As dimensões pedagógicas observadas no uso dos espaços não formais para o ensino de ciências

uma experiência na formação inicial de professores

Autores

  • Ana Karoline Damasceno Santos Universidade Federal do Pará
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Universidade Federal Pará

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14396

Palavras-chave:

Espaços não formais, Formação inicial de professores, Ensino de Ciências

Resumo

As pesquisas em espaços não formais têm ampliado seu contexto de atuação, em especial no ensino de ciências, com foco na formação de professores. A presente investigação teve como objetivo: identificar as dimensões pedagógicas no uso dos espaços não formais e como estes podem auxiliar professores em formação inicial no planejamento estratégico e pedagógico para o ensino de ciências. A pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo intervenção pedagógica e ocorreu durante o Estágio Docência em uma turma de Licenciatura para os anos iniciais, de uma instituição pública, no Estado do Pará. O método de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva. Foram identificadas, como categorias, três dimensões pedagógicas: a) 1ª Dimensão pedagógica: relação de complementaridade; b) 2ª Dimensão pedagógica: compreensão sobre o espaço não formal; c) 3ª Dimensão pedagógica: visitação ao espaço não formal. As atividades desenvolvidas proporcionaram o conhecimento de elementos importantes a serem considerados na elaboração de uma visita pedagógica, auxiliando no processo de planejamento, organização e de seu desenvolvimento em espaço não formal, mostrando-se relevante na formação inicial de professores que ensinam ciências.

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Publicado

18-03-2025

Como Citar

Damasceno Santos, A. K., & Pimentel Carneiro de Almeida, A. C. (2025). As dimensões pedagógicas observadas no uso dos espaços não formais para o ensino de ciências: uma experiência na formação inicial de professores. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14396

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal