“MusiCAPS”

A música como estratégia de educação em saúde no Centro de Atenção Psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59487/2965-1956-2-8163

Palavras-chave:

Musicoterapia, Saúde mental, Terapias Complementares

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da aplicação da música como fundamento terapêutico para educação em saúde mental de usuários do Centro de Atenção Psicossocial da cidade de Parnaíba, Piauí, Brasil. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de grupo de música com usuários e profissionais do referido serviço, cujos encontros ocorreram no período de agosto a outubro de 2018, registrando-se observações sobre esta prática. Resultados: Evidenciou-se que o grupo de música se demonstrou potencialmente benéfico aos participantes, com o aumento da participação em atividades grupais, superação da timidez, renovação da autoestima, melhora nas relações interpessoais e na comunicação, além de estimular a busca de conhecimento no que tange aos assuntos do cuidado em saúde. Conclusões: Apesar da necessidade de estudos mais profundos acerca do tema, evidenciaram-se como notáveis as evoluções comportamentais e afetivas que fortalecem a prática terapêutica, além da aprendizagem de temas em saúde.

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Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Machado DG, Guimarães JMX, Morais APP, Mendes LCB, Sampaio JJC. “MusiCAPS”: A música como estratégia de educação em saúde no Centro de Atenção Psicossocial. Dialog Interdis Psiq S Ment [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 11º de outubro de 2024];2(1):45-51. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/dipsm/article/view/8163