Análise Comparativa das Ementas de Química Inorgânica na Matriz Curricular dos cursos de Graduação em Química das Universidades e Institutos Federais em Minas Gerais

Autores

  • Andreza de Faria Alves Cruz UFRJ
  • Wilgner Lima da Silva University of Warwick

Palavras-chave:

Ementas, Matriz Curricular, Química Inorgânica, Universidades Federais em Minas Gerais, Institutos Federais

Resumo

Inorgânica nas matrizes curriculares de Cursos de graduação em Química das Universidades e Institutos Federais em Minas Gerais, visando delinear as tendências teóricas aplicadas à disciplina. A coleta de dados foi realizada com o auxílio da Internet nos sites de cada Universidade ou Instituto para obtenção dos projetos pedagógicos do curso, tendo uma amostra de 16 ementas da disciplina de Química Inorgânica. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que as ementas das disciplinas, em sua maioria, são compatíveis entre si, porém são poucas as universidades que de fato dão ênfase em conteúdos também relevantes para a formação do Químico, como é o caso da Catálise, os Organometálicos e processos industriais. Além disso, é possível observar que em todas as Instituições mineiras faltam abordar sobre técnicas de Raios-X, refinamento de Rietvield, espectroscopia de absorção de Raios-X, espectroscopia Mössbauer e outras caracterizações avançadas; técnicas essenciais na Química do Estado Sólido e na Química Inorgânica.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Cruz, A. de F. A., & Lima da Silva, W. (2022). Análise Comparativa das Ementas de Química Inorgânica na Matriz Curricular dos cursos de Graduação em Química das Universidades e Institutos Federais em Minas Gerais. Conexão ComCiência, 2(1). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7103