Liga acadêmica de saúde mental

Relato de uma experiência de educação interprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59487/2965-1956-2-8680

Palavras-chave:

Saúde Mental, Educação Interprofissional, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Apresentar a experiência de construção da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASM) de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, à luz da interprofissionalidade, da compreensão biopsicossocial de saúde e da integração entre ensino, pesquisa e extensão. Relato da experiência: A partir de 2019, priorizou-se na LASM a interprofissionalidade, a qual tem marcado a formação da diretoria de alunos, professores orientadores e participantes envolvidos. Conta com estudantes e professores das graduações em Enfermagem, Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional. Esse processo foi importante para possibilitar a maior abrangência e acesso aos conhecimentos no que diz respeito ao aprendizado de estratégias de promoção de saúde e na realização de atividades de extensão nesses núcleos de saberes. Conclusão: Este novo formato tem garantido a formação de profissionais capazes de atuar interprofissionalmente, de acordo com as atuações práticas propostas pelo Sistema Único de Saúde. Portanto, este caráter interprofissional mostrou-se essencial para a nova composição da LASM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Silva JVS, Santo Júnior CJS, Santos LDL, et al. Liga acadêmica interdisciplinar de saúde mental: ampliando a formação e as práticas no campo da atenção psicossocial. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2021;54(2). Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.174130>.

Silva DP, Raimundo ACL, Santos IMR, et al. Proposição, fundação, implantação e consolidação de uma liga acadêmica. Rev enferm UFPE. 2018;12(5):1486-92. Disponível em: <https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a234589p1486-1490-2018>.

Câmara AMCS, Cyrino AP, Cyrino EG, et al. Educação interprofissional no Brasil: construindo redes formativas de educação e trabalho em saúde. Interface. 2016;.20(56):5-8. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0700>.

Peduzzi M. O SUS é interprofissional. Interface. 2016;20(56):199-201. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0383>.

Dias IV, Batista SHSS, Uchôa-Figueiredo LR, et al. Educação interprofissional e formação em saúde: pontes e diálogos. In: Uchôa-Figueiredo LR, Rodrigues TF, Dias IMAV, editors. Percursos interprofissionais: formação em serviços no programa de residência multiprofissional em atenção à saúde. Porto Alegre (RS): Editora Rede Unida, 2016. p. 107-23. Disponível em: <https://portolivre.fiocruz.br/percursos-interprofissionais-forma%C3%A7%C3%A3o-em-servi%C3%A7os-no-programa-resid%C3%AAncia-multiprofissional-em>.

World Health Organization [Organização Mundial de Saúde]. Mental health: strengthening our response [Saúde mental: fortalecendo nossa resposta] [Internet]. 2022. Disponível em: <https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response>.

Brasil. Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União 9 abr 2001. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm>.

Vieira Filho NG, Nóbrega SM. A atenção psicossocial em saúde mental: contribuição teórica para o trabalho terapêutico em rede social. Estudos de Psicologia. 2004;9(2):373-7. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000200020>.

Rios DRS, Sousa DAB, Caputo MC. Diálogos interprofissionais e interdisciplinares na prática extensionista: o caminho para a inserção do conceito ampliado de saúde na formação acadêmica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2019;23. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/Interface.180080>.

Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2013;47(4):977-83. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029>.

Casarin ST, Porto AR. Relato de Experiência e Estudo de Caso: algumas considerações. Journal of nursing and health. 2021;11(2):1-3. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/21998>.

Campos GWS. Saúde Pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência Saúde Coletiva. 2000;5(2):219-30. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000200002>.

Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface. 2017;21(61):421-34. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316>.

Venturini E, Brandão Goulart MS. Universidade, solidão e saúde mental. Interfaces - Rev. de Ext. UFMG [Internet]. 2016;4(2):94–136. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18985>.

Barbosa EF, Moura DG. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac [Internet]. 2013;39(2):48-67. Disponível em: <https://www.bts.senac.br/bts/article/view/349>.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização da Saúde [Internet]. Documento Base, 1ª ed. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus>.

Gundim VA, Encarnação JP, Santos FC, et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19. Rev. baiana eferm. [Internet]. 2020;35. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/ 37293>.

Cavalcante ASP, Vasconcelos MIO, Lira GV, et al. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Rev. Bras. Educ. Med. 2018;42(1):199-206.

Freire JR, Silva CBG, Costa MV, et al. Educação interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate. 2019;43(spe.1):86-96.

Silva SA, Flores O. Ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica. 2015;39(3):410-25.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Moreno CS, Sousa RS, Ruteski TF, Rienzo IR de, Ferrador AB, Barbosa Neto JB. Liga acadêmica de saúde mental: Relato de uma experiência de educação interprofissional. Dialog Interdis Psiq S Ment [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];2(1):71-80. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/dipsm/article/view/8680