PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5102

Keywords:

Aprendizagem, Ensino Remoto, Matemática, Metodologias, PROEJA

Abstract

O artigo discute as ferramentas adotadas com uma turma de PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, Modalidade de Jovens e Adultos), na disciplina de matemática durante as atividades remotas ocasionadas pelo surto do Covid-19. A turma do Curso Técnico em Estética Integrado- 2º ano é composta por 15 alunas, que na grande maioria são mães, que trabalham durante o dia e que voltaram a estudar após vários anos afastados da escola. O desafio inicial foi organizar estratégias, para que os conceitos da disciplina de matemática, as alunas tivessem condições de acompanhar as aulas e também dar conta de todas as demais atividades de seu dia-a-dia, com efetividade de aprendizagem no curso após vários anos afastados da escola. O curso Técnico em Estética Integrado iniciou as atividades na Instituição em 2015, o curso faz parte do rol de cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. O presente texto, trata-se de um relato que apresenta as possibilidades que foram criadas para dar continuidade à aprendizagem das mesmas nesse período de atividades remotas. Dessa maneira, uma das formas encontradas para promover o acompanhamento da disciplina, foi a criação de um grupo de WhatsApp somente para disciplina, para envio de materiais em arquivos PDF, estes que permitem download mais facilmente. Também foi realizado o uso de vídeos, com explicações da docente relacionados aos conceitos enviados. O uso desses materiais através de envio vídeos e arquivos via WhatsApp, como facilitador das dificuldades de acesso e entendimentos da plataforma institucional utilizada pelos estudantes do Instituto Federal Farroupilha. Assim, o relato apresenta as estratégias usadas, relatos dessas alunas em relação ao material utilizado e a eficácia de uma organização simples. Procura também apresentar imagens de alguns dos vídeos feitos para a turma e defender este como recurso tecnológico como importante no processo educacional. Estratégias de ensino, para a disciplina de matemática entre jovens e adultos são desafios constante, assim como para outras áreas do conhecimento, pois os mesmos deixaram o sistema escolar por muito tempo e agora estão voltando.  O professor precisa sempre estar adequando às metodologias de ensino, procurando alternativas diferentes para desenvolver os conteúdos, de forma que o aluno possa se sentir interessado e procurando ampliar o aprendizado e principalmente tornar esse significativo. Por fim, este texto também apresenta algumas angústias e as inquietações frente o desafio do ensino remoto, mostrando a importância de diferentes interações e orientações, necessárias nesse momento em que vivemos para permanência e êxito de nossos alunos. Enfim, muitas foram às aprendizagens durante o ensino remoto e esse texto nos faz repensar nossa prática, não só para o período de pandemia, mas para além desse, desenvolver metodologias que asseguram uma efetividade de ensino e aprendizagem, atendendo a necessidade dos alunos reinventando as práticas fora dos espaços presenciais.

Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino remoto; Matemática; Metodologias; PROEJA.

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Cristiane da Silva Stamberg, Instituto Federal Farroupilha

Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professora de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Ângelo (Iffar)

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Published

2021-06-17

How to Cite

STAMBERG, C. da S. PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 789–813, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5102. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância