Ensino de Ciências em Espaços Não Formais: Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Usina Hidrelétrica

Autores

  • Diana Denise Radiske Müller Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14768

Palavras-chave:

Energia Elétrica, Ensino de Ciências, Espaço Não Formal, Usina Hidrelétrica

Resumo

O objetivo do estudo versa em descrever a utilização do Espaço não Formal institucionalizado "Usina Hidrelétrica” como alternativa pedagógica para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, no centro do município de Agudo/RS. As ações e a análise dos dados da pesquisa envolveram as etapas de preparação, execução e encerramento de uma expedição investigativa no espaço da Usina Hidrelétrica Dona Francisca. A aula na usina possibilitou diversos conhecimentos, da teoria à prática, referentes ao estudo da energia elétrica, bem como da segurança, dos riscos e dos impactos ambientais e sociais de construção de uma usina hidrelétrica. Assim, a utilização de espaços não formais podem contribuir com o ensino formal, potencializar o aprendizado, além de oportunizar vivências, experiências além da do espaço escolar.

Biografia do Autor

Diana Denise Radiske Müller, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria/RS; Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria/RS; Licenciada em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade Luterana do Brasil - Campus Cachoeira do Sul/RS; Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas - Xaxim/SC; Especialista em Gestão Escolar: orientação e supervisão pela Faculdade de Educação São Luís, - Jaboticabal/SP; Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria/RS; Professora de Ciências Físicas e Biológicas na rede municipal de Agudo/RS; Professora da área da Ciências da Natureza na rede estadual, no município de Agudo/RS.

Referências

BARTZIK, Franciele; ZANDER, Leiza Daniele. A Importância das Aulas Práticas de Ciências no Ensino Fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n. 8, 2016.

BATISTA, João Maik De Medeiros; LIMA, Nicácio Nascimento de. A importância dos espaços de educação não-formais no ensino de ciências e biologia: contribuições e perspectivas no processo de ensino-aprendizagem. Anais VII ENALIC. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51258> Acesso em 11 de março de 2024.

BOGDAN, Robert C. e BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em Educação – uma introdução a teoria aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CUSTÓDIO, Douglas; LORUSSO, Jhonnata; CAVALCANTE, Lorenzo Angelo Nogueira; LOPES, Robson Ferreira. Usinas Hidrelétricas e seus Impactos Ambientais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Guarulhos. Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo – Campus Guarulhos - v.2 2022.

DIAS, Ana Alice; SCHWANTES, Lavínia. O Uso de Maquetes no Processo de Ensino e Aprendizagem do Sistemas do Corpo Humano no Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Ciências EaD. Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF. Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, 2021.

GOLDSCHMIDT, Andréa Inês.; SILVA, Karolina Martins Almeida e.; PARANHOS, Rones de Deus.; GUIMARAES, Simone Sendin Moreira. Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia III. In: Licenciatura em Ciências Biológicas. 1ed. Cristiane Lopes Simão Lemos. (Org.) Goiânia: UFG/CIAR, 2014, v. 5, p. 257-317.

GOHN, Maria Glória. Educação não formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

JACOBUCCI, Daniela F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, v. 7, p.55-66, 2008.

MÜLLER, Diana Denise Radiske; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. (2022) A Educação e as Potencialidades dos Espaços Não Formais para o Ensino. In: Educação em Ciências e Matemática: Formação, Práticas e Desafios - Volume 1. 135 p. Formiga (MG): Editora Real Conhecer, 2022, p. 8-29.

RAFEH, Angelita Ana Saraiva; SANTOS, Patrícia Lessa dos. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. In: Metodologia do programa a união faz a vida: uma contribuição pedagógica no contexto escolar da prática docente em educação especial. 2016, volume 1. Cadernos PDR. Secretaria de Educação, Governo de São Paulo, 2016.

SILVA, Vládia; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A geografia escolar e os recursos

didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 3, n. 5, p. 62-68, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso – planejamento e métodos. 2º ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.

Downloads

Publicado

18-03-2025

Como Citar

Müller, D. D. R. . (2025). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais: Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Usina Hidrelétrica. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14768

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal