Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5113

Palabras clave:

ENEM, Campo Conceitual Multiplicativo, Proporção Simples

Resumen

Analisar e compreender as diferentes formas de resolução de um problema matemático, juntamente com o entendimento do conceito envolvido na situação proposta, é de muita relevância para o desenvolvimento dos estudantes. Nesse contexto, Gérard Vergnaud, psicólogo e matemático francês, dá uma grande importância à resolução de situações-problema a partir de campos conceituais (ferramenta teórica que explica como os estudantes constroem conceitos matemáticos e, consequentemente, aprendem matemática no contexto escolar). Isto porque, segundo sua teoria o conhecimento emerge a partir da resolução de problemas. Este trabalho buscou analisar a natureza dos problemas matemáticos, inseridos no Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas, presentes nas provas de matemática e suas tecnologias do ENEM, tendo como foco principal os problemas de relação quaternária do eixo proporção simples. A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-explicativo, buscando a natureza dos problemas de estruturas multiplicativas, em específico as situações por eixo, incluindo-se as classes, obtidas da análise de cada uma das provas objeto de estudo. Um conjunto de tabelas-síntese serviu de base para categorização e análise das questões identificadas nas provas analisadas. Como principais resultados, temos nestas provas um número de itens, que aborda conceitos multiplicativos, considerado muito satisfatório e que as situações de relação quaternária abordaram especificamente a Proporção Simples enquanto eixo, com pouca sofisticação. Sobre as classes, há uma maior abordagem de situações de um para muitos, sendo requerido em muitos dos itens o emprego do raciocínio proporcional com a presença de mais de uma classe numa mesma situação. Nesta direção, inferimos que a metodologia da resolução de problemas ainda precisa ser mais explorada no processo de ensino e aprendizagem, sob a ótica dos conceitos envolvidos nas situações abordadas, independente das habilidades e competência requeridas na resolução dos problemas.

Palavras-chave: ENEM; Campo Conceitual Multiplicativo; Proporção Simples.

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Biografía del autor/a

José Diego Martins da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduando em Matemática na Universidade de Pernambuco (UPE). Bolsista de Iniciação Científica do PIBC/CNPq/UPE.

Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco

Doutor em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto e Pró-reitor de Graduação, atuando no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares e na Graduação em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE).

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

SILVA, J. D. M. da; SANTOS, E. M. dos. Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 226–241, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5113. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5113. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio