Análise da abordagem da inflação nos livros didáticos e nos documentos educacionais: uma perspectiva entre 1980 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10225Parole chiave:
Inflação, Livros Didáticos, Leis Educacionais, Matemática FinanceiraAbstract
Este é um artigo derivado do Trabalho de Iniciação Científica, que teve como título “Um estudo sobre o conteúdo de inflação e sua abordagem nos livros didáticos e nas Leis Educacionais entre os anos 1980 e 2020”, e foi desenvolvido nos anos de 2021-2022, em uma Universidade Estadual do Paraná. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a trajetória do conteúdo inflação em livros didáticos de Matemática Financeira, publicados entre os anos de 1980 e 2020, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. O texto se baseia nos conceitos pertinentes à História das Disciplinas Escolares. A hipótese levantada é a de que o contexto social e econômico do país pode influenciar a forma como os conteúdos de inflação são abordados em livros didáticos de Matemática Financeira, especialmente em épocas de hiperinflação. Foram analisados dezesseis livros didáticos e documentos oficiais educacionais entre os anos de 1980 e 2020. A pesquisa revelou que o tema começa a ganhar ênfase nas obras, a partir de 1985, período que coincide com altas taxas inflacionárias no Brasil. A análise de alguns documentos educacionais evidenciou que, entre os anos de 1990 e 2013 não há referências ao tema, que ganha destaque somente em 2018, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que o apresenta em três momentos, sempre relacionado a “situações econômicas e sociais.”
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e suas aplicações. 6ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2001.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. O que é inflação. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/oqueinflacao. Acesso em 22 de jun. 2023.
BELLINGIERI, Julio Cesar. A economia no período militar (1964-1984): crescimento com endividamento. Revista online.2015. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/hispecielemaonline/sumario/9/16042010171928.pdf. Acesso em 23 de jun. 2023.
BRASIL, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Inflação. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php. Acesso em 23 de ago. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação Brasilia, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
CASTANHEIRA, Nelson Pereira.; MACEDO, Luiz Roberto Dias de. Matemática financeira aplicada. Curitiba: Ibepex, 2007.
CHERVEL, André. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, 1990. p. 177-229.
CORREA, Rosa Lydia Teixeira. O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Cadernos Cedes, ano XX, n 11 o 52, novembro/2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/yTJRZTvmDVZ5dfGfF6b3VQB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 25 de jun. 2023.
CRESPO, Antônio Arnot. Matemática Comercial e Financeira fácil. São Paulo: Saraiva, 1986.
D’AMBROSIO, Nicolau; D’AMBROSIO, Ubiratan. Matemática Comercial e Financeira. 28. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1980.
FARO, Clovis de. Matemática financeira. São Paulo: Atlas, 1982.
FEIJÓ, Ricardo. Matemática Financeira com conceitos econômicos e cálculo diferencial integral. São Paulo: Atlas, 2009.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FRANCISCO, Valter de. Matemática Financeira. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1981.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIMENES, Cristiano Marchi. Matemática Financeira com HP 12C e Excel: Uma abordagem descomplicada. 2ª ed. São Paulo: Pearson Hall, 2009.
GOODSON, Ivor F. A construção social do currículo. Lisboa: EDUCA, 1997 Disponível em: < http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2014/NRE/1construcao_social_do_curriculo.pdf> Acesso em 31 de ago.2022.
GOODSON, Ivor. La construcción social del curriculum: possibilidades y ambitos de investigación de la historia del curriculum. Revista de Educación. Madri, n. 295, p. 7-37, may-ago, 1991.
HAZZAN, Samuel; POMPEO, José Nicolau. Matemática Financeira. 6ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
IPCA acumulado: o que é e qual a inflação hoje [2022]. Riconnect, 2022. Disponível em: https://riconnect.rico.com.vc/blog/ipca-acumulado. Último acesso em 12 de agoo de 2022.
MARANGONI, Gilberto. Anos 1980, década perdida ou ganha? Revista de informações e debates do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. Ano 9. Ed. 72, 2012. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2759:catid=28. Acesso em 20 de jun. 2023.
MATHIAS, Washington Franco. Matemática Financeira. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MORAES, Euclides de. Matemática Financeira. 8ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 1983.
MÜLLER, Aderbal Nicolas. Matemática Financeira: instrumentos financeiros para tomada de decisão em marketing, finanças e comércio. São Paulo: Saraiva, 2012.
OLIVEIRA, Ricardo Nunes de Azevedo. Os planos de estabilização das décadas de 1980 a 1990 e a taxa de câmbio. (Monografia) – Bacharelado em Ciências Econômicas. Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
PUCCINI, Aberlardo de Lima. Matemática Financeira Objetiva e Aplicada. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos editora S.A, 1982.
PUCCINI, Aberlardo de Lima. Matemática Financeira Objetiva e Aplicada. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos editora S.A, 1986.
SOBRINHO, José Dutra Vieira. Matemática financeira. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1986.
SOBRINHO, José Dutra Vieira. Matemática financeira: edição compacta. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1997.
TRIGO, João. Um Estudo Sobre o Conteúdo de Inflação e sua Abordagem nos livros didáticos entre os anos 1960 e 2020. Orientadora: Prof. Liceia Alves Pires. 45 f. (TCC) Graduação – Curso de licenciatura em matemática, Universidade estadual do Paraná, campus Paranaguá, 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké – Unicamp, v. 16, nº30, jul./dez, 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Luiz Guilherme da Silva Junges, Liceia Alves Pires, Sérgio Cândido Gouveia Neto
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.