Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-Crítica
Aplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5155Keywords:
Pedagogia histórico-crítica, medidas, OficinaAbstract
Objetivou-se analisar a experiência com o uso de oficinas direcionadas no componente curricular de matemática da unidade temática de grandezas e medidas. Trata-se de um relato de experiência de uma turma de alunos do 5º ano do ensino fundamental da escola pública da rede municipal de Fortaleza, que se utilizou da metodologia da Pedagogia Histórico-crítica para o melhor desempenho dos alunos. E como referencial teórico tem Saviani(2011) e Gasparin (2003), que defendem a nova metodologia, que procede da teoria dialética do conhecimento, a construção de um movimento dinâmico entre conhecimento empírico e conhecimento científico. Quanto a metodologia é um relato de experiência, com uso de instrumentos de coletas questionários, abertos e fechados, e prática de oficinas divididas em etapas; 1ºprática social inicial, 2º problematização, 3º instrumentalização, 4ºcatarse e 5º pratica social final. Questões norteadoras de inquietação para a identificação do problema a ser abordado: Por que a maioria dos alunos não possuem domínio no que tange um conteúdo que está presente diariamente nas relações econômicas, financeiras e sociais aos quais estão inseridos? As aulas de matemática nos primeiros anos 1º,2º,3º e 4º ano, estão sendo significativas e contextualizadas a partir da vivência do aluno? Sendo a prática do docente mediada a partir da prática-teoria-prática, qual o método que está sendo utilizado para tornar a disciplina acessível e compreensível para o aluno? O uso do livro abordando o conceito e técnicas de cálculo em primeiro momento e depois a contextualização entre a realidade do aluno e o conteúdo abordado é a melhor estratégia para ação professor-aluno? Resultados: a melhor relação de parceria e envolvimento entre professor-aluno, o estudo proporcionou desenvolver uma prática de envolvimento com os discentes, possibilitando a experiência com essa turma de 5º ano satisfatória e prazerosa, com o uso de oficinas durante todo o ano letivo. Assim pode-se realizar observação das dificuldades dos alunos, pesquisar a melhor forma de intervir e utilizar metodologias ativas, mediando a construção do conhecimento a partir da Pedagogia histórico-crítica. Conclui-se que a prática das oficinas de matemática e a sequência didática realizada durante o ano letivo, possibilitou a compreensão de medida de tempo, massa, capacidade, valor, temperatura, superfície e volume, tornado os alunos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: Matemática; Pedagogia histórico-crítica; Medidas.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência do ano de 2001. Brasília, DF: INEP, 2020.
CAED. Padrões de desempenho, 2018. Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/wp-content/uploads/2014/11/SPAECE-RP-MT-5EF-WEB1.pdf . Acesso em: 10 abr. 2021
CAED. Resultados proficiência e participação, 2020. Disponível em: http://resultados.caedufjf.net/resultados/publicacao/publico/escola.jsf . Acesso em: 02 mar. 2021
GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2020. E-book. 254p. ISBN 978-65-990552-5-6. Disponível em: https://pt.scribd.com/read/475697140/Uma-didatica-para-a-pedagogia-historico-critica .Acesso em: 10 de mar de 2021.
GASPARIN, J.L. PETENUCCI, M.C. Pedagogia Histórico-Crítica da teoria a prática no contexto escolar. rev.p.04.2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf Acesso em :07 de mar de 2021.
LITTIG, J.; TECH, A.; ALVES, L. A educação matemática crítica nas aulas de matemática em escolas estaduais do espírito santo: uma reflexão a partir das narrativas dos professores. Rev. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.20, n.2, pp.001-019,2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p1-19. Acesso em: 09 abr.2021.
LITTIG, J.; TECH, A.; ALVES, L. A educação matemática crítica nas aulas de matemática em escolas estaduais do espírito santo: uma reflexão a partir das narrativas dos professores. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.20, n.2, pp.001-019,2018.
PIZZOLATO; PONTAROLO; BERNARTT. A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social. RECC, Canoas, v.1, 303-314, março, 2020.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. revista e ampliada– Campinas, São
Paulo: Autores Associados, -( coleção educação contemporânea) 2013.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP:Papirus,2013
SOARES. Daniela Alves. Educação Matemática Crítica: contribuições para o debate teórico e seus reflexos nos trabalhos acadêmicos. Dissertação (de mestrado em educação); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. São Paulo, 2008
VICEGOV. Educação: Ceará tem resultado histórico e alcança nível desejável de alfabetização em todos os municípios. 2020. Disponível: https://www.vicegov.ce.gov.br/2020/08/11/ceara-tem-resultado-historico-e-alcanca-nivel-desejavel-de-alfabetizacao-em-todos-os-municipios/ . Acesso em: 05 mar.2021