A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência

Autores

  • Andreza de Faria Alves Cruz UFRJ
  • Mateus Tomaz Neves Centro Universitário de Viçosa

Palavras-chave:

Engenharia Química, Experiência, Físico-Química, Graduação, Monitoria

Resumo

A monitoria se mostra uma ferramenta essencial de apoio pedagógico, através do qual o monitor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e sanar as dúvidas de pessoas que possuam dificuldade na disciplina da monitoria em questão. O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência como monitora das disciplinas de Físico-Química I e II durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra como uma experiência desafiadora, mas motivacional, visto que é possível estar do outro lado, vivenciando a experiência de professor, e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes da mesma. Além disso, é estimulado o senso de responsabilidade e de cooperação do monitor, proporcionando maior interação do aluno participante da monitoria com o conteúdo e possibilitando uma sinergia monitor-professor-aluno. No caso das disciplinas de Engenharia, a monitoria acadêmica se mostra um fator essencial para auxiliar aos alunos em conteúdos considerados básicos para o restante do curso, incentivando ao aluno a sempre buscar a construção do conhecimento por meio de um raciocínio lógico, no qual o “caminho” é mais importante do que a resposta de fato.

Referências

BRASIL. Lei nº 5540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média e dá outras providências. Brasília (DF): Conselho Federal de Educação, 1968.

CÁCERES, Francisco Rafael. A importância e as contribuições da monitoria nos cursos de engenharia da UTFPR-Medianeira. 2013. Monografia (Especialização em Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.

FERNANDES, Nayara Cavalcante.; CUNHA, Regina Ribeiro.; BRANDÃO, Arthur Ferreira.; CUNHA, Luciana Lima. Academic mentoring and care for a person with a stoma: experience report. Rev. Min Enferm., v. 19, n.2, p. 242-245, 2015.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições, v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016.

LIMA, José Ossian Gadelha de..; LEITE, Luciana Rodrigues. O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química: o caso das escolas do ensino médio de Cratéus/Ceará/Brasil. Revista Eletrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 7, n. 2, p. 72-85, 2012.

LOPES, Marcos Venícios de Oliveira. Sobre estudos de casos e relatos de experiência. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v.13, n.4, 2012.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde, v.3, n.2, p. 77-83, 2014.

NUNES, Vilani Medeiros Araújo. Monitoria em Semiologia e Semiotécnica para a enfermagem: um relato de experiência. Rev. Enferm UFSM, v.2, n.2, p. 464-471, 2012.

PILLA, Luiz. Introdução. In: PILLA, Luiz. Físico Química I: Termodinâmica química e equilíbrio químico. 2 ed. Porto Alegre, UFRGS, 2006.

SILVEIRA, Eduardo.; SALES, Fernanda de. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Inf. e Doc., v. 7, n.1, p. 131-149, 2016.

SOUZA, Patrícia Moreira Batista.; ALBUQUERQUE, José Danillo dos Santos.; SILVA, Anna Ferla Monteiro.; SOUSA, Eliane Marques Duarte.; PAIVA, Monique Danyelle Emiliano Batista. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria. Brazilian Journal of Development, v. 6, n.6, p.41834-41843, 2020.

STEINBACH, Greicy. A monitoria no ensino superior: um estudo de caso na UFSC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. 1 ed. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Cruz, A. de F. A., & Tomaz Neves, M. (2021). A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)