A sequência FEDATHI no ensino de Geometria: uma experiência inclusiva a partir da realidade aumentada e os sólidos de Platão 3D
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.11031Parole chiave:
Educação Inclusiva, Pensamento Geométrico, Sequência Fedathi, Sólidos de Platão, Realidade AumentadaAbstract
A educação para inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino básico, no Brasil, tem sido um grande desafio nos tempos atuais. O Censo Escolar de 2022 aponta que existem 80.449 estudantes que possuem baixa visão, 7.308 com cegueira e 626 com surdocergueira matriculados no ensino escolar básico. Desse modo, o objetivo deste texto é relatar a experiência desenvolvida com 30 licenciandos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), na qual se buscou o desenvolvimento do Pensamento Geométrico (PG) na abordam dos conceitos de arestas, faces e vértices. Para isso, foi realizada uma oficina no dia 26 de março de 2023, com duração de 3h, abordando os Sólidos de Platão e a Realidade Aumentada (RA), utilizando a metodologia Sequência Fedathi (SF), a qual possui o olhar mais específico para a ação pedagógica do professor. Esta metodologia engloba a concepção do planejamento de ensino (antes), a execução do trabalho docente em sala de aula (durante) e a conclusão da aula (reflexão sobra a prática), com a finalidade de propiciar ao aluno uma postura investigativa e autônoma no decorrer da ação educativa. Os resultados nos revelaram que, apesar de todos os estudantes terem caracterizado a matemática como uma disciplina difícil e muito rigorosa, a oficina possibilitou o contato com novas abordagens metodológicas para uma geometria inclusiva com estudantes com deficiência visual. As considerações finais mostram que houve aprendizado e um bom envolvimento do grupo durante toda a atividade e discussões.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. 598p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 de abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo Escolar. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 29 de jun.2023.
BORGES NETO, Hermínio. (Org.). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi —Volume 3).
CASTRO, Sabrina Fernandes de. A representação social dos professores de alunos com síndrome de Down incluídos nas classes comuns do ensino regular. 2006. 217p. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
NASSER, Lilian; SANT’ANNA, Neide Da Fonseca Parracho. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. 2. ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2010.
SANTOS, Maria José Costa dos. A formação do professor de matemática: metodologia Sequência Fedathi (SF). Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6261. Acesso em: 25 jun. 2023.
FUYS, David (Org.). English Translation of Selected Writings of Dina Hiele-Geldof and Pierre M. Van Hiele. Nova York: Brooklun College C.U.N.Y, 1984.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Roberto da Rocha Miranda, Ivoneide Pinheiro Lima, Maria José Costa dos Santos, José Rogério Santana
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.