Liang JK. Five-Factor Model of Personality. The Encyclopedia of Adulthood and Aging, 1–5, 2015. doi:10.1002/9781118521373.wbeaa0.

Carlo G, Okun MA, Knight, GP, de Guzman MRT. The interplay of traits and motives on volunteering: agreeableness, extraversion and prosocial value motivation. Pers. Individ. Differ. 2005; 38(6), 1293–1305.

LePine JA, Van Dyne L. Voice and cooperative behavior as contrasting forms of contextual performance: evidence of differential relationships with big five personality characteristics and cognitive ability. J. Appl. Psychol. 2001; 86(2), 326. doi: 10.1037/0021-9010.86.2.326.

Sackett PR, Walmsley, PT. Which personality attributes are most important in the workplace? Perspect. Psychol. 2014; Sci. 9(5), 538–551. doi: 10.1177/1745691614543972.

Soto CJ, John OP. Short and extra-short forms of the Big Five Inventory–2: The BFI-2-S and BFI-2-XS. Journal of Research in Personality. 2017; 68, 69–81.doi:10.1016/j.jrp.2017.02.004

Noftle EE, Robins RW. Personality predictors of academic outcomes: big five correlates of GPA and SAT scores. J. Pers. Soc. Psychol. 2007; 93(1), 116. doi: 10.1037/0022-3514.93.1.116.

Bogg T, Roberts BW. Conscientiousness and health-related behaviors: a meta-analysis of the leading behavioral contributors to mortality. Psychol. 2004; Bull. 130 (6), 887. doi:10.1037 / 0033-2909.130.6.887.

Ormel J, Bastiaansen A, Riese H, Bos EH, Servaas M, Ellenbogen M, Rosmalen JG, Aleman A. The biological and psychological basis of neuroticism: current status and future directions. Neurosci. Biobehav. Rev. 2013; 37(1), 59–72. doi:10.1016 / j.neubiorev.2012.09.004.

Resolução N° 009, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos -SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, n° 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.

Hutz CS, Bandeira DR, Trentini C.M, Krug J.S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed; 2016.

Urbina S. Essentials of psychological testing (2nd ed.). Hoboken: Wiley; 2014.

Noronha APP, Barros MVC, Nunes MFO, Santos AAA. Avaliação psicológica: Importância e domínio de atividades segundo docentes. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 2014; 14(2), 524-538.

CUNHA JA. Psicodiagnóstico. -V. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; 2000.

Mazer AK, Macedo BBD, Jurena MF. Transtornos de Personalidade. Medicina. 2017. 50: 85-97(1).

John OP, Srivastava S. The Big Five trait taxonomy: History, measurement, and theoretical perspectives. Handbook of personality: theory and research. NewYork: Guilford (in press); 1999.

Costa PT, Mccrae RR. Revised NEO-PI-R and NEO five-factor inventory (NEO-FFI) professional manual. Odessa: Psychological Assessment Resources, 1992.

Clark LA, Cuthbert B, Lewis-Fernández R, Narrow WE, Reed GM. Three Approaches to Understanding and Classifying Mental Disorder: ICD-11, DSM-5, and the National Institute of Mental Health’s Research Domain Criteria (RDoC). Psychological Science in the Public Interest. 2017.18(2), 72–145. doi:10.1177/1529100617727266.

Bertsch K, Herpertz SC. Personality Disorders, Functioning and Health. Psychopathology 2018; 51(2), 69–70. doi:10.1159/000487971.

American Psychiatric Association (APA) Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders 5th Edition.Washington (DC): APA; 2013.

Sevecke K, Schmeck K, Krischer M. The dimensional-categorical hybrid model of personality disorders in DSM-5 from an adolescent psychiatric perspective -criticism and critical outlook. Zeitschriftfür Kinder-und Jugendpsychiatrie und Psychotherapie. 2014; 42(4) 279–283. doi: 10.1024 / 1422-4917 / a000300.

Krueger RF, Hobbs AA. An Overview of the DSM-5 Alternative Model of Personality Disorders. Psychopathology. 2020; 53, 126-132. doi:10.1159/000508538.

Huprich S. Moving beyond categories and dimensions in personality pathology assessment and diagnosis. The British Journal of Psychiatry. 2018; 213(6), 685-689. doi:10.1192/bjp.2018.149.

Knapp P, Beck AT. Fundamentos, modelos conceituais, aplicações epesquisa da terapia cognitiva. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2008; 30(2):54-64. doi: 10.1590/S1516-44462008000600002.

Greenberger D, Padesky, CA. A mente vencendo o humor: Mude como você se sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 2017.

zimmerman M, Black DH. Redefining Personality disorders:proposedrevisionforDSM-5.CurrentPsychiatry. 2011; 10:,26-38.

Araújo CF, Shinohara H. Avaliação e diagnóstico em terapia cognitivo-comportamental. Interação em Psicologia, 2002; 6(1), 37-43. doi:10.5380/psi.v6i1.3191.

Hunsley J, Allan T. Clinical assessment in cognitive-behavioral therapies. In: Dobson, KS, Dozois, DJA. Handbook of cognitive-behavioral therapies. The GuilfordPress; 2019.

Ridolfi ME, Gunderson, JG. Psychoeducation for patients with borderline personality disorder. In: Livesley, WJ, Larstone, R. Handbook of personality disorders: Theory, research, and treatment. The Guilford Press; 2018.

Leahy RL. Vença a depressão antes que ela vença você.Porto Alegre: Artmed; 2015.

Agostinho TF, Donadon MF, Bullamah, SK. Terapia cognitivo-comportamental e depressão: intervenções no ciclo de manutenção. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. 2019; 15(1), 59-65. doi: 10.5935/1808-5687.20190009.

Cordioli AV, Knapp P. A terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos mentais: editorial. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2008; 30 (2) 51-53. doi: 10.1590/S1516-44462008000600001.

Oliveira NH, Benetti, SPC. Aliança terapêutica: estabelecimento, manutenção e rupturas da relação. Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2015; 67(3):125-138.

Downloads

Publicado

2021-03-14

Como Citar

1.
Costa MSA, Rocha AS. O constructo personalidade em uma perspectiva da terapia cognitiva comportamental: Considerações dos modelos de avaliação psicológica . Dialog Interdis Psiq S Ment [Internet]. 14º de março de 2021 [citado 18º de abril de 2024];1(1):15-22. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/dipsm/article/view/7329