https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/issue/feedConexão ComCiência2024-09-04T20:07:51-03:00Revista Conexão ComCiênciaconexao.comciencia@uece.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong>Conexão ComCiência</strong>, vinculada aos grupos de ensino, pesquisa e extensão Crateús ComCiência e EPTEDUC, é um periódico de abordagem multi e interdisciplinar que visa a socialização das produções científicas nas diversas áreas do conhecimento. Ela é dirigida aos Professores da Educação Básica, Licenciandos, Pós-Graduandos e Professores do Ensino Superior que desejem publicizar suas investigações e experiências de formação. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">e-ISSN: <strong>2763-5848</strong></span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="font-weight: 400;">DOI </span><strong>10.52521</strong></span></p>https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10777Tecnologia e alfabetização2023-05-30T17:03:31-03:00Denise Teberga Mendanãdeniseteberga@gmail.comCleusa Vieira da Costacleusavieiradacosta@gmail.comEdna Maria Querido de Oliveiraedna.chamon@gmail.com<p>Este artigo aborda as representações sociais da tecnologia na sala de aula em dois momentos: o primeiro presencial, antes da pandemia da COVID-19; e outro na aula remota, durante a pandemia. O Objetivo deste trabalho é refletir sobre o uso de tecnologia como recurso auxiliar à prática docente em sala de alfabetização. A pesquisa foi realizada em duas salas de alfabetização, com um total de 54 alunos. No período presencial, os alunos realizaram atividades com uso de projetor touchscreen e, durante a pandemia, participaram de aulas síncronas e assíncronas. Durante o período presencial, os alunos desenharam e descreveram as aulas. No período remoto, narraram e desenharam como é aprender por meio das atividades online. Os resultados indicam que as tecnologias se fizeram importantes na continuidade da aprendizagem e nas metodologias, mas ficou evidente que, para as crianças, as relações sociais entre elas, os colegas e os professores são fundamentais.</p>2024-09-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Denise Teberga Mendanã, Cleusa Vieira da Costa, Edna Maria Querido de Oliveirahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10049Análise do Tema Estatística nos Livros Didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental2023-01-20T08:11:24-03:00Antônia Lília Soares Pereiraantonia.pereira@ifto.edu.brLiliane de Paula Sérgio Santoslilianepaula497@gmail.comCreuza Pereira da Silvacreuza.silva2@estudante.ifto.edu.br<p>Este estudo ancora-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está delineado em conformidade com a legislação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O objetivo deste artigo é analisar a abordagem da temática Estatística nos livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF). A pesquisa é documental, de cariz quali-quantitativo e de cunho analítico-exploratório, que se baseou na análise da temática Estatística em dezesseis obras didáticas de Matemática do 5º ano do EF aprovadas no PNLD (2019 – 2022). Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a análise das obras didáticas aponta que ensino de Estatística no 5º ano do EF deve estabelecer uma maior abordagem dos temas contemporâneos transversais e da temática Estatística conforme a BNCC. Conclui-se por meio das análises realizadas que a abordagem da Estatística no livro didático de Matemática do 5º ano do EF necessita de melhorias para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes.</p>2024-09-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Antônia Lília Soares Pereira, Liliane de Paula Sérgio Santos, Creuza Pereira da Silvahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10881uma(s), um As Aulas de Geografia do Ponto de Vista do Professor de Geografia Multitarefas: Análise de Casos com Docentes da Educação Fundamental II2024-09-02T09:08:48-03:00Francisco Bruno De Souza Soaresbsouz650@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo, tem como princípio o estudo de relatos de professores da rede de ensino pública no fundamental II. Dessa forma, evidencia-se como questão principal as dificuldades que o professor de geografia enfrenta em sala de aula, no que diz respeito às multitarefas que extrapolam seu tempo livre. Ademais, o objetivo desse artigo se perfaz nos aspectos relacionados ao educador e seu cotidiano na escola, trazendo a dinamicidade do que envolve a educação na esfera pública. Dialogando assim, com autores como (CARVALHO, 2014; PASSINI, 2011; SANTOS e TONIOSSO, 2014; POLONIA e DESSEN, 2014; CHECHIA e ANDRADE, 2005). Como metodologia, tem-se dois momentos, primeiramente a construção teórica através de estudos analíticos e segundamente o relato de professores de geografia para discursar com suas experiências e realidades em sala de aula. Por meio dessa análise, foi possível concluir que o ser professor é muito mais do que ensinar, mas também cuidar.</span></p>2024-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Francisco Bruno De Souza Soareshttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10707TICs e extensão universitária na pandemia do Covid-192023-05-20T23:24:05-03:00Antônio Marcos Lago da Silvaantoniomarcoslago15@gmail.comGlória Maria Oliveira Martins Fariasgloriamartinsfarias@gmail.comAdriano Lopes de Souzaadriano.lopes@uft.edu.brMayrhon José Abrantes Fariasmayrhon@uft.edu.br<p style="font-weight: 400;">O presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência formativa com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em um projeto de extensão universitária de prática do Judô, sediado na Universidade Federal do Tocantins – Campus Tocantinópolis, realizado de forma remota em tempos de pandemia do Covid-19. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de campo, de caráter interventivo, sistematizada em três momentos: I) descrição da composição dos materiais gráficos e audiovisuais no projeto; II) estruturação dos encontros virtuais no formato de <em>lives; </em>III) apresentação das informações obtidas por meio da aplicação de um questionário aberto com oito participantes do projeto. A partir da análise qualitativa dos registros identificamos que o uso das TICs foram indispensáveis para a manutenção do projeto no primeiro ano da pandemia, apesar das fragilidades pontuadas, auxiliando na mediação do atendimento a comunidade universitária, proporcionando uma melhor qualidade de vida a partir da prática do Judô.</p>2024-09-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Antônio Marcos Lago da Silva, Glória Maria Oliveira Martins Farias, Adriano Lopes de Souza, Mayrhon José Abrantes Farias