Ensino de Química para além da sala de aula: análise dos espaços não formais de educação com o foco na Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14673Palavras-chave:
Espaços não formais de educação, Estação de Tratamento de Água, Ensino de Química, Educação socioambientalResumo
O presente trabalho buscou investigar as potencialidades da Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa (ETA-UFV) como um espaço não formal de educação sociocientífica e ambiental, tendo o foco no ensino de Química. Para tanto, foram acompanhadas visitas à ETA-UFV realizadas por 112 estudantes (quatro turmas da 2ª Série do Ensino Médio), de uma escola pública no município de Viçosa (MG), de modo a ser possível compreender a estrutura do espaço e a organização das visitas. Posteriormente, aplicamos um questionário destinado aos alunos que participaram da atividade, buscando com ele avaliarmos as impressões sobre a experiência vivenciada. A análise das respostas, baseada na metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin, apontou a ETA-UFV como um espaço potente para a divulgação científica, além de favorecer a aprendizagem de novos conceitos químicos. Destacamos ainda que a visita mediada permitiu fomentar relevantes reflexões no que tangem os aspectos socioambientais.
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