“Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”

modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4615

Palabras clave:

Relações socioeconômicas, Diversidade, Educação Intercultural, Etnomatemática, Educação Matemática

Resumen

Costumes, conhecimentos, mitos, culturas, relações comerciais, quantificações e as línguas dos povos indígenas são frequentemente questionados pela sociedade envolvente. São poucas as populações indígenas que não sofreram influências que, em sua maioria, foram estabelecidas por relações de contatos interétnicos, com ações que visavam lucrar com a exploração cultural e econômica, dentro e fora das comunidades. Dessa forma, este artigo apresenta reflexões acerca da experiência vivenciada no tema contextual “Cultura e Comércio”, juntamente com alguns estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, da Universidade Federal de Goiás, no ano de 2017. O objetivo deste estudo é identificar as modificações econômicas dentro e fora das comunidades indígenas, tanto no passado quanto no presente. Para isso, lançamos mão de problematizações necessárias aos alunos, que, conhecendo e lidando com o ambiente natural e social, estão vivenciando as modificações econômicas; sendo questionados: como foram realizadas as relações comerciais no passado? E, como são realizadas as relações comerciais hoje? De tal forma, foi utilizada uma abordagem etnográfica, com enfoque hermenêutico interpretativo, como componente metodológico das Ciências Sociais, e as discussões serão sustentadas a partir da perspectiva da Etnomatemática. Assim, essa investigação nos traz que os conhecimentos e práticas tradicionais indígenas receberam diversas influências pelos demais segmentos da sociedade nacional, o que acarretou modificações na cultura e nas relações econômicas entre os povos. Por fim, é alentado destacar que a aproximação com a Etnomatemática, foi importante, pois permitiu aos alunos indígenas debater sobre suas as práticas econômicas e seus direitos, fortalecendo assim os valores comerciais tradicionais pertencentes aos distintos povos indígenas.

Palavras-chave: Relações Socioeconômicas; Diversidade; Educação Intercultural; Etnomatemática; Educação Matemática.

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Biografía del autor/a

Matheus Moreira da Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Membro do Matema: Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Matemática. Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia

José Pedro Machado Ribeiro, UFG

Professor do Instituto de Matemática e Estatística - UFG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFG

Doutor em Educação - USP.

Ana Paula Purcina Baumann, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Matemática – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, campus Rio Claro). Professora do curso de Licenciatura em Educação Intercultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena (NTFSI) e do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro do Matema: Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Matemática. Universidade Federal de Goiás.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Núcleo Takinahakỹ De Formação Superior Indígena. Projeto Pedagógico do Curso de Educação Intercultural, Goiânia, 2010.

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

SILVA, M. M. da; RIBEIRO, J. P. M.; BAUMANN, A. P. P. “Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”: modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1325–1339, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4615. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4615. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

GT08 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática