A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES GEOGEBRA, WINPLOT E K3DSURF NO ESTUDO DAS SUPERFÍCIES QUÁDRICAS

Authors

  • Danielle Apolinário da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Claudilene Gomes da Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i16.907

Keywords:

Software Geogebra, Software Winplot, Software K3dsurf, Quádricas, Ensino da Matemática

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar um estudo capaz de contribuir e facilitar a aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica e o desenvolvimento da visualização geométrica de objetos tridimensionais, a partir da utilização dos softwares educacionais Geogebra, Winplot e K3DSurf. O estudo foi desenvolvido com os alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, em Rio Tinto–PB, surgindo como elemento de apoio diante das dificuldades de aprendizagem que esses alunos apresentam no que diz respeito ao estudo das quádricas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se em relação aos objetivos como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso, e em relação ao método de abordagem, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Já os instrumentos empregados na coleta de dados da pesquisa foram atividades realizadas com o auxílio dos softwares e um questionário diagnóstico, contendo vinte questões fechadas. Com relação aos resultados, observou-se que os alunos mesmo estando em um curso de Licenciatura em Matemática apresentam algumas dificuldades de aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica, especificamente no que se refere à visualização e construção gráfica de superfícies. Entretanto, os dados obtidos através da aplicação das atividades permitem afirmar que os softwares Geogebra, Winplot e K3DSurf se caracterizam como um instrumento que contribui de modo significativo para que essas dificuldades sejam elucidadas. Verificou-se ainda que esses softwares facilitam, principalmente, a visualização gráfica das superfícies, além de permitir o estudo dos elementos e propriedades das quádricas, a partir de suas potenciais ferramentas de construção e animação. Ainda dentre os resultados, os alunos puderam opinar sobre o uso dos softwares para o estudo de conteúdos matemáticos em outras disciplinas do curso. Todos afirmaram que o suporte dos softwares Geogebra, Winplot e K3DSurf, poderiam também contribuir e facilitar a aprendizagem em outras disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GHIGGI, I. M. F.; SCHMIDT, C. E.; KOCH, B. C. Estudo das cônicas em um ambiente de Geometria Dinâmica. 2013. IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. ULBRA – Canoas, RS. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. Acta do IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação, Brasília, 1998. Campinas, 2003.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. 1997. Revista Brasileira de Informática Educativa [online], Florianópolis, n. 1, p. 1-28. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000160&pid=S01017330201200040000600022&lng=en>. Acesso em: 18 jan. 2017.

VALENTIM, E. S. O software Winplot e a prática pedagógica do professor de matemática. 2014. Monografia (Especialização em fundamentos da educação: práticas pedagógicas interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4460/1/PDF%20%20%20Eriv an%20Sousa%20valentim.pdf>. Acesso em: 20 jan. de 2017.

Published

2019-04-30

How to Cite

APOLINÁRIO DA SILVA, D.; DA COSTA, C. G. A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES GEOGEBRA, WINPLOT E K3DSURF NO ESTUDO DAS SUPERFÍCIES QUÁDRICAS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 104–116, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i16.907. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/907. Acesso em: 22 nov. 2024.