O O ensino não formal lúdico para crianças e adolescentes hospitalizados: Uma abordagem sobre o mundo mágico dos insetos em um hospital universitário

Autores

  • Maria Eduarda Vivolo Perciliano Universidade Estadual de Maringá
  • Guilherme Felipe de Figueiredo Universidade Estadual de Maringá
  • Poliana Barbosa da Riva Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14756

Palavras-chave:

Ensino não formal, Ensino de ciências, insetos, hospital universitário

Resumo

A escola pode ser considerada o principal espaço de ensino aprendizagem, embora, os espaços não-formais de ensino vem ganhando notoriedade em estudos e pesquisas no ensino de Ciências, pois estes extrapolam os limites dos muros das escolas e reforçam as relações sociais, culturais, econômicas, etc. dos sujeitos aprendizes. Pensando no lúdico e no ensino de ciências de pacientes crianças e adolescentes internados, este trabalho tem como objetivo descrever a atividade intitulada O mundo mágico dos insetos, realizada em um hospital universitário de Maringá (PR). Foi possível verificar que tal atividade possibilitou a continuidade do ensino e permitiu que crianças e/ou adolescentes internados consigam ter o acesso à educação, compreendendo, através do diálogo, a morfologia e a importância econômica, social, cultural, ambiental e ecológica dos insetos.

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Publicado

18-03-2025

Como Citar

Vivolo Perciliano, M. E., Felipe de Figueiredo, G., & Barbosa da Riva , P. (2025). O O ensino não formal lúdico para crianças e adolescentes hospitalizados: Uma abordagem sobre o mundo mágico dos insetos em um hospital universitário . Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14756

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal