UMA INVESTIGAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Thales Pessoa de Souza Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Claudilene Gomes da Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i16.902

Palabras clave:

Tecnologias no Ensino de Matemática; Funções; Geogebra; Winplot; Graphmatica.

Resumen

Com a ascensão das tecnologias, diversas áreas da sociedade sofreram alterações, sejam elas no âmbito sociopolítico, cultural ou ideológico, dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem também foi afetado, o da Matemática, por sua vez, se direcionou para novas perspectivas, afastando-se dos métodos tecnicistas predominantes no século XX, no qual o aprender tinha como foco o professor, ou seja, tinha como característica principal a repetição dos processos de resolução apresentados pelo docente, deixando de lado o raciocínio próprio dos alunos. Nesse sentido, com o objetivo de proporcionar aos graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, recursos para um desenvolvimento de um trabalho diferenciado, no que tange a utilização das TIC no ensino de matemática, especificamente softwares educacionais, foram realizados investigações acerca do seu uso para compreender os fatores contribuintes para a utilização desses equipamentos e, posteriormente, oficinas para capacitar professores diante dessa realidade. A metodologia empregada nesta pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa com caráter exploratório e, em relação aos procedimentos pode ser caracterizada como estudo de caso, cuja a quantidade média da amostra foram 17 alunos do curso. A pesquisa realizada possibilitou a compreensão acerca da utilização das TIC, especificamente os softwares no ensino de matemática e as oficinas ministradas proporcionaram conhecimento em relação aos recursos disponibilizados pelos softwares, uma vez que, foi permitido uma exploração dos aspectos gráficos interligados com os aspectos algébricos das funções, proporcionando aos meios de criar, questionar, compreender e abstrair seus próprios conhecimentos matemáticos, podendo ser utilizados dependendo do contexto no qual estão inseridos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2007.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil, UAB/UFRGS, SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 28 set. 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012. 141p.

LEHMANN, M. S. Utilização do Winplot como ferramenta para o ensino de funções trigonométricas. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 38., 2010, Fortaleza/CE. Anais... Brasília/DF: Associação Brasileira de Educação em Engenharia, 2010.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H.; VARANDAS; J. M. O contributo tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, D. (Org). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Mercado de letras. Campinas, 2003. p. inicial-final.

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo/RS: Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 28 set. 2018.

VALENTE, J. A. Liberando a mente: computadores na educação especial. Campinas – SP: UNICAMP, 1991.

______. As tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Revista Pátio. Porto Alegre/RS, v. 11, n. 44, 2008.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

SILVA, T. P. de S.; DA COSTA, C. G. UMA INVESTIGAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 91–103, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i16.902. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/902. Acesso em: 22 nov. 2024.