Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5034Palabras clave:
Afro-indígena, Cultura, Conhecimento, Jogo, LógicaResumen
O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de ensino e aprendizagem a distância via internet durante a Primeira Semana do Colóquio Temático do Ensino Fundamental e Médio Amália Xavier, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Inicialmente, os professores demonstraram a relação entre a cultura afro-indígena e a matemática e suas contribuições para a construção do conhecimento lógico-matemático. Para atingir estes objetivos, foi apresentada uma breve explicação sobre dois jogos africanos: Mancala e Yoté, e suas regras e estratégias. Esses jogos eram muito comuns no cotidiano dos negros e, historicamente, relacionavam-se com o trabalho agrícola deles. As explicações sobre os jogos africanos foram feitas utilizando algum tipo deles, como a versão online e outras versões com materiais de baixo custo. Esta abordagem foi útil para motivar o desenvolvimento interativo do raciocínio lógico dos alunos. Durante as apresentações, foi possível refletir sobre as diversas contribuições dos indígenas e afrodescendentes não só na história brasileira, mas também no desenvolvimento científico-matemático. De acordo com nossa observação, alunos, pais, professores e todos os participantes apoiaram e foram positivos em relação ao uso dos jogos Mancala e Yoté na aprendizagem da matemática. Uma das reflexões mais interessantes sobre o processo ensino-aprendizagem da matemática por meio desses jogos foi que essa ciência se torna relevante e ainda mais bonita. Além disso, aprender matemática pode ser divertido com a influência da cultura dos povos afro-indígenas e sua alegria e criatividade. Diante disso, os professores se sentiram motivados a investigar mais o uso potencial do ensino da matemática por meio dos jogos Mancala e Yoté e aprender mais sobre a reinvenção do negro para transformar o impossível e o restrito, em algo possível e para o desfrute de todos.
Palavras-chave: Afro-indígena; Cultura; Conhecimento; Jogo; Lógica.
Descargas
Métricas
Citas
ANAIS DO ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA, EDUCAÇÃO AFROPENSADA: repensar o currículo e construir alternativas de combate ao racismo, de 31 de agosto à 04 de setembro de 2015, Crato [recurso digital] / organizadores: Cicera Nunes; Karla Roberta Brandão de Oliveira; Ana Paula Santos. – Crato-CE: Universidade Regional do Cariri, 2015. 811p.
ANDRADE, J. LEAL, Y. MONTEIRO, A. ANDRÉ, R. MACLYNE, D. TELES, R. GITIRANA,V. Projeto Rede: Jogos na Educação Matemática, UFPE. Mankala Colhe Três. Disponível em: <http://lematec.net/projetorede/uploads/Textos/Mancala%20colhe%20Tr%C3%AAs%20-%20regras%20e%20hist%C3%B3rico.pdf>. Acesso em 20 dez. 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.
BARRETO, Glaúcia Bonfim Barbosa. O Ensino de Matemática através de Jogos Educativos Africanos: Um Estudo de caso em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal de Aracaju. Orientador: Ana Maria Freitas Teixeira. – São Cristóvão, 2016.134 f.: il. Dissertação (Mestrado em Ensino e Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, 2016.
BRANDÃO, Ana Paula. Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres / [organização Ana Paula Brandão]. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.il. (A cor da cultura; V. 4)
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 2002, p. 87.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acessado em 20 de set. 2020.
______. Presidência da República. Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Diário Oficial da União, 10 de janeiro de 2003.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004, p. 16.
______. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Brasília: Diário Oficial da União, 11 de março de 2008.
Copyright © Cyningstan 2021: Cyningstan. 2021. Disponível em:< http://www.cyningstan.com/game/342/yot> Acessado em 11 de fevereiro de 2021.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: um programa a educação matemática. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 5-11, 1993.
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, p. 99-120, 2005.
DONOVAN,Tristan: Ludopedia,2021. Disponível em:< https://www.ludopedia.com.br/topico/17786/semeando-os-pontos-a-historia-da-mancala?id_post=145406 > Acessado em 11 de fevereiro de 2021.
FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
FRANÇA, Rodrigo. O pequeno príncipe preto. 1ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2020.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 43 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
FOGAHOLY, Cláudia. SILVA, Júlio Cesar da. FERNANDES, Pedro Borges. VAZ, Paulo Vieira dos Santos. SILVA, Moisés Teixeira da. FERREIRAS, Matheus Garcia de Alvarenga. Jogos de Mancala nas aulas de Educação Física: possibilidades de um projeto de extensão. Revista do Departamento de Educação Física. Colégio Dom Pedro II. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 4, n.2, ago./dez. 2016, p. 159-170.
FUTURA TEC: A COR DA CULTURA. 2021. Disponível em:< http://www.acordacultura.org.br/artigos/29082013/a-influencia-africana-no-processodeformacaodaculturaafrobrasileira#:~:text=Essas%20trocas%20culturais%20ocorridas%20por,%2C%20religi%C3%A3o%2C%20m%C3%BAsica%20e%20l%C3%ADngua.> Acessado em 11 de fevereiro de 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONZAGA, Rhaysa,T .SANTANDER,A., Malu .REGIANI,M. Anelise. A cultura Afro-brasileira no Ensino de Química. Revista Nova Escola. São Paulo – SP- Brasil, Vol 41, nº1, p 25-32, Fevereiro de 2019.
IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.
KURIANSK, Katia i: Canal Vem Jogar. 2021. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=I8xROnVNCjY> Acessado em 11 de fevereiro de 2021.
LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Maria Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003
LE COADIC, Yves-François. Ciência da Informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LIMA, Heloise Pires. A Semente que veio da África. São Paulo, Salamandra, 2005.
MACEDO, Lino de. Aprender com os Jogos e Situação Problema. Rio de Janeiro: Artmed, 2000.
MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAES, Marcelo José Derzi. A filosofia Ubuntu e o quilombo: a ancestralidade como questão filosófica. Revista África e Africanidades – Ano XII – n. 32, nov. 2019 - ISSN 1983-2354
MOTA, Carla Gleici da Silva, et al. Cultura Africana nas aulas de Matemática: Combatendo o racismo e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (REVASF). Petrolina - PE - Brasil, Vol 10, n.23, p.390-4413, dezembro, 2020.ISSN:2177-8183. Periódicos- UNIVASF.
RIBEIRO, P. S. Cultura brasileira: da diversidade à desigualdade. Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira-diversidade-desigualdade.htm,acessada em janeiro 2019.
SEM AUTOR: Como se joga o Yoté?. BODOGEMU,2021.Disponível em: <https://bodogemu.com/pt/games/yote>Acessado em 12 de fevereiro de 2021.
SEM AUTOR: Educa Criança.2021. Disponível em: <https://educacrianca.com.br/mancala> Acessado em 11 de fevereiro de 2021.
SEM AUTOR: Ludomania.2021. Disponível em:< http://www.ludomania.com.br/Tradicionais/mancala.html> Acessado em 11 de fevereiro de 2021.
SOSIO, Andrea. Even more mancalas. Galeria de andrea.sosio. Flickr: andrea. sosio. Disponível em:<http://www.flickr.com/photos/andsos/galleries/72157626346391900/>. Acesso em: 26 fev. 2013.