ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Helena Noronha Cury
  • Isolda Gianni de Lima Universidade de Caxias do Sul
  • Laurete Zanol Sauer Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i12.24

Palavras-chave:

Sequências numéricas; Professores de Matemática; Conhecimento matemático para o ensino.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se parte dos resultados de uma investigação realizada com apoio do CNPq, com professores de Matemática em formação inicial e continuada, desenvolvida por uma equipe de docentes de duas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A subpesquisa aqui apresentada teve como objetivo avaliar o conhecimento matemático para o ensino de sequências numéricas por parte de mestrandas e doutorandas em Ensino de Matemática. Aplicou-se um teste que fazia menção a respostas de licenciados a uma questão sobre sequências numéricas e esperava-se que as participantes justificassem suas opiniões sobre as respostas dadas e apresentassem estratégias adequadas para auxiliar os alunos a compreender o conteúdo envolvido. Conclui-se que as mestrandas e doutorandas participantes não têm, de maneira geral, conhecimento do conteúdo de sequências, confundindo determinação de convergência de uma sequência com cálculos de limites em um ponto; além disso, as respondentes não souberam indicar estratégias adequadas para superar as dificuldades relacionadas ao cálculo do limite de uma sequência. Sugerem-se novas investigações para o aprofundamento da análise do conhecimento matemático para o ensino.

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

CURY, H. N.; LIMA, I. G. de; SAUER, L. Z. ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 41–51, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i12.24. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24. Acesso em: 30 abr. 2024.