Música
a Matemática na nota musical Mi
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004Palabras clave:
Matemática, Música, Live, AprendizagemResumen
O presente trabalho tem como objetivo descrever a elaboração, aplicação e resultados obtidos em uma das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por conta da pandemia da Covid-19, o projeto apresentou atividades lúdicas que mostram a matemática presente no cotidiano, por meio de lives no Instagram, gravadas e postadas no canal do YouTube. As temáticas foram escolhidas com base em indicações feitas pelos estudantes em um formulário de sondagem e, a partir disso, foi desenvolvida a atividade “Música: a matemática na nota musical Mi”, que explora elementos matemáticos presentes na teoria musical. Em sua realização, fez-se o uso do instrumento musical violão, de um afinador instalado em um telefone para estudar a nota musical Mi e de um vídeo para mostrar um contexto histórico da relação entre a música e a matemática aos estudantes e professores participantes. Em busca de transformar a experiência do ensino remoto mais agradável, procurou-se levar aos estudantes e professores um material inovador, o qual apresenta uma matemática presente em seu dia a dia. A análise dos resultados foi realizada com base nas respostas dos estudantes participantes enviadas pelos professores inscritos no projeto, bem como comentários dos estudantes e professores. De acordo com esses resultados, a atividade proporcionou uma boa união da matemática com a música, fazendo com que fosse perceptível a matemática no cotidiano de uma forma prática e motivadora. Dessa forma, acredita-se que a atividade contribuiu com o ensino e a aprendizagem da matemática, podendo ser aplicada de forma presencial e on-line por mais educadores que desejarem.
Palavras-chave: Matemática; Música; Live; Aprendizagem.
Descargas
Métricas
Citas
ANDRADE, C. C de. O ensino da matemática para o cotidiano. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4286/1/MD_EDUMTE_2014_2_17.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.
BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.
BOALER, J. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar o sucesso. Porto Alegre: Penso, 2019.
BOALER, J. Mente sem barreiras: as chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é Base. Brasília: MEC/Consed/Undime, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.
CLUBES DE MATEMÁTICA DA OBMEP. Aplicando a matemática básica – Construção de um Monocórdio. Disponível em: http://clubes.obmep.org.br/blog/aplicando-a-matematica-basica-construcao-de-um-monocordio/. Acesso em: 28 fev. 2021.
DIAS, M, R; ALMEIDA, L. M. W. de. Formação de Professore e Modelagem Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Pernambuco, 15 a 18 jul. 2004. Anais... Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/10/CC02045371930.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
MICHELATO, R. A. Interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante. Dissertação (Mestre em Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2383. Acesso em 17 abr. 2021.
PEREIRA, M. do. C. Matemática e Música De Pitágoras aos dias de hoje. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestre em Matemática) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/ccet/profmat/tcc/2011/tcc-marcos. Acesso em: 17 abr. 2021.
ROSALIN, B. C. M.; SANTOS CRUZ, J. A.; MATTOS, M. B. G. de. A importância do material didático no ensino a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10453/6812. Acesso em: 10 abr. 2021.
SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SANTOS, V. de O.; ALBUQUERQUE, E. S. da C.; SANTOS, K. T. R. dos; OLIVEIRA, W. C. Lives no Instagram envolvendo matemática no dia a dia: contribuições do projeto “Sem mais nem menos on-line” para estudantes e professores da Educação Básica. PMO v.9, n.1, 2021. Disponível em: http://pmo.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/16/dlm_uploads/2021/02/art4_PMO_Chamada_Tematica_2020_SBM.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
SILVA, C. N. R. da; VICTER, E. das F. O uso de materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 13 a 16 jul. 2016. Anais... Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7617_3455_ID.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.
TRESSINO, C. I. F; MALAQUIAS, A. M. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, v. 1, Cadernos PDE. Paraná: Governo do Estado, Secretaria da Educação, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_mat_artigo_chirley_ines_fraporti_tressino.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.
XAVIER, L. X. A. Matemática e Música: uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/617/1/TCC_MatematicaMusicaAbordagem.pdf. Acesso: em 17 abr. 2021.