O MUDI-UEM como espaço de aprendizagem para licenciandos em Pedagogia:
experiência do ensino de Ciências não formal
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14771Palavras-chave:
MUDI-UEM, Ensino de Ciências, LicenciandosResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as experiências pré e pós visita didática de 25 licenciandos do curso de Pedagogia ao MUDI-UEM, a fim de investigar as suas reflexões sobre o museu como recurso e espaço não-formal para o ensino de Ciências nos anos iniciais. Para isso, foram aplicados dois questionários: um pré-questionário, aplicado anteriormente à visita didático-pedagógica, e um pós-questionário, aplicado posteriormente. Inicialmente, foi verificado que, apesar do MUDI-UEM ser um dos espaços da universidade, a maioria dos graduandos não conheciam esse local. Contudo, os licenciandos foram capazes de elencar competências, habilidades, vantagens e desvantagens do uso do museu como espaço de ensino e aprendizagem, verificando as suas potencialidades. Por fim, de modo geral, os licenciandos concluíram que, assim como as escolas, os espaços não-formais são espaços que possibilitam diálogos acerca de questões cotidianas e a ludicidade no processo educacional.
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