Engenharia Química na prática a utilização de espaços não formais para o ensino de Química

Contenu principal de l'article

Andreza de Faria Alves Cruz
Thayana Zanelli Meireles
Danyelly Matos
Diego José Braga
Luiza de Magalhães
Rafaella Braga
Vitória Maria Pereira
Ruan Oliveira
Fernanda Raquel Carvalho

Résumé

Os espaços não formais de educação têm sido vistos, cada dia mais, como grande potencial de popularização da investigação, contribuindo para a divulgação científica e o desenvolvimento da ciência e da cultura. O objetivo do artigo é relatar a experiência do projeto das feiras científicas em espaços-não formais, neste caso, as praças, nas cidades de Viçosa/MG e região; com a produção de limpa-vidros e suas distribuições para a comunidade em geral, propondo práticas interativas que correlacionavam os experimentos aos conceitos químicos. Foi possível observar que essas experiências se mostravam muito importantes para a popularização da ciência, visto que contemplavam de crianças aos idosos, leigos ou não leigos no conteúdo de Química, garantindo, assim, a participação de toda a comunidade do local. O projeto, além de muito eficaz para os receptores do conteúdo e da experiência, se mostrou de suma importância para os participantes ativos do projeto, que fixavam mais o conteúdo de Química ao realizar a sinergia entre conceitos teóricos e a prática, além do sentimento de gratidão de ensinar algo a alguém leigo no assunto, permitindo uma maior participação do público em geral, fazendo com que o conhecimento e a Ciência possam chegar para todos de forma democrática.

Details de l'article

Comment citer
Cruz, A. de F. A., Zanelli Meireles, T. ., Matos , D. ., José Braga, D., de Magalhães, L., Braga, R., Maria Pereira, V., Oliveira, R., & Raquel Carvalho, F. (2021). Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química. Conexão ComCiência, 1(3). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835
Rubrique
Relato de experiência

Références

BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M.C.; MORAIS, W. C.S.; YOSHENO, F. H. Estudos sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de química. Em foco: a experimentação. Revista Itinerarius Reflectionis, v. 12, n.1, p. 1-12, 2016.

COELHO, J. J. F.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. Educação científica popular e protagonismo juvenil de mãos dadas: a ação de extensão PEPCiências no Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, São Gonçalo, RJ. In: COELHO, J. J. F.;

COELHO, F. J. F.; DA SILVA, S. M.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. Popularização da ciência, educação popular e ensino de ciências e saúde a partir do voluntariado: potencialidades e limitações no projeto PEPCiências na visão dos monitores. Rev. Ed. Popular, v. 19, n. 3, p. 273-292, 2020.

COSTA, J. M. A.; FREITAS, K. S.; SOUZA, M. C. Espaços não-formais e a educação em Ciências: o projeto Praças da Ciência no estado da Bahia. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v. 7, n.3, p. 57 – 68, 2019.

FAÇANHA, A. A. B.; ALVES, F. C. Popularização das Ciências e Jornalismo Científico: possibilidades de Alfabetização Científica. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 13, n. 26, p. 41-55, 2017.

FRANÇA, J. L. S.; MALHEIROS, J. M. S. Ensinando densidade por problemas e experimentos: será que afunda ou não afunda? XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em Extensão, v. 7, 2008.

MOTTA, M. K. F.; TAMASHIRO, M. N. Maisena com água: fluido não-newtoniano. Relatório Final – Tópicos de Ensino de Física. Universidade Estadual de Campinas, 2007. Disponível em: <https://sites.ifi.unicamp.br/lunazzi/files/2014/04/MarieleK_Tamashiro_RF.pdf> Acesso em: 29 jul. 2021.

PARENTE, A. G. L.; ALVES, J. M.; BEZERRA, S. H. O. Densidade e força de empuxo: imaginação e produção de um recurso didático. Revista REAMEC, v. 8, n.2, p. 793-816, 2020.

RENDEIRO, M. F. B.; GONÇALVES, C. B. Divulgação e popularização da Ciência: relato de experiência do projeto “Ciência às 7 e meia”. Rev. Areté, v. 7, n. 13, p. 222-231, 2014.

SILVA, J. D. S.; MONTEIRO, N. S.; GERMANO, A. P. P.; PEREIRA, A. J. S.; VASCONCELOS, F. C. G. C. Jogada química: construção do conhecimento científico a partir de situações do cotidiano à luz da teoria da atividade. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, 2019.

TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. (org.). Educação em Ciências, Saúde e Extensão Universitária. Curitiba: Brasil Publishing, 2019. p. 85-96.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice