Espaços não formais como ambientes de aprendizagem da Geografia: Um relato de experiência da realização de oficinas no CRAS Nazareth Assis

Autores

  • Aílla Andrade Sousa Universidade do Estado da Bahia
  • Jaqueline Costa dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14776

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Geografia, Cotidiano, Educação não formal

Resumo

Os espaços não formais de aprendizagem são como um grande laboratório de experiências geográficas que, muitas vezes, não são valorizadas pela comunidade e professores. Utilizando a abordagem qualitativa, combinou-se na análise bibliográfica sobre o ensino e aprendizagem da Geografia, com as especialidades da educação não formal para a realização das oficinas. Assim, o presente artigo tem como finalidade evidenciar a importância da educação não formal através de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, bem como relatar a experiência de práticas pedagógicas desenvolvidas numa oficina realizada no CRAS Nazareth Assis, localizado no Bairro São Benedito, na cidade de Santo Antônio de Jesus/BA. Na pesquisa, percebeu-se que os encontros realizados contribuíram significativamente no processo formativo dos participantes e mediadores, cooperando para troca de saberes e conhecimentos entre os agentes envolvidos nesse processo.

Referências

ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BRUNO, A. Educação formal, não formal e informal: da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos. Mediações- revista online, vol. 2, n. 2, 2014. Disponível em: <https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/68>. Acesso em: 10 de dezembro.

CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cedes. Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 de dezembro.

FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia. 2004. Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/Geografia/artigos/cartografia/francischett-mafalda-representacoes-cartograficas.pdf>. Acesso em: 10 de dezembro.

FUENTE, A. R. D. L; SAMPAIO, A. de Á. M. Apontamentos sobre a transposição didática do conceito território na Geografia escolar. Caminhos de Geografia. Uberlândia v. 14, n. 47, p. 43–53, 2011. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/download/16692/13390>. Acesso em: 10 de dezembro.

Quando sinto que já sei. Documentário. Direção: Antonio Sagrado Lovato, Raul Perez e Anderson Lima. Produção: BigBonsai, Maria Farinha Filmes. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2014. 1 vídeo (78 min).

SOUZA, F. D. S. de; MENDES, G. F. O lugar e o sentimento de pertencimento como viés de análise no ensino de geografia. IX Colóquio do Museu Pedagógico. Disponível em: <http://anais.uesb.br/index.php/cmp/article/view/2680>. Acesso em: 10 de dezembro.

PACHECO, J.; PACHECO, M. de F. Escola da ponte: uma escola pública em debate. Editora Cortez, 2015.

PEREIRA, G. de B. P.; PEREIRA, L. B. Perspectivas da educação não-formal em Geografia. GEOGRAFARES, Vitória, no 4, 2003.

PIRES, C. M. de S.; QUEIROZ, P. P. O estágio em espaços não formais de ensino: outras possibilidades do educar. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO: MOVIMIENTOS PEDAGÓGICOS Y TRABAJO DOCENTE EN TIEMPOS DE ESTANDARIZACIÓN 11, 2016

Downloads

Publicado

18-03-2025

Como Citar

Andrade Sousa, A., & Costa dos Santos , J. (2025). Espaços não formais como ambientes de aprendizagem da Geografia: Um relato de experiência da realização de oficinas no CRAS Nazareth Assis. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14776

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal