O constructo personalidade em uma perspectiva da terapia cognitiva comportamental

Considerações dos modelos de avaliação psicológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59487/2965-1956-1-7329

Palavras-chave:

Avaliação da Personalidade, Psicopatologias, Técnicas interventivas

Resumo

O constructo da personalidade vem sendo estudado pelas áreas que buscam compreender o comportamento humano. A noção de personalidade tem sofrido significativas mudanças em todo o seu processo de construção, refletindo a sua complexidade. O comportamento humano é influenciado por um conjunto de fatores que o modelam, sejam antropológicos ou culturais, sócio-econômicos, biológicos ou fisiológicos e psicológicos. Nessa direção, a personalidade se desenvolve ao longo da vida, sendo influenciada pelos fatores biopsicossociais, tendo pontos de estabilidade e de mudanças ao longo do ciclo vital. Ao pensarmos a personalidade em duas abordagens, a idiográfica e a nomotética, reconhecemos as dimensões que partem do particular, mas que consideram a dimensão coletiva. O objetivo principal deste estudo foi apresentar o constructo personalidade em uma perspectiva da terapia cognitiva comportamental (TCC) e as considerações dos modelos de avaliação psicológica, além da apresentação das definições do constructo e de suas dimensões. O conhecimento do constructo personalidade  influencia a avaliação do comportamento humano e as intervenções em TCC podem auxiliar os profissionais no desenvolvimento de estratégias de intervenção cada vez mais eficientes. Conclui-se, a partir dos estudos apresentados, que a compreensão acerca da personalidade exerce impactos significativos no desenvolvimento de intrumentos e de intervenções eficazes.

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Publicado

2021-03-14

Como Citar

1.
Costa MSA, Rocha AS. O constructo personalidade em uma perspectiva da terapia cognitiva comportamental: Considerações dos modelos de avaliação psicológica . Dialog Interdis Psiq S Ment [Internet]. 14º de março de 2021 [citado 3º de dezembro de 2024];1(1):15-22. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/dipsm/article/view/7329