v. 2 n. 5 (2025): Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal

					Visualizar v. 2 n. 5 (2025): Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal

O dossiê especial “Experiências do Ensino Não Formal” ressalta o ensino não formal, cada vez mais relevante nos contextos educacionais contemporâneos, envolvendo práticas pedagógicas que ocorrem fora do sistema formal de ensino e que desempenham um papel crucial na formação integral dos indivíduos e sua relação com a sociedade.

Agradecemos a todos(as) autores(as) e convidamos para um gostosa leitura nos artigos publicados.

Publicado: 18-03-2025

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal

  • Entre ciência e educação O Museu de Biologia Prof. Mello Leitão como ambiente educativo

    André Benaquio Galvão
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14656
  • O O ensino não formal lúdico para crianças e adolescentes hospitalizados: Uma abordagem sobre o mundo mágico dos insetos em um hospital universitário

    Maria Eduarda Vivolo Perciliano, Guilherme Felipe de Figueiredo, Poliana Barbosa da Riva
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14756
  • O MUDI-UEM como espaço de aprendizagem para licenciandos em Pedagogia: experiência do ensino de Ciências não formal

    Rauana Santander, Poliana Barbosa da Riva
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14771
  • A CONTRIBUIÇÃO DE PEDRO CARDOSO, 'SEU ROQUE', NA PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL NA ILHA DE SANTANA – AP

    Juliana de Lima Melo, Vitor Sousa Cunha Nery
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14249
  • A extensão universitária como espaço-tempo da popularização da Ciência e da Formação de Professores a Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha

    Charles Guidotti, Sthefani dos Santos Silva
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14618
  • Aprendizagem e Candomblé uma análise autoetnográfica sobre corpos e coisas no aprendizado

    Alessandra Gomes, Vanessa Linke
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14743
  • Ensino de Ciências em Espaços Não Formais: Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Usina Hidrelétrica

    Diana Denise Radiske Müller
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14768
  • Reflexões sobre o ensino de Astronomia em espaços de educação não formal um olhar sobre as oficinas infantis do Observatório Astronômico de Bauru/SP

    Gleici Kelly de Lima, Rodolfo Langhi, Marcos Daniel Longhini, Fábio Rafael Herpich
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14454
  • Ensino de Química para além da sala de aula: análise dos espaços não formais de educação com o foco na Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa

    Bruna Rezende Magiole, Victória Lessa da Silva, Vinicius Catão de Assis Souza
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14673
  • A Inclusão de crianças surdas no Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi

    Tâmara do Carmo Rego Pereira, Jéssica Silva da Silva, Willian Silva Barbosa, Jacirene Vasconcelos de Albuquerque
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14762
  • Espaços não formais como ambientes de aprendizagem da Geografia: Um relato de experiência da realização de oficinas no CRAS Nazareth Assis

    Aílla Andrade Sousa, Jaqueline Costa dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14776
  • AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO COVID-19 A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA PÓLO PÍLAD REBUÁ

    Silara Fonseca, Suzete Rosana de Castro Wiziack
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14391
  • Influência da participação em um acampamento de ciências na compreensão da natureza das ciências

    Natalia Candido Vendrasco, David Santibañez
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14647
  • Relato de experiência do Grupo Tubo de Ensaio na perspectiva da educação não formal do ensino de Química

    Francisco Furtado Líns, Anne Gabriella Dias Santos Caldeira, Antônio Márcio Alves dos Santos, Francisco Bernardo Rodrigues Braga
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14747
  • AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS NO MANEJO SANITÁRIO DE AVES: UM ESTUDO REALIZADO NO SINDICATO DE TRABALHADORES (AS) DA AGRICULTURA FAMILIAR DE ANDORINHA, BAHIA.

    KARINA DE ARAÚJO ROCHA, Rosângela Caires Viana, Izabela Azevedo
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14770
  • Teatro como Educação Não Formal Sensibilidade Pedagógica, inclusão 60+ e pensamento crítico em contextos digitais

    Gabriel Fontoura Motta
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14610
  • Emoções e Afetividade no Ensino-Aprendizagem de Inglês por Idosos

    Didiê Ana Ceni Denardi, Cássia Rita Sorgetz Pastore, Francieli Bressiani Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14688
  • Quando o Mario Sobe ao Palco: Oficinas Teatrais que Saem do Desenho para a Cena!

    Diego Brito Bezerra, Fernando Lira Ximenes, Amidete Melo de Aguiar, Hermenegildo Feitosa Gomes
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14767
  • As dimensões pedagógicas observadas no uso dos espaços não formais para o ensino de ciências uma experiência na formação inicial de professores

    Ana Karoline Damasceno Santos, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14396