Aprendizagem significativa no processo ensino-aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v13i35.15680Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Ensino de matemática, Educação de jovens e adultos, Ensino FundamentalResumo
A Matemática está presente no cotidiano das pessoas e é frequentemente considerada um componente curricular difícil de ser compreendido, distante da realidade. Na educação de jovens e adultos (EJA), essa visão não é diferente, exigindo dos professores uma variedade de saberes e competências para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Por isso, é fundamental trabalhar de maneira criativa e envolvente, conectando os conteúdos às situações do dia a dia dos estudantes, valorizando seus conhecimentos prévios e promovendo uma aprendizagem significativa, autônoma e participativa. Este estudo tem como objetivo entender o processo de ensino-aprendizagem da Matemática na EJA do ensino fundamental, à luz dos princípios da aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, adotando uma abordagem quali-quantitativa, com análise de documentos, observações, pesquisa bibliográfica e de campo. Foram envolvidos 30 estudantes de duas turmas dos anos finais do ensino fundamental, correspondentes ao 6º, 7º, 8º e 9º anos, de uma escola pública municipal localizada no interior da Bahia. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados obtidos revelam que a aprendizagem significativa, conceito formulado por David Ausubel, ocorre quando novas informações são incorporadas ao conhecimento pré-existente de maneira relevante e consistente. No contexto da EJA, a aprendizagem significativa em Matemática pode ocorrer quando os conteúdos são contextualizados com situações cotidianas dos estudantes, tornando-se assim mais relevantes e compreensíveis.
Downloads
Referências
AUSUBEL. D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
AUSUBEL, D. F. et al. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/media/seb/pdf/d_c_n_educacao_basica_nova.pdf. Acesso em: 8 jun. 2025.
COSTA, T. R. C. Conceituação da aprendizagem significativa e as condições necessárias para sua facilitação. RevistAleph, v. 28, n. 28, 17 ago. 2017, p. 226-244. DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39194
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos/Paulo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
MADRUGA, J. A. G. Aprendizagem pela descoberta frente à aprendizagem pela recepção: a teoria da aprendizagem verbal significativa. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 68-78.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, G. S. (org.). Metodologia do ensino de matemática na educação de jovens e adultos. Uberlândia: FUCAMP, 2019.
SAMPIERI, R. H. COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Tipos de Pesquisa. In: SAMPIERI, R. H. COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia da pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SILVA, L. V.; ANGELIM, C. P. O lúdico como ferramenta no ensino da matemática. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.somatematica.com.br/artigos/a65/index.php. Acesso em: 24 jul. 2024.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Luana Érica Lima Galhardo, Josimar de Aparecido Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







































