O MUDI-UEM como espaço de aprendizagem para licenciandos em Pedagogia:

experiência do ensino de Ciências não formal

Autores

  • Rauana Santander Universidade Estadual de Maringá
  • Poliana Barbosa da Riva UEM

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14771

Palavras-chave:

MUDI-UEM, Ensino de Ciências, Licenciandos

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as experiências pré e pós visita didática de 25 licenciandos do curso de Pedagogia ao MUDI-UEM, a fim de investigar as suas reflexões sobre o museu como recurso e espaço não-formal para o ensino de Ciências nos anos iniciais. Para isso, foram aplicados dois questionários: um pré-questionário, aplicado anteriormente à visita didático-pedagógica, e um pós-questionário, aplicado posteriormente.  Inicialmente, foi verificado que, apesar do MUDI-UEM ser um dos espaços da universidade, a maioria dos graduandos não conheciam esse local. Contudo, os licenciandos foram capazes de elencar competências, habilidades, vantagens e desvantagens do uso do museu como espaço de ensino e aprendizagem, verificando as suas potencialidades. Por fim, de modo geral, os licenciandos concluíram que, assim como as escolas, os espaços não-formais são espaços que possibilitam diálogos acerca de questões cotidianas e a ludicidade no processo educacional.

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Publicado

18-03-2025

Como Citar

Santander, R., & Barbosa da Riva, P. (2025). O MUDI-UEM como espaço de aprendizagem para licenciandos em Pedagogia:: experiência do ensino de Ciências não formal. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14771

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal