Entre ciência e educação

O Museu de Biologia Prof. Mello Leitão como ambiente educativo

Autores

  • André Benaquio Galvão Instituto Nacional da Mata Atlântica

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14656

Palavras-chave:

Educação não formal, Museus de Ciência, Formação, Popularização da Ciência

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML), localizado em Santa Teresa – ES, como um espaço de educação não formal, por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão de literatura. Inicialmente criado com foco principalmente na pesquisa, o MBML ampliou sua atuação, se tornando um centro de educação ambiental e popularização da ciência. Hoje é um atrativo turístico com mais de 100 mil visitantes anuais que oferece ao público visitas monitoradas pelo parque zoobotânico e histórico, atendendo, principalmente, grupos escolares, sob agendamento. Além disso, também prepara atividades de popularização da ciência, como feiras, exposições, entre outras, para a disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e para a conscientização ambiental. Essas características fazem do MBML um espaço de educação não formal com grande potencial, que pode ser amplamente explorado por sua gestão, pelas escolas e pela sociedade.

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Publicado

18-03-2025

Como Citar

Benaquio Galvão, A. (2025). Entre ciência e educação: O Museu de Biologia Prof. Mello Leitão como ambiente educativo. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14656

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal