A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio
Palavras-chave:
Ensino de Química, Ensino Médio, ExperimentaçãoResumo
Sabe-se que o ensino de Química no ensino médio tem sofrido com muita dificuldade para conquistar o interesse dos alunos e a atenção durante as aulas, muitas vezes o professor fica sem saber o que fazer para mudar esse rumo e despertar o interesse dos alunos. Assim, a principal mudança que deve acontecer é a utilização de atividades experimentais que respaldem o conteúdo teórico, lançando mão apenas das fórmulas, e sim focando na ação investigativa por parte dos alunos, sendo atraídos para construção do processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo mostra a ação do projeto “Engenharia Química na Escola” em escolas públicas e privadas do ensino médio de Viçosa/MG, apresentando como o ensino por experimentação pode contribuir para despertar o interesse dos alunos e melhorar seus aproveitamentos na disciplina. Os resultados mostram que a experimentação é uma ótima estratégia de ensino, sendo capaz de tornar os alunos mais motivados a entender o conteúdo e a construir o conhecimento.
Referências
BARROS, C.; PAULINO, W.R. Ciências: Física e Química. 8a. Série. Editora Ática. 2006. 256p.
COSTA JÚNIOR, I. M. et al. A relevância das mídias digitais em Educação na concepção de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Química. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, p.74211-74229, 2020.
DAMASCENA, P. H. M.; CARVALHO, C. V. M.; SILVA, L. A. S. Estratégias didáticas no ensino de Química: em foco o uso de paródias. Multi-Science Journal, v. 1, n. 13, p. 30-38, 2018.
FARIAS, C. S.; BASAGLIA, A. M.; ZIMMERMANN, A. A Importância das atividades experimentais no Ensino de Química. 1º CPEQUI – 1º Congresso Paranaense de Educação em Química, 2009.
FULFARO, M. Manual do Mundo. Água Furiosa. Disponível em: http://www.manualdomundo.com.br/2013/06/experimento-de-quimica-da-agua-furiosa/> Acesso em: 05 abr. 2021.
GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A.. A problematização das atividades experimentais na educação superior em Química: uma pesquisa com produções textuais docentes. Quim. Nova, v. 34, n. 5, p. 899-904, 2011.
GOUVEIA, J. V. V. S. et al. Correlacionando a teoria com a prática usando experimentação no ensino de química. Ciclo Revista, v. 3, n. 1, 2018.
LIMA, J. P. L.; SAWITZKI, M. C.; PESSANO, E. F.C.. Investigação das práticas de ensino de química no ensino médio e a percepção dos educadores e estudantes sobre a formação do indivíduo em uma perspectiva cidadã. Revista Exitus, v. 7, n. 3, 2017.
RODRIGUES, R. P.; Cordeiro, S. P. R.; Saretto, T. M. A importância da aula experimental no Processo de Ensino-Aprendizagem para alunos surdos: um relato de experiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Research, Society and Development, v. 9, n. 5, 2020.
SANTOS, L. R.; MENEZES, J.A. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Rev. Eletrônica Pesquiseduca., v. 12, n. 26, p. 80-207, 2020.
SILVA, J. N. et al. Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino de química: contribuição ao processo ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 13, n. 1, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Ellen Daiana Souza Ferro, Jonathan de Araújo Ramalho, Luiza de Magalhães , Camila Cota Vianna, Fernanda Raquel Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.