https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/issue/feed Conexão ComCiência 2021-05-03T09:37:02-03:00 Revista Conexão ComCiência conexao.comciencia@uece.br Open Journal Systems <p>A Revista Conexão ComCiência (ISSN 2763-5848), vinculada aos grupos de ensino, pesquisa e extensão Crateús ComCiência e EPTEDUC, é um periódico de abordagem multi e interdisciplinar que visa a socialização das produções científicas nas diversas áreas do conhecimento. Ela é dirigida aos Professores da Educação Básica, Licenciandos, Pós-Graduandos e Professores do Ensino Superior que desejem publicizar suas investigações e experiências de formação. </p> https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5354 Arquivos e documentos escritos nas cidades de Granja e Camocim, Ceará 2021-04-15T12:20:42-03:00 Beatriz Oliveira Fontenele biafontenele12@gmail.com Elisgardênia de Oliveira Chaves elisgardenia.chaves@uece.br <p>O artigo é resultado da pesquisa realizada para os projetos de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (01/08/2018 a 31/07/2019) e ICT/FUNCAP (01/08/2019 a 31/08/2020) “Arquivos, memória e história: catalogação, armazenamento e usos de documentação escrita na produção do conhecimento histórico, na Educação a Distância.” Os projetos tiveram o propósito de catalogar documentos escritos variados que formam diversos arquivos em cidades cearenses, voltando para os centros onde funcionam os cursos de História pela Educação a Distância. O objetivo principal foi encontrar os arquivos, identificando a situação dos materiais encontrados, a guarda, natureza dos documentos e acesso, a fim de formar um arquivo digital na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) e por meio da disponibilização desses materiais os acadêmicos que tenham interesse na documentação possam utilizar para suas pesquisas. Discorrer sobre o processo de catalogação e a relevância de preservar essas documentações para a construção do saber histórico é que se destina o texto.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5287 Perfil epidemiológico das condições crônicas de municípios da região central do Rio Grande do Sul 2021-03-29T09:41:18-03:00 Michelle Frainer Knoll michellefonors@gmail.com Elenir Fedosse efedosse@gmail.com <p>Condições crônicas são as principais causas de óbitos no mundo, atingindo principalmente populações mais vulneráveis. O objetivo foi caracterizar a população acometida por condições crônicas em municípios de baixa densidade demográfica, pertencentes à região Entre Rios (Jari, Mata e Nova Esperança do Sul) abrangidos pela 4<sup>a</sup> Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), quanto à faixa etária, sexo, raça e morbidade (indicada pelo CID-10). A pesquisa ocorreu, entre novembro/dezembro de 2016, em três etapas: levantamento de informações no DATASUS – série histórica de 2011-2015, tratamento e análise dos dados. Cada município apresentou particularidade quanto às condições crônicas, mas foram encontradas coincidências de internações hospitalares que persistiram no período pesquisado: homens adultos brancos apresentaram doenças dos aparelhos respiratório, circulatório e digestório. Sugerem-se ações nas equipes de saúde, tomando a noção de Planejamento Estratégico Situacional/Planejamento e Programação Situacional, para realizar as ações sugeridas pelas políticas e diretrizes da saúde.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157 A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro 2021-03-10T08:00:20-03:00 Adriana Aparecida Ramos Miron Ferreira dri.ap.ramos@hotmail.com APARECIDA LEONIR DA SILVA aparecidaleonir@gmail.com <p>Os professores em modo geral se sentem desmotivados, tendo por principal motivo a desvalorização em todos os âmbitos da sociedade. Diante do exposto, objetivou-se investigar qual a contribuição do gestor escolar para a reversão deste quadro, tendo como referência as respostas de uma parcela de docentes atuantes do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 18 professores da Educação Básica. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental para o sucesso desta ação, ele deve ser o articulador da implementação e manutenção da Gestão Democrática, que traz para dentro da Unidade Escolar movimento de conscientização sobre a importância da educação e dos profissionais envolvidos neste processo e qualifica os docentes dentro do seu ambiente de trabalho, buscando valorizar suas práticas e qualifica-las, trazendo para todos, o sentimento de pertencimento e responsabilidade em todo o processo educacional.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4927 E-commerce como ferramenta de desenvolvimento no comércio varejista 2021-04-16T18:02:51-03:00 FRANCISCO VINICIUS BEZERRA DE PINHO FRVINICIUSPI@GMAIL.COM SANDRA RÉGIA ARAÚJO DE CARVALHO Sandraregia23@hotmail.com EDUARDO AMDRE DE SOUSA RAMOS Eduardoramos@ufpi.edu.br <p>Com o advento da internet, houve uma modificação considerável em todos os setores da sociedade, assim como na forma de comercialização de produtos e serviços, com a evolução tecnológica surgiu o chamado E-commerce (Comércio Eletrônico). Diante da grande relevância desse tema para o saber científico no campo da Administração e áreas a fins, o presente estudo se justifica devido ao impacto do assunto ao mercado brasileiro. O artigo em questão tem como objetivo geral comprovar o E-commerce com uma ferramenta de desenvolvimento, especialmente para o setor de varejo. E como objetivos específicos:&nbsp; apresentar as vantagens e desvantagens e expor o comércio eletrônico como um diferencial competitivo. Para ocorrência do caminho metodológico foi realizada uma minuciosa pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a pesquisa é de mútua relevância, já que possibilita um maior entendimento sobre o E-commerce, sendo uma pesquisa necessária para um maior aprofundamento, lançando bases para futuras pesquisas.&nbsp;</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316 Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 2021-04-05T18:03:19-03:00 Andreza de Faria Alves Cruz andrezafalvesc@gmail.com Mateus José dos Santos mateus.j.santos@ufv.br Vinícius Catão de Assis Souza vcasouza@ufv.br <p>O presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com&nbsp; especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5225 Meio ambiente e sociedade 2021-03-24T21:05:45-03:00 Marlon Kauã marlonka.mk@gmail.com Raimundo Miguel dos Reis Pereira raimundo.pereira@uepa.br <p>Considerando as mudanças climáticas no mundo, o biodiesel, enquanto biocombustível visto como fonte de energia renovável, tem sido apontado como um dos principais mecanismos para a preservação do meio ambiente e redução dos gases poluentes. No entanto, essa é uma visão macroscópica dos problemas ambientais. Para a produção do biodiesel, é necessário o cultivo de oleaginosas, dentre os quais destaca-se o dendê, que é a mais produtiva do mundo. Com efeito, o presente ensaio busca analisar os impactos ambientais ocasionadas pelos agrotóxicos nas comunidades paraenses sob influência da dendeicultura. Metodologicamente, fizemos um estudo bibliográfico. As conclusões que chegamos foram de que embora, em um prisma macroscópio, o dendê seja fonte de matéria-vegetal para o biocombustível, em um olhar microscópio, ele é fonte de produção de riscos e contradições para as comunidades tradicionais.</p> <p>&nbsp;</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4938 O direito a assistência pós exposição 2021-03-24T21:01:26-03:00 Lucas Melo Rodrigues de Sousa lucasrmelo@yahoo.com <p>O presente ensaio visa analisar a vivência das pessoas com vírus do HIV e a sua correspondente necessidade de prestação Estatal, além das implicações legislativas em campo de norma fundamental, suas problemáticas e significações. O método é o hipotético-dedutivo por coleta de dados, e análise bibliográfica e documental. Objetiva-se comprovar que todas as pessoas vivendo com HIV (vírus da imunodeficiência humana) possuem direito ao tratamento gratuito e todos os demais direitos em âmbito formal e material. Conclui-se que em caso de violação, recomenda-se realizar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia e entrar com uma ação no campo jurídico lesado.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência