ESTÁGIO DOCÊNCIA: DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I

Autores/as

  • Tiely Virginio da Hora Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Liliane dos Santos Gutierre

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i16.900

Resumen

Nesse artigo, apresentaremos parte da nossa pesquisa, que se iniciou em agosto de 2018, quando fomos contemplados com uma bolsa de Iniciação Científica (IC) e desde então passamos a frequentar o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo geral é analisar como se deu o estágio à docência, no período de 2008 a 2018, de estudantes de Pós-Graduação que participaram do Programa de Assistência à Docência na Graduação (PADG), atuando na disciplina de Cálculo I e suas variações, nos cursos de Graduação da UFRN, no campus Natal. A pesquisa se dará por meio de uma pesquisa documental (SÁ-SILVA, 2009). A pesquisa ainda está em andamento, entretanto, já iniciamos nossa coleta de dados, por meio do site www.sigaa.ufrn.br e visualizamos que a UFRN, campus Natal, tem 84 (oitenta e quatro) cursos na modalidade presencial e 10 na modalidade a distância. Desses, há 37 (trinta e sete) da modalidade presencial e 4 (quatro) da modalidade à distância que possuem, em sua estrutura curricular, uma disciplina cuja ementa possui derivação e integração de funções reais de uma variável real. Temos na referida instituição cadastrada 127 cursos de Pós-Graduação na modalidade stricto sensu, destes cursos buscamos os que tiveram os estagiários ministrando a disciplina de Cálculo I para poder analisar seus relatórios. Por fim, consideramos importante divulgar esses resultados, que também foram apresentados no II Seminário do GPEP, realizado no campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Rio Tinto/PB, uma vez que, em breve, apresentaremos os resultados finais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ALVARENGA, K. B. DORR, R. C. VIEIRA, V. D. O ensino e a aprendizagem de cálculo diferencial e integral: características e interseções no centro-oeste Brasileiro. REBES - Rev. Brasileira de Ensino Superior, 2(4): 46-57, out.-dez. 2016 - ISSN 2447-3944.

BOAVENTURA, EM. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. Newton Sucupira, a Pós-Graduação e a universidade. pp. 143-153.

BRAVO, R. S. Técnicas de investigação social: Teoria e exercícios.7 ed. Ver. Madrid: Paraninfo, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MAGALHÃES, R. C. B. P.; RAFFIN, F. N.; GUTIERRE L. S.; AZEVEDO, A. F. Formação docente na Pós-Graduação stricto sensu: experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. RBPG, Brasília, v.13, n. 31, p. 559 - 582, maio/ago. 2016.

MASOLA, W. J. ALLEVATO, N. S. G. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. REBES - Rev. Brasileira de Ensino Superior, 2(1): 64-74, jan.-mar. 2016 - ISSN 2447-3944

NASSER, L. Ajudando a superar obstáculos na aprendizagem de cálculo. IM/UFRJ eCETIQT/SENAI, 2009.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papiros, 1997.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, Catalão, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

UFRN. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Apresentação. Natal, RN: © 2006-2019. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/apresentacao.jsf?lc=pt_BR&id=5670. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

SÁ-SILVA, J. R.ALMEIDA, C. D. GUINDANI, J.F.Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais Ano I - Número I - Julho de 2009.

SILVA, A. P.C. NASCIMENTO, E. F. VIEIRA, A. R. L. Cálculo diferencial e integral: obstáculos e dificuldades didáticas de aprendizagem. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 7, n. 2, 2017.

SILVA, L. R. C. DAMACENO, A. D. MARTINS, M. C.R. SOBRAL, K. M. FARIAS, I. M. S. Pesquisa Documental: Alternativa Investigativa Na Formação Docente. IX congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia 26 a 29 de outubro de 2009 – PUCPR.

UFRN. Resolução nº 063/2010 - CONSEPE. Estabelece normas e regulamenta as atividades de Assistência à Docência na Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2010. Disponível em: http://www.ppged.ufrn.br/arquivos/resolucoes/resol_063_2010_consepe.pdf. Acesso em: 15 de setembro.2018.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

VIRGINIO DA HORA LIMA, T.; DOS SANTOS GUTIERRE, L. ESTÁGIO DOCÊNCIA: DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 48–58, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i16.900. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/900. Acesso em: 22 nov. 2024.