Instrumentos de Avaliação de Risco à Saúde Mental Infanto-Juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59487/2965-1956-2-8686

Palavras-chave:

Saúde mental, Saúde da Criança, Psicologia da Criança

Resumo

Introdução: A saúde mental é um tema que tem ganhado notoriedade nas discussões científicas, principalmente no cenário de pandemia, o qual impactou negativamente a sua constituição, especialmente no que diz respeito à crianças e adolescentes. Nesse sentido, avaliar o risco de saúde mental nesse público se torna essencial para traçar intervenções eficazes. Contudo, é relevante considerar, nesta avaliação de risco, aspectos tais como história de vida, contexto, configuração familiar, suporte social, dificuldades e capacidade de resiliência. Objetivos: Para tanto, este trabalho objetiva elencar os instrumentos disponíveis que avaliem a saúde mental de crianças e adolescentes. Metodologia: Para isso, foi realizado uma revisão sistemática de literatura de artigos disponíveis em bases virtuais e baseado no Systematic Search Flow (SSF). De acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 11 artigos que apontaram instrumentos utilizados por profissionais no Brasil. Resultados e discussões: A partir da sistematização dos dados foi possível identificar diversos instrumentos adotados, fato que evidencia a heterogeneidade nas formas de avaliação de fatores de risco à saúde mental infanto-juvenil. Conclusão: Conclui-se assim, que para a realização de tal avaliação, necessário se faz, a utilização de várias ferramentas, somado à expertise do profissional, além do conhecimento teórico inerente às fases do desenvolvimento.

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Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Ramos EB, Costa MSA, Ximenes JM, Rocha AS, Carvalho STA. Instrumentos de Avaliação de Risco à Saúde Mental Infanto-Juvenil. Dialog Interdis Psiq S Ment [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 21º de dezembro de 2024];2(1):32-44. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/dipsm/article/view/8686