Ensino de Química para além da sala de aula: análise dos espaços não formais de educação com o foco na Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa

Autores

  • Bruna Rezende Magiole Universidade Federal de Viçosa
  • Victória Lessa da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Vinicius Catão de Assis Souza Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14673

Palavras-chave:

Espaços não formais de educação, Estação de Tratamento de Água, Ensino de Química, Educação socioambiental

Resumo

O presente trabalho buscou investigar as potencialidades da Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa (ETA-UFV) como um espaço não formal de educação sociocientífica e ambiental, tendo o foco no ensino de Química. Para tanto, foram acompanhadas visitas à ETA-UFV realizadas por 112 estudantes (quatro turmas da 2ª Série do Ensino Médio), de uma escola pública no município de Viçosa (MG), de modo a ser possível compreender a estrutura do espaço e a organização das visitas. Posteriormente, aplicamos um questionário destinado aos alunos que participaram da atividade, buscando com ele avaliarmos as impressões sobre a experiência vivenciada. A análise das respostas, baseada na metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin, apontou a ETA-UFV como um espaço potente para a divulgação científica, além de favorecer a aprendizagem de novos conceitos químicos. Destacamos ainda que a visita mediada permitiu fomentar relevantes reflexões no que tangem os aspectos socioambientais.

Biografia do Autor

Victória Lessa da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Concluiu o ensino médio e técnico em Química pelo Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana em 2019. Foi bolsista do projeto "Ações Integradas de Extensão, Ensino e Pesquisa sob a Ótica da Produção Audiovisual" entre 2018 e 2019. Atuou como Diretora Comercial na Empresa Júnior Sinergia - Soluções em Tecnologia Química e Engenharia Química em 2021. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2022 a 2024, e foi estagiária do Laboratório de Química Aplicada (LQAP) durante o mesmo período. Atualmente, cursa o último ano do curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e trabalha como professora de Itinerários Formativos designada do Estado de Minas Gerais na Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha e como professora de Química no Colégio Educar de Ervália/MG.

Vinicius Catão de Assis Souza, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Educação Inclusiva pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG), mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da UFMG. Realizei estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Portugal). Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa, onde atuo no setor de Educação em Química. Tenho experiência profissional com temas relacionados ao ensino de Ciências/Química em espaços não formais de educação, formação inicial e continuada de professores/as, inclusão de surdos/as, educação bilíngue para surdos/as e diversidade na Escola, com trabalhos voltadas à educação sociocientífica e socioambiental, educação e cidadania, História da Ciência aplicada ao ensino, alfabetização científica e processos de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos.

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Publicado

18-03-2025

Como Citar

Rezende Magiole, B., Lessa da Silva, V., & Catão de Assis Souza, V. (2025). Ensino de Química para além da sala de aula: análise dos espaços não formais de educação com o foco na Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14673

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal

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