“Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”
modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4615Palabras clave:
Relações socioeconômicas, Diversidade, Educação Intercultural, Etnomatemática, Educação MatemáticaResumen
Costumes, conhecimentos, mitos, culturas, relações comerciais, quantificações e as línguas dos povos indígenas são frequentemente questionados pela sociedade envolvente. São poucas as populações indígenas que não sofreram influências que, em sua maioria, foram estabelecidas por relações de contatos interétnicos, com ações que visavam lucrar com a exploração cultural e econômica, dentro e fora das comunidades. Dessa forma, este artigo apresenta reflexões acerca da experiência vivenciada no tema contextual “Cultura e Comércio”, juntamente com alguns estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, da Universidade Federal de Goiás, no ano de 2017. O objetivo deste estudo é identificar as modificações econômicas dentro e fora das comunidades indígenas, tanto no passado quanto no presente. Para isso, lançamos mão de problematizações necessárias aos alunos, que, conhecendo e lidando com o ambiente natural e social, estão vivenciando as modificações econômicas; sendo questionados: como foram realizadas as relações comerciais no passado? E, como são realizadas as relações comerciais hoje? De tal forma, foi utilizada uma abordagem etnográfica, com enfoque hermenêutico interpretativo, como componente metodológico das Ciências Sociais, e as discussões serão sustentadas a partir da perspectiva da Etnomatemática. Assim, essa investigação nos traz que os conhecimentos e práticas tradicionais indígenas receberam diversas influências pelos demais segmentos da sociedade nacional, o que acarretou modificações na cultura e nas relações econômicas entre os povos. Por fim, é alentado destacar que a aproximação com a Etnomatemática, foi importante, pois permitiu aos alunos indígenas debater sobre suas as práticas econômicas e seus direitos, fortalecendo assim os valores comerciais tradicionais pertencentes aos distintos povos indígenas.
Palavras-chave: Relações Socioeconômicas; Diversidade; Educação Intercultural; Etnomatemática; Educação Matemática.
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