Reflexões sobre o ensino de Astronomia em espaços de educação não formal

um olhar sobre as oficinas infantis do Observatório Astronômico de Bauru/SP

Autores

  • Gleici Kelly de Lima UNESP/Bauru
  • Rodolfo Langhi
  • Marcos Daniel Longhini
  • Fábio Rafael Herpich

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14454

Palavras-chave:

Educação em Astronomia, Espaço, Observatório Astronômico, Planetário

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância dos espaços de educação não formais, tais como observatórios e planetários, no ensino de Astronomia. Primeiramente, apresenta-se um levantamento teórico sobre o que é a educação não formal, seus objetivos e sujeitos, desembocando nos espaços de educação não formal de ensino da Astronomia. Posteriormente, partindo da teoria bachelardiana, é apresentado um ensaio teórico sobre a conceituação de espaço e lugar e como essa relação contribui na reflexão acerca dos espaços legitimados do saber astronômico. Por fim, por meio de dois relatos de experiências realizados em um Observatório Astronômico, é apresentada a interlocução teoria-prática para pensar a educação não formal e seus espaços.

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Publicado

18-03-2025

Como Citar

de Lima, G. K., Langhi, R., Longhini, M. D., & Herpich, F. R. (2025). Reflexões sobre o ensino de Astronomia em espaços de educação não formal: um olhar sobre as oficinas infantis do Observatório Astronômico de Bauru/SP. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14454

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal