https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/issue/feed Conexão ComCiência 2021-09-06T11:16:34-03:00 Revista Conexão ComCiência conexao.comciencia@uece.br Open Journal Systems <p>A Revista Conexão ComCiência (ISSN 2763-5848), vinculada aos grupos de ensino, pesquisa e extensão Crateús ComCiência e EPTEDUC, é um periódico de abordagem multi e interdisciplinar que visa a socialização das produções científicas nas diversas áreas do conhecimento. Ela é dirigida aos Professores da Educação Básica, Licenciandos, Pós-Graduandos e Professores do Ensino Superior que desejem publicizar suas investigações e experiências de formação. </p> https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5529 A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio 2021-06-28T12:24:11-03:00 Andreza de Faria Alves Cruz andrezafalvesc@gmail.com Ellen Daiana Souza Ferro ellen_rezendeferro@outlook.com Jonathan de Araújo Ramalho jhonaraujoramalho@hotmail.com Luiza de Magalhães luizademagalhaes.20@gmail.com Camila Cota Vianna milactvianna@hotmail.com Fernanda Raquel Carvalho fernanda.enq@gmail.com <p>Sabe-se que o ensino de Química no ensino médio tem sofrido com muita dificuldade para conquistar o interesse dos alunos e a atenção durante as aulas, muitas vezes o professor fica sem saber o que fazer para mudar esse rumo e despertar o interesse dos alunos. Assim, a principal mudança que deve acontecer é a utilização de atividades experimentais que respaldem o conteúdo teórico, lançando mão apenas das fórmulas, e sim focando na ação investigativa por parte dos alunos, sendo atraídos para construção do processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo mostra a ação do projeto “Engenharia Química na Escola” em escolas públicas e privadas do ensino médio de Viçosa/MG, apresentando como o ensino por experimentação pode contribuir para despertar o interesse dos alunos e melhorar seus aproveitamentos na disciplina. Os resultados mostram que a experimentação é uma ótima estratégia de ensino, sendo capaz de tornar os alunos mais motivados a entender o conteúdo e a construir o conhecimento.</p> 2021-07-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5381 Regências de biologia no ensino remoto emergencial 2021-04-22T11:36:43-03:00 Edilane Ribeiro do Nascimento edilaneribeiro816@gmail.com Fabrício Bonfim Sudério fabricio.suderio@uece.br Cristiana de Paula Santos cris_crpaula@yahoo.com.br <p>O Programa Residência Pedagógica (PRP) propicia aos estudantes dos cursos de licenciaturas a oportunidade de vivenciar experiências práticas da profissão docente. No contexto do ensino remoto emergencial, os residentes precisaram reinventar as formas de conduzir as regências, buscando torná-las mais eficientes. Com isso, o objetivo desse trabalho foi fazer um relato sobre regências de biologia realizadas no primeiro módulo do PRP em uma escola estadual de educação profissional de Crateús-CE. Houve cinco regências de forma síncrona associadas a outras atividades assíncronas que contaram com diferentes estratégias de ensino. Essa vivência envolveu turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio técnico. Na primeira regência, além da aula expositiva, foi aplicado um jogo didático, enquanto as demais regências foram acompanhadas de atividades avaliativas assíncronas. Por meio dessa experiência foi possível perceber que o ensino remoto apresenta diversas dificuldades, mas que ao mesmo tempo oferece diversas possibilidades de aprendizagem docente.</p> 2021-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092 Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) 2021-09-06T11:16:34-03:00 Luiza Soares luiza.soares@aluno.uece.br Paulo Nunes Pereira Avelino paulo.avelino@aluno.uece.br Ana Lúcia Rodrigues da Silva rodrigues.silva@uece.br José Roberto de Sousa Miranda jose.miranda@convenio.uece.br <p>O Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, correlacionando teoria e prática educacionais dentro da escola. Assim, a integração dos residentes com a comunidade escolar possibilita a realização de um ensino de qualidade. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições adquiridas das vivências durante a participação como residente do PIRP, salientando as dificuldades encontradas em meio à pandemia da Covid-19 para realização das atividades de residente. A metodologia deste relato foi a realização de um estudo bibliográfico da literatura concernente com a temática. Os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas enquanto residente foram satisfatórios como contribuintes que potencializaram a formação da residente enquanto futura professora de Química. Ademais, foram realizadas atividades que exigiram uma participação efetiva, tais como a elaboração de questões sobre os conteúdos estudados e a produção de mapas conceituais.</p> 2021-09-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5735 PINTAR 2021-07-07T07:35:14-03:00 Layla da Silva laylapaivaa@gmail.com Andriny Nara Souza Lopes andrinygabriel@gmail.com Ana Rebeca Batista Moreira abekinha1@gmail.com Marilene Soares Mendes marilenemendes11@gmail.com <p>O ato de brincar, além de ser muito antigo, contribui grandemente para o desenvolvimento da criança. Tanto no aspecto motor, trabalhando lateralidade e noção de espaço, como no aspecto cognitivo, trabalhando regras. Além de ser uma excelente aliada da imaginação e da cultura. Com a pintura é possível que haja uma comunicação entre quem desenha e quem o observa e também materializar sentimentos, pois a arte não é apenas o que está sendo retratado em um pedaço de papel, ela vai mais além, pois a pintura está ligada à como a criança vê e sente o mundo a sua volta e isso é importante para que flua a imaginação da criança, principalmente a que tem algum tipo de deficiência, pois geralmente elas sentem-se pouco estimuladas frente a uma sociedade onde a lógica matemática é mais importante do que o aprendizado nos desenhos.</p> 2021-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316 Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19 2021-04-05T18:03:19-03:00 Andreza de Faria Alves Cruz andrezafalvesc@gmail.com Mateus José dos Santos mateus.j.santos@ufv.br Vinícius Catão de Assis Souza vcasouza@ufv.br <p>O presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com&nbsp; especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5559 Uma vivência durante o programa de residência pedagógica em turmas de 3° ano do ensino médio 2021-06-28T16:16:02-03:00 ANTONIA LAIANE LOPES ABREU OLIVEIRA laianelopes04@gmail.com Ana Lúcia Rodrigues da Silva rodrigues.silva@uece.br José Roberto de Sousa Miranda jrsousamiranda@gmail.com <p>Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado adquirido durante o programa de Residência Pedagógica realizado nas turmas de 3° ano do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho foi descrever as experiências obtidas ao longo desse processo. Dessa forma, essa atividade foi executada com os alunos do último ano do Ensino Médio, da disciplina de Química de uma escola pública, localizada no município de Crateús, no Ceará. As aulas ocorreram de forma remota, onde tive a oportunidade de acompanhar todas as aulas e atividades ministradas pelo professor da turma. No decorrer desse seguimento, tive a chance de participar como professora, desenvolvendo atividades, vídeos e ministrando aulas online. A experiência vivenciada no ambiente escolar nesse período contribuiu muito quanto à formação docente de futuros professores, mostrando dessa maneira que o programa de Residência Pedagógica proporciona uma visão mais ampla sobre a prática docente exercida em sala de aula.</p> 2021-08-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5469 A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química 2021-06-12T09:10:38-03:00 Andreza de Faria Alves Cruz andrezafalvesc@gmail.com Fábio Celso de Oliveira phabimm@gmail.com <p>A monitoria acadêmica é uma estratégia de ensino que busca fortalecer o vínculo da graduação, por meio do auxílio ao estudante que procura a monitoria e também aperfeiçoamento do conteúdo por parte do monitor da disciplina. O presente trabalho objetivou relatar a experiência como monitora das disciplinas de Física I, Física II e Física III durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra uma alternativa viável para o auxílio aos alunos que possuam alguma dificuldade em disciplinas do curso, auxiliando a construção do raciocínio lógico para o entendimento da Física por trás de cada passo do exercício. É uma experiência desafiadora para o monitor, visto que é necessária bastante dedicação e empenho no planejamento e na realização das atividades, sendo uma grande responsabilidade. No caso das disciplinas de Engenharia, em específico, a monitoria é essencial para auxiliar em conteúdos básicos que sirvam de pilar para os conteúdos específicos do curso.</p> 2021-06-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835 Engenharia Química na prática 2021-09-06T11:11:39-03:00 Andreza de Faria Alves Cruz andrezafalvesc@gmail.com Thayana Zanelli Meireles thayanazmeireles@hotmail.com Danyelly Matos danyelly-matos@hotmail.com Diego José Braga diego.braga2000@gmail.com Luiza de Magalhães luizademagalhaes.20@gmail.com Rafaella Braga rafaellabraga1998@gmail.com Vitória Maria Pereira vitoria.mp9@gmail.com Ruan Oliveira ruano2277@gmail.com Fernanda Raquel Carvalho fernanda.enq@gmail.com <p>Os espaços não formais de educação têm sido vistos, cada dia mais, como grande potencial de popularização da investigação, contribuindo para a divulgação científica e o desenvolvimento da ciência e da cultura. O objetivo do artigo é relatar a experiência do projeto das feiras científicas em espaços-não formais, neste caso, as praças, nas cidades de Viçosa/MG e região; com a produção de limpa-vidros e suas distribuições para a comunidade em geral, propondo práticas interativas que correlacionavam os experimentos aos conceitos químicos. Foi possível observar que essas experiências se mostravam muito importantes para a popularização da ciência, visto que contemplavam de crianças aos idosos, leigos ou não leigos no conteúdo de Química, garantindo, assim, a participação de toda a comunidade do local. O projeto, além de muito eficaz para os receptores do conteúdo e da experiência, se mostrou de suma importância para os participantes ativos do projeto, que fixavam mais o conteúdo de Química ao realizar a sinergia entre conceitos teóricos e a prática, além do sentimento de gratidão de ensinar algo a alguém leigo no assunto, permitindo uma maior participação do público em geral, fazendo com que o conhecimento e a Ciência possam chegar para todos de forma democrática.</p> 2021-09-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129 Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) 2021-09-06T11:14:03-03:00 Francisco Weleson Pereira Santana weleson.pereira@aluno.uece.br Ana Lúcia Rodrigues da Silva rodrigues.silva@uece.br José Roberto de Sousa Miranda jose.miranda@convenio.uece.br <p>Este programa tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, incentivando a imersão do licenciando nos contextos escolares da Educação Básica. Desta forma, este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no módulo 1 do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Devido ao contexto de pandemia gerada pela covid-19, todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma remota via <em>Google Meet</em>, <em>Google Classroom</em> e <em>Youtube</em>. Por meio da participação neste programa foi perceptível a essencialidade que a relação teoria e prática têm na vida do futuro docente, além da importância do fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, promovendo uma formação crítica-reflexiva e autonomia aos estudantes mediante a fundamentação teórica e as experiências práticas vivenciadas.</p> 2021-09-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5583 Metodologias Ativas no Ensino da Matemática 2021-06-28T12:27:49-03:00 Renata Passos Machado Vieira re.passosm@gmail.com Elizabeth Chagas Gomes elizabethcgomes@hotmail.com <p>O presente trabalho retrata um relato de experiência das aulas de Matemática dos primeiros anos do Ensino Médio de uma escola profissionalizante pública, localizada no Estado do Ceará, no período remoto diante do contexto da pandemia. Dessa forma, é elaborado um método ativo com base nas ferramentas tecnológicas <em>Khan Academy</em>, <em>Whiteboard.fi</em> e <em>WordWall</em>, utilizadas nas metodologias ativas, visando obter um maior engajamento dos alunos. Portanto, ressalta-se que com a construção dos conhecimentos prévios e aplicação dos recursos tecnológicos integrados com o conteúdo de Matemática de Função, foi possível obter um maior engajamento e melhoria no processo de ensino e aprendizado durante o primeiro semestre do ano de 2021, elencando os pontos positivos e negativos. Por fim, é preciso destacar o papel da gestão e suas formações pedagógicas que subsidiaram o aprofundamento teórico e a implementação de processos didáticos firmados nos pilares educacionais do século XXI.</p> 2021-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5220 Educação ambiental e conhecimento local 2021-03-20T08:21:12-03:00 LIDIANE MOURA SANTOS lid.mouras@gmail.com <p>O presente estudo discorre sobre a como as ações ambientais promovidas pela escola atuam na formação ecológica dos educandos tornando-os responsável pelo meio ambiente em que estão inseridos. O objetivo geral é desenvolver ações ambientais que atuem de forma crítica, reflexiva e ecológica nos educandos tornando-os responsável pelo ambiente local. O projeto foi realizado com os educandos desde a educação infantil ao 9º ano de uma escola municipal no Município de Coruripe – AL. Assim o projeto desenvolveu trilhas e intercâmbio ecológico, horta e jardim, além de palestras sobre as temáticas ambientais. Atividades dentro e fora dos muros da escola promoveram a reflexão ambiental dos que não percebiam aquele ecossistema como algo significativo para ele e para a comunidade. A formação do sujeito ecológico é algo gradativo, mas a partir de ações que mobilizem e motivem os alunos a abraçar o ambiente em que vivem é um passo relevante nessa caminhada.</p> 2021-05-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540 A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência 2021-06-10T09:59:13-03:00 Andreza de Faria Alves Cruz andrezafalvesc@gmail.com Mateus Tomaz Neves mateustneves@gmail.com <p>A monitoria se mostra uma ferramenta essencial de apoio pedagógico, através do qual o monitor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e sanar as dúvidas de pessoas que possuam dificuldade na disciplina da monitoria em questão. O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência como monitora das disciplinas de Físico-Química I e II durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra como uma experiência desafiadora, mas motivacional, visto que é possível estar do outro lado, vivenciando a experiência de professor, e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes da mesma. Além disso, é estimulado o senso de responsabilidade e de cooperação do monitor, proporcionando maior interação do aluno participante da monitoria com o conteúdo e possibilitando uma sinergia monitor-professor-aluno. No caso das disciplinas de Engenharia, a monitoria acadêmica se mostra um fator essencial para auxiliar aos alunos em conteúdos considerados básicos para o restante do curso, incentivando ao aluno a sempre buscar a construção do conhecimento por meio de um raciocínio lógico, no qual o “caminho” é mais importante do que a resposta de fato.</p> 2021-06-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5035 O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e sua relação com o bem-estar e garantia de direitos da pessoa idosa no município de São Francisco do Glória-MG 2021-03-24T21:02:40-03:00 Augusto Cesar Soares da Cunha cesarsoares_1807@yahoo.com.br Gênesis Guimarães Soares genesis.soares@ftc.edu.br <p>Ao considerarmos o crescimento mundial da população idosa, justifica-se a necessidade de avaliarmos políticas públicas que assegurem direitos e que garantam ao bem-estar desses sujeitos em seus contextos sociais, de modo que sejam consideradas questões trazidas pela população idosa e seus familiares. O presente estudo traz uma breve discussão acerca dos resultados da oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de São Francisco do Glória-MG. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância desse serviço para efetivação de direitos sociais, de modo que as discussões contribuem para avaliarmos a pertinência do equipamento, do serviço, a ampliação destes e a importância da avaliação e monitoramento de políticas públicas.</p> 2021-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4927 E-commerce como ferramenta de desenvolvimento no comércio varejista 2021-04-16T18:02:51-03:00 FRANCISCO VINICIUS BEZERRA DE PINHO FRVINICIUSPI@GMAIL.COM SANDRA RÉGIA ARAÚJO DE CARVALHO Sandraregia23@hotmail.com EDUARDO AMDRE DE SOUSA RAMOS Eduardoramos@ufpi.edu.br <p>Com o advento da internet, houve uma modificação considerável em todos os setores da sociedade, assim como na forma de comercialização de produtos e serviços, com a evolução tecnológica surgiu o chamado E-commerce (Comércio Eletrônico). Diante da grande relevância desse tema para o saber científico no campo da Administração e áreas a fins, o presente estudo se justifica devido ao impacto do assunto ao mercado brasileiro. O artigo em questão tem como objetivo geral comprovar o E-commerce com uma ferramenta de desenvolvimento, especialmente para o setor de varejo. E como objetivos específicos:&nbsp; apresentar as vantagens e desvantagens e expor o comércio eletrônico como um diferencial competitivo. Para ocorrência do caminho metodológico foi realizada uma minuciosa pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a pesquisa é de mútua relevância, já que possibilita um maior entendimento sobre o E-commerce, sendo uma pesquisa necessária para um maior aprofundamento, lançando bases para futuras pesquisas.&nbsp;</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6775 Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’ 2021-08-14T16:56:25-03:00 Francisco Henrique Mesquita FELIX henriquemes03@gmail.com MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA mario.amorim@uece.br <p>Considerando a relevância dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’ para o ensino de Biologia no Brasil e o trabalho inventariante da pesquisa acadêmica do ensino desses temas realizado por Oliveira (2011), o objetivo de nossa investigação, identificada como um estudo do tipo ‘estado da arte’, foi o mapeamento da produção acadêmica brasileira, na forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado, que aborda o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’, defendida em programas de pós-graduação existentes no país, no período de 2008 a 2018. Foi realizada uma análise documental dessa produção, abrangendo 139 documentos, através de instrumentos quali-quantitativos e da leitura na íntegra dos textos. Apresentamos nesse texto parte de nossos resultados, que convencionamos denominar de Base Institucional da Produção Acadêmica.</p> 2021-09-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5368 SÍNTESE MCM-41 UTILIZANDO SÍLICA RESIDUAL DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA COMO FONTE DE SÍLICA 2021-04-21T19:04:38-03:00 ORIVALDO DA SILVA Lacerda Junior lacerdajuniorlll@gmail.com Blenda Nunes da Silva eng.blendanunes@gmail.com Geovane Gomes Ferreira geovavane.gg@gmail.com Jessyca Nayara Mascarenhas Lima Nayara Mascarenhas Lima Jessyca.lima@urca.br Dayane Isabelita Santos Lacerda Isabelita Santos Lacerda dayane4@yahoo.com.br Mateus Elias Soares de Almeida mateuselias2155@gmail.com Paulo Rogério da Costa Couceiro couceiro35@gmail.com <p>Neste trabalho, a peneira molecular MCM-41 foi sintetizada a partir do reaproveitamento de sílica gel 60 Merck ® (sílica residual) utilizada em separação de metabólicos secundários em diferentes composições molares de SiO<sub>2</sub>:NaOH nas razões de 2:1, 2;2 e 2:3 e em 3 diferentes temperaturas em um total de 9 amostras (o hidróxido de sódio dissolve bem a sílica). A recuperação da sílica residual foi realizada por calcinação a 550 °C, lavagem com água destilada para remoção de resíduos. A peneira MCM-41 foi obtida a partir de processo hidrotérmico em um período de 3 dias. O material obtido foi caracterizado por difração de raios X (DRX), espectroscopia na região do Infravermelho (FT-IR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). As análises de DRX confirmaram a formação das principais fases da MCM-41. O aumento da quantidade de Hidróxido de Sódio (NaOH) resultou no deslocamento moderado dos picos do DRX. As amostras tiveram parâmetro de rede da cela unitária de aproximadamente de 4,82 nm, sem variação significativa nos valores calculados e que estão de acordo com os valores encontrados na literatura. Os espectros de infravermelho mostraram a presença dos principais grupos da peneira molecular e comprovaram que a remoção do agente direcionador após a calcinação da MCM-41 foi eficiente. Os resultados confirmam que a peneira molecular do tipo MCM-41 possui estrutura hexagonal típica nas três diferentes variações de hidróxido de sódio.</p> 2021-05-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352 Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19 2021-04-21T08:03:20-03:00 ROSIMEIRE MENDES RUSSO rosimeirerusso2015@gmail.com VANESSA ALVES PEREIRA van.pereira@uece.com <p>Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é necessário que os professores se atualizem e busquem novas ferramentas didáticas para dinamizar suas aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo elencar as modalidades e ferramentas didáticas de ensino usadas pelos professores de uma escola estadual na cidade de Maranguape-CE em suas aulas remotas na pandemia do COVID-19. A metodologia usada foi estudo de caso, com uma abordagem exploratória e descritiva. Constatou-se que as ferramentas utilizadas pelos docentes foram variadas, mesclando entre as estratégias didáticas que já conheciam e faziam uso dentro de sala de aula como: jogos on-line, slides, filmes, com as que não conheciam e ou que não faziam uso como: Meet, vídeos-aulas, WhatsApp, Google classroom e várias outras. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas são fortes formas de inovar os métodos de ensino para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem.</p> 2021-05-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5686 Aplicação de Realidade Aumentada em projetos de Engenharia e Arquitetura 2021-06-30T09:49:17-03:00 Anderson Alves de Aguiar andersonalvesmath@hotmail.com Iranildo Junio Camapum Brandão iranildoenguva@gmail.com <p>A Realidade Aumentada e Realidade Virtual são instrumentos tecnológicos bastante difundidos na contemporaneidade, constituindo-se como inovações crescentes e com vasta aplicação em diversos setores. No campo da construção civil, essas tecnologias se apresentam como elementos muito significativos, principalmente no processo de criação de projetos e fase de execução, baseando-se na capacidade prognóstica em relação à progressão das construções. O presente trabalho objetiva informar e apresentar conceitos relacionados à Realidade Aumentada (RA) através de revisões bibliográficas, exemplificando o desenvolvimento de aplicações mobile voltadas ao setor da Engenharia e Arquitetura, através de ferramentas acessíveis como Unity, Vuforia AR e Android Studio. A aplicação desenvolvida baseou-se na inserção de modelos 3D em aplicações através de plataformas de criação, definindo etapas necessárias na construção do software e determinação de marcadores. O aplicativo mobile gerado ao final correspondeu aos objetivos propostos de interação e reprodução de Realidade Aumentada, evidenciando a capacidade desse tipo de tecnologia.</p> 2021-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5287 Perfil epidemiológico das condições crônicas de municípios da região central do Rio Grande do Sul 2021-03-29T09:41:18-03:00 Michelle Frainer Knoll michellefonors@gmail.com Elenir Fedosse efedosse@gmail.com <p>Condições crônicas são as principais causas de óbitos no mundo, atingindo principalmente populações mais vulneráveis. O objetivo foi caracterizar a população acometida por condições crônicas em municípios de baixa densidade demográfica, pertencentes à região Entre Rios (Jari, Mata e Nova Esperança do Sul) abrangidos pela 4<sup>a</sup> Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), quanto à faixa etária, sexo, raça e morbidade (indicada pelo CID-10). A pesquisa ocorreu, entre novembro/dezembro de 2016, em três etapas: levantamento de informações no DATASUS – série histórica de 2011-2015, tratamento e análise dos dados. Cada município apresentou particularidade quanto às condições crônicas, mas foram encontradas coincidências de internações hospitalares que persistiram no período pesquisado: homens adultos brancos apresentaram doenças dos aparelhos respiratório, circulatório e digestório. Sugerem-se ações nas equipes de saúde, tomando a noção de Planejamento Estratégico Situacional/Planejamento e Programação Situacional, para realizar as ações sugeridas pelas políticas e diretrizes da saúde.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681 Estágio Curricular em Tempos de Pandemia: 2021-07-07T07:30:20-03:00 Edivânia Oliveira Zacarias edivania.zacarias@aluno.uece.br Rozilda Pereira Barbosa rozilda.barbosa@uece.br <p>O ensino remoto foi adotada com urgência no âmbito educacional brasileiro no período pandêmico, a pressa na efetivação inviabiliza um adequado planejamento que considere as especificidades das diferentes etapas de ensino, a realidade social e econômica dos sujeitos que integram o sistema educacional, sobretudo as crianças, as quais se encontram em processo de desenvolvimento e experimentando a educação formal. O artigo objetiva refletir sobre os impactos da modalidade remota nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como premissa as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular III. Os resultados encontrados evidenciam as conclusões: ensino remoto é uma estratégia para o seguimento das aulas respeitando o distanciamento social, porém, agrava a qualidade do ensino e ressalta as divergências sociais, em razão de não dispor das ferramentas necessárias para todos estudantes, engendrando dificuldades cotidianas e desafios futuros para o sistema educacional no que concerne a garantia do ensino-aprendizagem e minimização dos prejuízos educacionais.</p> 2021-07-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157 A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro 2021-03-10T08:00:20-03:00 Adriana Aparecida Ramos Miron Ferreira dri.ap.ramos@hotmail.com APARECIDA LEONIR DA SILVA aparecidaleonir@gmail.com <p>Os professores em modo geral se sentem desmotivados, tendo por principal motivo a desvalorização em todos os âmbitos da sociedade. Diante do exposto, objetivou-se investigar qual a contribuição do gestor escolar para a reversão deste quadro, tendo como referência as respostas de uma parcela de docentes atuantes do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 18 professores da Educação Básica. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental para o sucesso desta ação, ele deve ser o articulador da implementação e manutenção da Gestão Democrática, que traz para dentro da Unidade Escolar movimento de conscientização sobre a importância da educação e dos profissionais envolvidos neste processo e qualifica os docentes dentro do seu ambiente de trabalho, buscando valorizar suas práticas e qualifica-las, trazendo para todos, o sentimento de pertencimento e responsabilidade em todo o processo educacional.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5531 Considerações sobre o teor testemunhal dos escritos de João da Cruz e Primo Levi 2021-06-08T11:36:34-03:00 Artur Viana do Nascimento Neto arturviananeto@yahoo.com.br <p>A experiência traumática tem suscitado interesse em várias áreas de estudo, como a Psicologia, a Filosofia, a Literatura, a Sociologia. Na Literatura, por exemplo, contamos com numerosos relatos testemunhais de vivências traumatizantes (ANTELME, 1957; KLÜGER, 2005; LEVI, 2016, 2010, 1988), que impressionam pelo fato de serem memórias dolorosas que conseguiram ser comunicadas. Este trabalho, portanto, tem o objetivo de comparar o relato testemunhal de dois sobreviventes, Primo Levi e João da Cruz, que nos apresentam, cada um a seu modo, a experiência de reclusão que tiveram. Neste estudo comparativo, demonstramos que em Primo Levi o testemunho é um imperativo, um dever perante a memória dos que morreram, enquanto em João da Cruz o testemunho do cárcere toledano se encontra associado à comunicação da experiência mística da noite escura.</p> 2021-07-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5376 Metodologias Ativas em salas de aula superlotadas e as fragilidades da Educação Básica 2021-05-11T12:46:49-03:00 DHARA SANTOS MENDES dharasmendes@gmail.com VANESSA ALVES PEREIRA van.pereira@uece.com <p>Problemas como a superlotação das salas de aula, acompanhado da predominância do ensino tradicional, assolam a educação brasileira há anos e foi a partir dessa realidade que procurou-se identificar ou não indícios de mudanças na educação. Este estudo buscou analisar a concepção de 15 professores de 4 escolas da educação básica e pública de um município do estado do Ceará, sobre as dificuldades em trabalhar em salas de aula superlotadas e utilizar as metodologias ativas. Aplicou-se um questionário online contendo 17 questões, sendo este analisado pelos percentuais encontrados e à luz da literatura pertinente. Constatou-se que apesar de, a maiora ter informação e treinamento sobre o método ativo, a estratégia é usada de forma pontual e 18,2% afirmam não se sentirem motivados para tal ação. Logo, a superlotação das salas é uma realidade que envolve fatores complexos e observa-se uma resistência ao novo, e por isso, além de conhecer os recursos e estratégias metodológicos inovadores, o desejo é um fator determinante para a transformação do ensino.</p> 2021-06-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5354 Arquivos e documentos escritos nas cidades de Granja e Camocim, Ceará 2021-04-15T12:20:42-03:00 Beatriz Oliveira Fontenele biafontenele12@gmail.com Elisgardênia de Oliveira Chaves elisgardenia.chaves@uece.br <p>O artigo é resultado da pesquisa realizada para os projetos de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (01/08/2018 a 31/07/2019) e ICT/FUNCAP (01/08/2019 a 31/08/2020) “Arquivos, memória e história: catalogação, armazenamento e usos de documentação escrita na produção do conhecimento histórico, na Educação a Distância.” Os projetos tiveram o propósito de catalogar documentos escritos variados que formam diversos arquivos em cidades cearenses, voltando para os centros onde funcionam os cursos de História pela Educação a Distância. O objetivo principal foi encontrar os arquivos, identificando a situação dos materiais encontrados, a guarda, natureza dos documentos e acesso, a fim de formar um arquivo digital na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) e por meio da disponibilização desses materiais os acadêmicos que tenham interesse na documentação possam utilizar para suas pesquisas. Discorrer sobre o processo de catalogação e a relevância de preservar essas documentações para a construção do saber histórico é que se destina o texto.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5860 Fatores motivacionais e o desinteresse pelas aulas de ciências sob o ponto de vista dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma escola no município de Beberibe, Ceará 2021-07-30T07:24:27-03:00 Luana Paula de Lima lua.lima@aluno.uece.br Camila Tâmires Alves Oliveira camilatamires.alves@uece.br Jailson Tavares Cruz jailson_tavares@yahoo.com.br Charles Ielpo Mourão c_ielpo@yahoo.com.br <p>A educação se comparada aos tempos mais remotos dispõe de ferramentas que fariam do ensino um instrumento de uso humano. Embora isso, ainda não é levado a sério. O presente estudo teve como objetivo analisar o que motiva os alunos dos anos finais em aprender ciências em uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Beberibe-CE. Este contou com uma amostra de três professores licenciados em Ciências Biológicas, e 20 alunos, de 8° e 9º anos de uma escola municipal situada na zona litorânea do município. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio do Google Formes, os dados foram organizados por meio do Microsoft Excel. Através deste estudo, constatou se que os alunos demonstram pouco interesse pelo ensino de ciências, o que é decorrente da realidade escolar. Além disso, permitiu alunos e professores refletir sobre a importância do professor, e do ambiente escolar no processo de ensino aprendizagem.</p> 2021-08-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5336 TEORIA DO CAOS E A NÃO LINEARIDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DIANTE DA SENSIBILIDADE AS AÇÕES HUMANAS 2021-05-29T09:51:15-03:00 DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS douglaspesquisador@gmail.com <p>O que nos remete imaginar viver próximos de um filme de ficção cientifica, a partir das inúmeras mudanças ocorridas com o alto risco de contaminação causada pela Covid-19, muitas decisões contrárias aos alertas dos cientistas nos aproximam de um enredo de filmes ou web séries nessa temática. Contudo, o problema está na veracidade e no aumento exponencial de casos e óbitos. O ponto de partida desse artigo está na relação entre os conhecimentos da Física e da Matemática, no estudo da teoria do caos e das equações diferenciais ordinárias para explicar os fenômenos ocorridos desde a descoberta do vírus até a suspensão das aulas e o início do ensino remoto, contrapondo a esses fatos as diversas variáveis que alteram o estado inicial de um evento e aumentam sucessivamente alterando o resultado, supondo certos resultados de acordo as decisões anteriores. Este é o objetivo do tema: relacionar os eventos e as deliberações para compreender o estado atual no Brasil, levando a discussão alguns estudos e pesquisas que possibilitem fundamentar o nosso trabalho. Para isso, a análise de fatos tanto na realidade quanto na ficção, servem para criar uma analogia do contexto atual, as interferências iniciais e como elas influenciaram no resultado final. Esse artigo não é um ponto final, mas um alerta para as futuras ações e como elas terão o poder de intervir no futuro da educação no Brasil.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2021-07-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5702 GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL NAS PESQUISAS BRASILEIRAS INDEXADAS NA BASE DE DADOS SCIELO 2021-07-07T07:36:33-03:00 Gabriele Strochain strochain.gabriele@gmail.com Rúbia Emmel rubia.emmel@iffarroupilha.edu.br <p>Este artigo teve o objetivo de compreender as contribuições dos autores das pesquisas de artigos produzidos no país sobre gênero e violência sexual. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, realizada a partir da busca de artigos na base de dados Scielo, no período de 2009 a 2019. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo. A busca na base de dados indicou um quantitativo de 77 pesquisas que evidenciou: - Mapeamento das Instituições e dos locais onde foram realizadas as pesquisas; - Áreas do Conhecimento e Metodologias utilizadas nas pesquisas. Enfim, salienta-se a importância de seguir pesquisando a temática de gênero e violência sexual compreendendo-a em diferentes áreas na produção de pesquisas e publicações brasileiras.</p> 2021-08-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5296 Bullying na Escola 2021-04-01T08:24:33-03:00 Maria Marciana Lima Soares marciana.soares05@gmail.com Mayara Setúbal Oliveira Araújo mayara.araujo@uece.br Germana Paixão germana.paixão@uece.br Leustene dos Santos Vieira leo.vieira@uece.br Maria Yasmim Maia Ferreira yasmim.maia@ymail.com <p>O presente trabalho buscou esclarecer e trazer intervenções a respeito das práticas de violência ocorridas dentro dos ambientes escolares conhecidas por <em>bullying</em>. Distinguir até que ponto se é considerado uma brincadeira ou agressão, e alertar a comunidade escolar sobre tais comportamentos. Diante dessa problemática, realizou-se uma pesquisa em uma escola de Ensino Médio, com alunos do sexo masculino e feminino, com faixa etária de 15 a 17 anos de idade, com permissão concedida pela direção da escola e pelos pais através do termo de concordância, destacando as práticas de <em>bullying</em> vivenciadas pela escola e, com os resultados obtidos, foram propostas ações de controle e combate ao <em>bullying</em>, junto a escola para os pontos encontrados.</p> 2021-06-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5685 Desenvolvimento de um aplicativo mobile para dimensionamento de vigas de Concreto Armado com seção retangular 2021-06-30T09:48:50-03:00 Anderson Alves de Aguiar andersonalvesmath@hotmail.com Iranildo Junio Camapum Brandão iranildoenguva@gmail.com <p>A tecnologia nos últimos anos evoluiu exponencialmente e gerou inúmeros benefícios para a sociedade. Nesse contexto, a utilização de aplicações mobile em dispositivos móveis se revelou como uma ferramenta bastante funcional para diversas finalidades e tarefas. O emprego de aplicativos mobile no âmbito do setor da construção civil permite a realização de cálculos e verificações construtivas que são muitas vezes necessárias, o que torna esses softwares convincentes. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de uma aplicação mobile voltada para a Engenharia Civil, com capacidade de cálculo de vigas de concreto armado de seção retangular, seguindo a ABNT NBR 6118/2014. O aplicativo tem capacidade de dimensionar áreas de aço das armaduras longitudinal e transversal, informando valores de esforços, domínio de deformação e informações adicionais. A validação dos resultados da aplicação foi realizada através de literatura de concreto armado, sendo possível o uso em cálculos reais, com a devida análise estrutural.</p> 2021-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5252 ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA 2021-07-06T09:57:15-03:00 LUCAS FERREIRA RODRIGUES elucasfrodrigues@gmail.com Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira laranjeiraguilherme@gmail.com <p>A emergência abrupta das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) deu-se devido os impactos causados pelo isolamento social, o que fez com que os professores se adaptassem e sistematizassem suas aulas a partir desses recursos tecnológicos. Assim, este estudo, de caráter qualitativo, propõe o uso do Ensino por Investigação em uma abordagem interdisciplinar, atrelando conhecimentos da área de Matemática e Física, mediadas por situações-problemas que instigam o aluno a refletir e solucionar de maneira cientifica. O campo de pesquisa foi uma turma de 26 alunos do 1º ano do ensino médio e na análise dos resultados foi constatado uma possível evolução destes, por meio da metodologia aplicada, em vista que estes possuíam preconceitos e dificuldades com os assuntos propostos nas disciplinas, entretanto, o ensino por investigação proporcionou maior contato com a aplicação da teoria, diminuindo a distância entre teoria e prática, além de possibilitar uma relação com seu cotidiano.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Palavras-chaves: Ação Docente; Ensino por Investigação; Matemática; Física; Interdisciplinaridade.</p> 2021-08-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5225 Meio ambiente e sociedade 2021-03-24T21:05:45-03:00 Marlon Kauã marlonka.mk@gmail.com Raimundo Miguel dos Reis Pereira raimundo.pereira@uepa.br <p>Considerando as mudanças climáticas no mundo, o biodiesel, enquanto biocombustível visto como fonte de energia renovável, tem sido apontado como um dos principais mecanismos para a preservação do meio ambiente e redução dos gases poluentes. No entanto, essa é uma visão macroscópica dos problemas ambientais. Para a produção do biodiesel, é necessário o cultivo de oleaginosas, dentre os quais destaca-se o dendê, que é a mais produtiva do mundo. Com efeito, o presente ensaio busca analisar os impactos ambientais ocasionadas pelos agrotóxicos nas comunidades paraenses sob influência da dendeicultura. Metodologicamente, fizemos um estudo bibliográfico. As conclusões que chegamos foram de que embora, em um prisma macroscópio, o dendê seja fonte de matéria-vegetal para o biocombustível, em um olhar microscópio, ele é fonte de produção de riscos e contradições para as comunidades tradicionais.</p> <p>&nbsp;</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4938 O direito a assistência pós exposição 2021-03-24T21:01:26-03:00 Lucas Melo Rodrigues de Sousa lucasrmelo@yahoo.com <p>O presente ensaio visa analisar a vivência das pessoas com vírus do HIV e a sua correspondente necessidade de prestação Estatal, além das implicações legislativas em campo de norma fundamental, suas problemáticas e significações. O método é o hipotético-dedutivo por coleta de dados, e análise bibliográfica e documental. Objetiva-se comprovar que todas as pessoas vivendo com HIV (vírus da imunodeficiência humana) possuem direito ao tratamento gratuito e todos os demais direitos em âmbito formal e material. Conclui-se que em caso de violação, recomenda-se realizar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia e entrar com uma ação no campo jurídico lesado.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Conexão ComCiência