Uma experiência com ensino remoto de semelhança de triângulos em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.8587

Palabras clave:

Khan Academy, Google Sala de Aula, Google Formulários, Educação Básica.

Resumen

Este trabalho apresenta um relato de experiência com foco no ensino de semelhança de triângulos em tempos de pandemia. A pesquisa teve como objetivo geral identificar potencialidades e fragilidades no uso dos Recursos Educacionais Digitais Khan Academy, Google Sala de Aula e Google Formulários para o ensino de semelhança de triângulos em aulas remotas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado com 11 alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Catarina, utilizando-se como instrumentos para a coleta dos dados: registros em diário de bordo, registros escritos das respostas dadas aos questionários, testes aplicados e dados obtidos diretamente do Khan Academy, Google Sala de Aula e Google Formulários. Utilizou-se também o WhatsApp para contato com os alunos participantes desse estudo. Observou-se como fragilidades, nessa experiência, a não implementação de aulas síncronas, algumas dificuldades iniciais dos alunos no entendimento e uso do Khan Academy e na resolução de atividades matemáticas. Com relação as potencialidades observadas, destacam-se: o Khan Academy como um recurso digital com múltiplas funcionalidades para o ensino de Matemática, sendo completo em relação aos objetos de conhecimento matemáticos trabalhados e por proporcionar um ensino individualizado; o Google Sala de Aula, que se mostrou bastante eficiente para postagem, envio e recebimento de materiais didáticos e o Google Formulários como um bom recurso para aplicação de avaliações on-line. Também se destaca, como ponto positivo, desse estudo, o uso destes Recursos Educacionais Digitais como forma de retomada das aulas em tempos de pandemia.

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Biografía del autor/a

Sandra Konzen, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Matemática pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2017). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e tutora à distância da Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática 

Rosane Rossato Binotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). Foi professora do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (atual Universidade Franciscana - UFN) no período de março de 2002 até julho de 2009. Foi professora efetiva da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, no período de agosto de 2009 a setembro de 2011. Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó. Atua no Curso de Matemática - Licenciatura e no PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Atuou como Coordenadora Acadêmica do Campus Chapecó, de abril de 2016 a 27 de julho de 2019.Tem experiência na área de Matemática com ênfase em disciplinas de Geometria, Tecnologias Digitais em Educação e História da Matemática.Orienta pesquisas em Matemática e Educação Matemática com ênfase em Tecnologias Digitais, Educação Matemática Crítica, Pensamento Computacional, Ensino e aprendizagem da Matemática. É membro dos Grupos de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática- GPTMEM da UFFS, Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM e Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática - DIEEM, todos certificados no CNPq. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática na UNESP - Rio Claro

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Publicado

2023-01-01

Cómo citar

KONZEN, S.; BINOTTO, R. R. Uma experiência com ensino remoto de semelhança de triângulos em tempos de pandemia. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–18, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i28.8587. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8587. Acesso em: 23 nov. 2024.