Concepções matemáticas de professoras de educação infantil

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DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4863

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Educação Infantil, Matemática, Práticas Pedagógicas, Crianças

Abstract

A linguagem matemática é elemento que constitui os mais diversos eventos da vida dos sujeitos. No contexto da Educação Infantil, deve ser compreendida como atividade do pensamento humano, conectada ao contexto social e cultural dos sujeitos e não como disciplina. Sendo assim, as propostas pedagógicas, articuladas às diversas linguagens, devem buscar desenvolver o raciocínio lógico da criança e não a habilidade dela de calcular mecanicamente números ou reconhecer formas geométricas. Desse modo, os docentes podem promover atividades que busquem com que a criança, explore espaços; manuseie e descreva objetos, animais e figuras; formule e registre hipóteses; proponha soluções para diferentes problemas; narre e represente corporalmente fatos, entre outras ações. Este estudo é recorte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação/PPGEd em Educação da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, cujo objeto é o brincar na educação infantil. Para essa discussão, refletimos sobre as concepções de professoras de creche e pré-escola de Lagoa Seca-PB, no âmbito da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos utilizados foram a observação que tomamos nota no diário de campo e a entrevista semiestruturada com professoras. Para análise da produção dos dados, nos valemos do método Núcleos de Significação. A Pesquisa aponta práticas pedagógicas com a linguagem matemática, descoladas do contexto cultural e social das crianças, bem como dos interesses delas. O brincar revelou-se modo para auxiliar o aprendizado das crianças de noções matemáticas de adição e subtração, bem como para o reconhecimento de números e figuras geométricas, a partir de propostas que nos pareceram tentativa de prepará-las para o Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Educação Infantil; Matemática; Prática Pedagógica; Crianças.

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Janice Anacleto Pereira dos Reis, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG

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Pubblicato

2021-06-17

Come citare

REIS, J. A. P. dos. Concepções matemáticas de professoras de educação infantil. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 148–160, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4863. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4863. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental