Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue

Autores

  • Pedro Henrique Freire Universidade de São Paulo
  • Milan Puh Universidade de São Paulo
  • Laís Vitória Favoro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Extensão

Resumo

Neste relato de experiência pretende-se demonstrar o processo de organização de um curso de línguas, realizado na Universidade de São Paulo em 2021, com a presença de seis línguas que ainda são pouco divulgadas no Brasil, especialmente no espaço acadêmico. Objetivamos aqui mostrar uma proposta formativa que se fundamenta no ensino pluri e translíngue, tal como propõem Cavalcanti, 2013 e Würzius (2017), precedida por um mapeamento linguístico (FAVARO, FREIRE e PUH, 2020) para se traçar o perfil da instituição em que o curso será realizado. A inserção da proposta numa concepção de ensino dupla deve-se ao fato de que não privilegia uma língua, mas uma variedade delas que são marcadas por diferentes funções históricas, sociais e culturais que foram colocadas em contato e, ao mesmo tempo, o resultado final transcendeu o conhecimento da/na língua unilateral, contribuindo para com o desenvolvimento da consciência e sensibilização linguística mais ampla e concreta. Trata-se, portanto, de apresentar uma possibilidade de elaboração de cursos que sejam atentos às características dos espaços onde serão oferecidos e que tenham uma proposta educativa de formar um público que esteja mais consciente e sensível à diversidade linguística brasileira e do mundo. 

Palavras-chaves: Ensino; Pesquisa; Extensão.

Biografia do Autor

Milan Puh, Universidade de São Paulo

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (2019). Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2018). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017), orientado pelo prof.dr Valdir Heitor Barzotto. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2012), com o mesmo orientador. Graduado em Antropologia e Língua e Literatura Portuguesa - Universidade de Zagreb (2008). É docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nas disciplinas de Metodologia de Ensino. Coordenou o projeto de pesquisa "História da Croácia e dos imigrantes croatas no Brasil" entre 2015 e 2019, organizando quatro publicações. No momento é coordenador do projeto de pesquisa "Estado da Arte do Ensino de Línguas Orientais: documentos oficiais, materiais didáticos e produção acadêmica". Trabalha com assuntos ligados a História, Línguas, Culturas e Educação em diferentes contextos latino-americanos, africanos e europeus, com enfoque especial em comunidades imigrantes tanto no Brasil como no exterior.

Laís Vitória Favoro, Universidade de São Paulo

Graduanda em Letras Português e Coreano pela Universidade de São Paulo. Atuou como bolsista no projeto de extensão "Línguas na USP, Línguas da USP" (2020-2021) pela Faculdade de Educação (FEUSP) coordenado pelo professor Prof. Dr. Milan Puh. Tem interesse em assuntos ligados a Línguas, Cultura, Educação, e História da Educação, em especial em relação a Coreia do Sul.

Referências

JUNIOR. Ronaldo (org.). Pesquisa narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.

FAVARO, Laís Vitória; FREIRE, Pedro Henrique Camargo; PUH, Milan. Extensão universitária enquanto democratização do ensino de línguas menos divulgadas: projeto “Línguas na USP/Línguas da USP”. In: Línguas em Diálogo (s.p), Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2021.

CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. da. Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013, p. 211-226.

JESUS, Paula Clarice Santos Grazziotin. Política e Planejamento Linguístico para a Ciência e Educação Superior: Possibilidades do multilinguismo para a produção e a difusão de conhecimento. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

WÜRZIUS, L. M. A importância de se trabalhar com abordagens plurais em aula de língua estrangeira: em especial a Conscientização Linguística. PROJEKT (CURITIBA) , v. 1, p. 4-10, 2017.

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Publicado

11-10-2022

Como Citar

Freire, P. H., Puh, M. ., & Favoro, L. V. . (2022). Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443

Edição

Seção

Relato de experiência

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