Jogo de palitos
conhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4751Palabras clave:
Probabilidade, Ensino, Jogos dos palitos, Situação do jogoResumen
No cotidiano, nos deparamos com situações que envolvem a aleatoriedade, que caracterizam o conteúdo de probabilidade, nesse sentido, discutir formas para desenvolver nos sujeitos o entendimento da compreensão probabilística é de grande importância para os professores que ensinam matemática. Nessa direção, neste artigo está presente reflexões a partir de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Maurício de Nassau, campus Paulista/PE. Esse artigo teve por objetivo analisar a influência do jogo de palitos na compreensão dos estudantes do 5º ano sobre o conteúdo de probabilidade, buscando identificar sua influência, em particular, no que se refere à aleatoriedade, ao espaço amostral e ao cálculo probabilístico. O embasamento teórico foi pautado nos autores, como Bryant e Nunes (2012) e Gal (2004), sobre o conceito de Probabilidade e do letramento probabilístico. A pesquisa é de cunho qualitativo e de campo, para tal foi aplicado atividades. No primeiro momento foi realizado um pré-teste com 18 alunos do 5º ano para analisar os conhecimentos prévios. No segundo momento foi realizado a própria situação de jogo. Por último, foi realizado o pós-teste para saber a influência do jogo. A partir do pré-teste, pode-se extrair que o desempenho dos alunos foi muito baixo, que apesar de, numericamente conter acertos, os alunos do 5º ano mostraram um baixo desempenho nas questões que tinham como objetivos: apresentar possíveis resultados de um experimento aleatório, determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado, desenvolver noções do espaço amostral e compreender a aleatoriedade no seu cotidiano. De modo geral, foi observado que as crianças tiveram dificuldades em situações de eventos probabilístico. Durante a vivência dos estudantes em situação de jogo de palitos, foi possível identificar que passaram a se apropriar de termos que envolve a probabilidade. Foi possível identificar que os sujeitos envolvidos nessa pesquisa, também desenvolveram a noção do espaço amostral, podendo fazer estimativas de todos os resultados possíveis de ocorrência quando contabilizavam todos os possíveis resultados do jogo, demostrando uma apropriação do conteúdo e das características da probabilidade. No pós-teste averiguou-se que quanto a compreensão da natureza e a consequência da aleatoriedade os alunos tiveram um bom desempenho, valendo ressaltar que também quanto a comparação e quantificação de probabilidades obtiveram um bom resultado, principalmente observado durante a situação de jogo, a partir das falas apresentadas através dos estudantes envolvidos na pesquisa, consequentemente melhorando o desempenho no teste final. Conclui-se que de modo geral o jogo pode ser um instrumento para compreensão do conteúdo em questão nas abordagens do raciocínio probabilísticos, identificação do espaço amostral e estimativas de eventos aleatórios, sem necessariamente ter trabalho o conteúdo naquele ano escolar.
Palavras-chave: Probabilidade; Ensino; Jogo dos palitos; Situação de jogo.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Ministério de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRYANT, Peter. NUNES, Terezinha. Children’s understanding of probability: a literature review. Nuffield Foundation. 2012, 86p. Disponível em: <https://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/NUFFIELD_FOUNDATION_CUoP_SUMMARY_REPORT.pdf>
Acesso em: 22 out. 2019.
GADELHA Augusto. Teoria de probabilidade I: notas de aula, DME/IM/UFRJ, 2004. Disponível em: < http://www.mat.ufrgs.br/~viali/estatistica/mat2006/material/textos/hist_prob_Gadelha.pdf> Acesso: 09 jan. 2020.
GAL, Iddo. Towards ‘probability literacy’ for all citizens. In: JONES, Graham (Org.). Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning. p. 43-71. 2004.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.
NIVALDO. Pedro. Um estudo de probabilidade por meio do jogo de palitinhos com aplicações para o ensino médio. 2015.62f. Dissertação apresentada ao programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional PROFMAT do departamento de ciências exatas, UEFS. Disponível em: <http://profmat.uefs.br/arquivos/File/PEDRO_NIVALDO_GOMES_LIMA.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2020.
PRODANOV, Cleber. FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico, métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: < https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf> Acesso em: 09 jan. 2020.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994.