Aprendizagem significativa no processo ensino-aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v13i35.15680Parole chiave:
Aprendizagem significativa, Ensino de matemática, Educação de jovens e adultos, Ensino FundamentalAbstract
A Matemática está presente no cotidiano das pessoas e é frequentemente considerada um componente curricular difícil de ser compreendido, distante da realidade. Na educação de jovens e adultos (EJA), essa visão não é diferente, exigindo dos professores uma variedade de saberes e competências para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Por isso, é fundamental trabalhar de maneira criativa e envolvente, conectando os conteúdos às situações do dia a dia dos estudantes, valorizando seus conhecimentos prévios e promovendo uma aprendizagem significativa, autônoma e participativa. Este estudo tem como objetivo entender o processo de ensino-aprendizagem da Matemática na EJA do ensino fundamental, à luz dos princípios da aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, adotando uma abordagem quali-quantitativa, com análise de documentos, observações, pesquisa bibliográfica e de campo. Foram envolvidos 30 estudantes de duas turmas dos anos finais do ensino fundamental, correspondentes ao 6º, 7º, 8º e 9º anos, de uma escola pública municipal localizada no interior da Bahia. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados obtidos revelam que a aprendizagem significativa, conceito formulado por David Ausubel, ocorre quando novas informações são incorporadas ao conhecimento pré-existente de maneira relevante e consistente. No contexto da EJA, a aprendizagem significativa em Matemática pode ocorrer quando os conteúdos são contextualizados com situações cotidianas dos estudantes, tornando-se assim mais relevantes e compreensíveis.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AUSUBEL. D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
AUSUBEL, D. F. et al. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/media/seb/pdf/d_c_n_educacao_basica_nova.pdf. Acesso em: 8 jun. 2025.
COSTA, T. R. C. Conceituação da aprendizagem significativa e as condições necessárias para sua facilitação. RevistAleph, v. 28, n. 28, 17 ago. 2017, p. 226-244. DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39194
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos/Paulo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
MADRUGA, J. A. G. Aprendizagem pela descoberta frente à aprendizagem pela recepção: a teoria da aprendizagem verbal significativa. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 68-78.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, G. S. (org.). Metodologia do ensino de matemática na educação de jovens e adultos. Uberlândia: FUCAMP, 2019.
SAMPIERI, R. H. COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Tipos de Pesquisa. In: SAMPIERI, R. H. COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia da pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SILVA, L. V.; ANGELIM, C. P. O lúdico como ferramenta no ensino da matemática. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.somatematica.com.br/artigos/a65/index.php. Acesso em: 24 jul. 2024.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2026 Luana Érica Lima Galhardo, Josimar de Aparecido Vieira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.







































