Reflexões sobre o ensino de Astronomia em espaços de educação não formal
um olhar sobre as oficinas infantis do Observatório Astronômico de Bauru/SP
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14454Palavras-chave:
Educação em Astronomia, Espaço, Observatório Astronômico, PlanetárioResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância dos espaços de educação não formais, tais como observatórios e planetários, no ensino de Astronomia. Primeiramente, apresenta-se um levantamento teórico sobre o que é a educação não formal, seus objetivos e sujeitos, desembocando nos espaços de educação não formal de ensino da Astronomia. Posteriormente, partindo da teoria bachelardiana, é apresentado um ensaio teórico sobre a conceituação de espaço e lugar e como essa relação contribui na reflexão acerca dos espaços legitimados do saber astronômico. Por fim, por meio de dois relatos de experiências realizados em um Observatório Astronômico, é apresentada a interlocução teoria-prática para pensar a educação não formal e seus espaços.
Referências
BACHELARD, Gaston. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. Trad. Joaquim José Moura Ramos. (Coleção os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BARRIO, Juan Bernardino Marques. El Planetario: un recurso didáctico para la enseñanza de la Astronomia. Tesis (Doctorado en Didáctica de las Ciencias). Proquest Information and learning Espanã, UNIVERSIDAD DE VALLADOLID, Valladolid, 2002.
BARRIO, Juan Bernardino Marques. A investigação Educativa em Astronomia: os planetários como espaço de ensino e aprendizagem. In: LONGHINI, Marcos Daniel. Educação em Astronomia – experiências e contribuições para a prática pedagógica. Campinas, SP: Editora Átomo, 2010. p. 159-178.
BARTELMEBS, Roberta Chiesa; MORAES Roque. Astronomia nos anos iniciais: possibilidades e reflexões. REP - Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 19, n. 2, p. 341-352, jul./dez. 2012. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3149/2136. Acesso em: nov. 2023.
BARROS, Lucas, Guimarães. Um estudo sobre a formação de monitores em espaços de divulgação da Astronomia. 228 f (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP, 2017.
BARROS, Lucas Guimarães; LANGHI, Rodolfo; MARANDINO, Martha. A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 3, p. e3405, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/k5fhFPz8FDS8KYQCk56Nw4s/abstract/?lang=pt#. Acesso em: out. 2018.
FREITAS, Radma Almeida de; AROCA, Silvia Calbo; GERMANO, Auta Stella de Medeiros. Um estudo das pesquisas em ensino e divulgação de astronomia em espaços não formais de educação no Brasil. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v.9, p. 18, 2013. Águas de Lindóia, SP. Atas […]. São Paulo, ABRAPEC, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1399-1.pdf. Acesso em: jul. 2018.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, jan. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/#. Acesso em: out. 2024.
GOUVÊA, Guaracira; VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha. Redes Cotidianas de Conhecimentos e os Museus de Ciências. Parcerias Estratégicas. V. 6, n. 11, p. 169-174, 2001. Disponível em: < http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/view/167>. Acesso em: 30 jan. 2020.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4402-4412, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172009000400014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 31 jan. 2020.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em astronomia: repensando a formação de professores. (Educação para a Ciência:11), São Paulo: Escrituras, 2012.
LIMA, Gleici Kelly de. Discursos na Relação Transferencial monitor/criança em um observatório astronômico. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru, São Paulo, 2020.
LIMA, Gleici Kelly de. A criança que insiste em nós: o encontro da astronomia com a psicanálise. Orientador: Rodolfo Langhi. 2024. 180 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
MARQUES, Joana Brás Varanda; FREITAS, Denise de. Instituições de educação não-formal de Astronomia no Brasil e sua distribuição no território nacional. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 20, p. 37-58, 2015. Disponível em: <http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/215>. Acesso em: jan. 2020.
ODA, Observatório Didático de Astronomia. Manual da equipe. Bauru, 2019.
QUEIRÓZ, Glória et al. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do museu de astronomia e ciências afins/Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 77-88, 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4144>. Acesso em: jan. 2020.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SAGAN, Carl. Cosmos. Trad. Paulo Geiger. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Trad. Lívia de Oliveira, São Paulo: Difel, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gleici Kelly de Lima, Rodolfo Langhi, Marcos Daniel Longhini, Fábio Rafael Herpich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.