A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Autori

  • Denise Aparecida Enes Ribeiro URCA Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2820

Parole chiave:

História da Matemática; Lúdico-Pedagógico.

Abstract

Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado dessa autora, cujo objetivo foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico pedagógicas, a partir da História da Matemática poderia contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. Para isso fizemos uma revisão bibliográfica de autores que tem se debruçado do sobre essa temática. Entre eles: Mendes (2015), Miguel, (2009), Boyer (1996), Miguel e Chaquian (2016) e Barbosa (2015). A pesquisa teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado os jogos Mancala e Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades, foram aprofundados. Pudemos perceber que o uso da História da Matemática começa a se tornar mais frequente ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.

 

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Pubblicato

2021-06-05

Come citare

RIBEIRO, D. A. E. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 93–104, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2820. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2820. Acesso em: 2 ott. 2024.