Robótica Educacional e aprendizagem de Matemática: integrando experimentações com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental acerca de conceitos geométricos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8091Keywords:
Tecnologias Educacionais, Educação Matemática, Ensino, Robótica Educacional, Educação IntegralAbstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma intervenção com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da implementação da robótica educacional para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em adição, procurou-se perceber — com base na interação experimental, entre os pesquisadores e os participantes da pesquisa — uma compreensão necessária e válida sobre o uso e implementação da robótica em ambientes educacionais, principalmente relacionada ao ensino de matemática em escolas de tempo integral. Teve como base teórica estudos bibliográficos sobre educação integral, educação matemática e tecnologias educacionais. A partir disso, foi desenvolvido um delineamento de elaboração metodológica que contou com o planejamento e a elaboração de uma sequência de atividades matemáticas para o ensino, envolvendo robôs e sua programação associada. A produção destas atividades permitiu a aplicação experimental delas em sala de aula, com base nestes recursos tecnológicos, em uma escola de tempo integral, na cidade de Santarém/PA, com 20 estudantes do 9º (nono) ano do ensino fundamental. Os conteúdos matemáticos associados versavam sobre geometria plana, cálculo de área e determinação de circunferência, perímetro, regra de três, porcentagem, frações e ângulos. Os resultados mostram que o uso de tecnologias na educação promove a motivação dos estudantes na aprendizagem dos assuntos e uma maior interação entre eles, além de revelar o quanto eles anseiam por novas formas de apresentação do conhecimento matemático. Mesmo com as dificuldades não apenas tecnológicas, enfrentadas, a proposta mostrou ser possível uma redefinição de papéis em sala de aula e uma possível reconfiguração do espaço escolar, com base em propostas pedagógicas que considerem a formação integral do discente e a necessária discussão relacionada ao contexto amazônico e a realidade educacional intrínseca em a pesquisa foi desenvolvida.
Downloads
Metrics
References
ARAÚJO, Carlos Alberto. As potencialidades da Robótica Educacional na Matemática básica sob as perspectivas da Teoria da Atividade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015.
AZEVEDO, Júlio Fernandes Ramos; MAFRA, José Ricardo e Souza; SANTOS, Igor Pereira dos. Tecnologias educacionais e educação Integral: uma interface possível. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.7, n.7, p. 71977-71992 jul. 2021. Disponível em <https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/33075>. Acesso em 16/01/2022.
BARBOSA, Fernando da Costa; ALVES, Deive; MENEZES, Douglas, ALEXANDRE, Mário, CAMPOS, Gabriel; NAKAMURA, Ygor; JUNIOR, Arlindo, LOPES, Carlos. Robótica Educacional em Prol do Ensino de Matemática. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. P. 271. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5037
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e educação matemática. 3. Ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de Aula e Internet em Movimento. 1.ed, 2.reimp. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRITO, Robson Souto; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; LOPES, Maria da Conceição. Robótica Educacional: desafios e possibilidades no trabalho interdisciplinar entre matemática e física. Revista Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27–44, 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36687>. Acesso em 26/02/2022.
COSTA, Sinara Almeida da; COLARES, Maria Lilia Imbiriba (Orgs). Educação Integral: concepções e práticas a luz dos condicionantes singulares e universais. Curitiba: CRV. 2016.
DIAS, Kelly Tavares. Escola em tempo integral, educação integral e currículo: um estudo de caso em uma escola estadual em Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2015.
FAGUNDES, Léa da Cruz. Educação a distância em ciência e tecnologia: o Projeto EducaDi/CNPq–1997. Em Aberto, v. 16, n. 20, 1996. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2399/2138> Acesso em 12/02/2021.
GALVÃO, Angel Pena. Robótica Educacional e o Ensino de Matemática: Um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ppge/images/dissertacoes/turma_2016/angel_pena_galvao.pdf Acesso em 04 de set. 2019.
GONÇALVES, Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto. A Problematização das Atividades Experimentais na Educação Superior em Química: uma Pesquisa com Produções Textuais Docentes. Quim. Nova, Vol. 34, No. 5, 899-904, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/qn/v34n5/30.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2020.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2008.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LEITÃO, Rogério Lopes. A dança dos robôs: qual a matemática que emerge durante uma atividade lúdica com robótica educacional? 103 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo. São Paulo, 2010.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. Lincoln: MCB University, ON The Horizon, Vol. 9 No. 6, Outubro, 2001. Disponível em: <https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> Acesso em 19/10/2021.
RODRIGUES, Willian dos Santos. Atividades com robótica educacional para as aulas de matemática do 6º. ao 9º. Ano do ensino fundamental: utilização da metodologia LEGO® Zoom Education. 109 p. Dissertação (mestrado). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2014.
SANTOS, Igor Pereira dos; MAFRA, José Ricardo e Souza. Robótica educacional e o ensino de matemática: integrando experimentações em uma escola de tempo integral. In: BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo; MAFRA, José Ricardo e Souza; GÓES, Marciana Lima; OLIVEIRA, Claudir (Org.). Pesquisa, conhecimento e práticas pedagógicas na cultura digital: contribuições dos TCC da Licenciatura em Informática Educacional da UFOPA. 1ed. Brasília/DF: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021
SANTOS, Icléia. Contribuição da Robótica como Ferramenta Pedagógica no Ensino da Matemática no Terceiro Ano do Ensino Fundamental. Dissertação. Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias. Instituição de Ensino – Centro Universitário Internacional, Uninter, Curitiba, 2017.
SOUZA, Maria Silvania Marques, SANTOS, Francisco Vieira dos, CASTRO, Juscileide Braga de. Os kits educacionais de robótica para o ensino de matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC, 11(3), 267-285. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.431
STAKE, Robert. Investigación com estúdio de casos. Madrid: Morata, 1998.
STEFFEN, Heloisa Helena. Robótica pedagógica na educação: um recurso de comunicação, regulagem e cognição. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.