Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5092Palabras clave:
Aprendizagem cooperativa, Álgebra, Currículo, Relato, Ensino FundamentalResumen
Essa pesquisa aborda o ensino e aprendizagem da álgebra sob a perspectiva de um relato de experiência com atividades de cooperação nas turmas do 8º ano de uma escola pública no município de Quixadá-CE. Tem como objetivo contribuir na atuação docente com uma metodologia do ensino de álgebra através da sua aplicação, resultados e impactos. A pesquisa também traz a concepção de currículo em relação à álgebra, os desafios do ofício considerando o contexto escolar e sala de aula. A metodologia de ensino utilizada nesse trabalho é baseada na Aprendizagem Cooperativa que incide na aprendizagem a partir de trocas de experiências entre alunos e professor, em grupos, com discussões. A técnica de grupos cooperativos inclui a interdependência positiva, interação cara a cara entre os estudantes, responsabilidade individual e utilização de habilidades interpessoais e grupais. A atividade descrita é semelhante ao Team Assisted Individuation, pois combina atividade cooperativa com a instrução individualizada. A aplicação é motivada após se refletir sobre as dificuldades nas aulas, tanto pela dificuldade de interação quanto ao pensamento algébrico, mais especificamente em usar equações do primeiro grau para resolver situações-problema. O objetivo da atividade é que todos atinjam a habilidade para interpretar e resolver os problemas considerados difíceis. A estratégia coloca os alunos na posição de interação trabalhando empatia, usando a afinidade como fator favorável. A aplicação da atividade teve resultados positivos, combatendo a indisciplina, gerando debates, fixação do conteúdo e companheirismo, melhorando o andamento dos próximos conteúdos, assim como a adesão desse método por outros professores da escola.
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa; Álgebra; Currículo; Relato; Ensino Fundamental.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Matemática do ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CEARÁ, Secretária da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019.
CEARÁ, Secretária da Educação do Estado do Ceará. Resultados do SPAECE. Disponível em: <https://www.seduc.ce.gov.br/spaece-9o-ano/ >. Acesso em: 10 dez. 2020.
HAETINGER, M. G. A escola que encanta e transforma vidas. 1º Edição. Fortaleza/CE: CeNE, 2017.
INEP. Prova Brasil – SAEB, resultados de 2017. Disponível em: <http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/>. Acesso em: 15 dez. 2020.
INEP. Prova Brasil – SAEB, resultados de 2019. Disponível em: <http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/view/boletimDesempenho/boletimDesempenho.seam>. Acesso em: 16 dez. 2020.
OVEJERO, B. A. Aprendizaje Cooperativo. España: PPLL 1990. Disponível em: < https://crede02.seduc.ce.gov.br/index.php/downloads/category/34-documentos?download=579:histria-e-mtodo>. Acesso em: 20 fev. 2021
SOARES, E. S. Ensinar Matemática: desafios e possibilidades. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.