Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Andreza de Faria Alves Cruz UFRJ
  • Mateus José dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Vinícius Catão de Assis Souza Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Pandemia da Covid-19, Estágio Remoto em Química, Formação Pedagógica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com  especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química.

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

Cruz, A. de F. A., José dos Santos, M., & Catão de Assis Souza , V. (2021). Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316

Edição

Seção

Relato de experiência

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