About the Journal

O Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – BOCEHM é uma publicação em fluxo contínuo do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática – GPEHM, que faz parte da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologias da UECE. O BOCEHM tem por objetivo tornar público artigos e relatos de experiências resultantes de estudos e pesquisas que abordem temas da Educação Matemática e/ou suas relações com a História da Matemática

Qualis Capes 2017-2020: B1 Educação; Matemática / Probabilidade e Estatística
Prefixo DOI: 10.30938
e-ISSN: 2447-8504 | ISSN: 2357-8661

Announcements

Aos avaliadores e leitores do BOCEHM

2025-04-09

Prezados autores e avaliadores,

O BOCEHM tem passado por um momento adverso, oriundo de um fenômeno que tem afetado diversos periódicos científicos na área da Educação Matemática. Precisou-se aumentar o seu prazo de respostas aos artigos submetidos devido à baixa adesão de avaliadores em contribuir com o processo avaliativo.

Atualmente no BOCEHM, a avaliação de cada artigo é feita por pares pelo método double blind peer review. Isto é, cada artigo é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, especialistas na área e com elevada experiência e titulação acadêmica. Cada artigo é avaliado sem a identificação de autoria dos avaliadores e dos seus autores (avaliação cega). Ao receber o artigo o Editor responsável encaminha para dois avaliadores ad hoc cadastrados na Equipe de Avaliadores do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Com efeito, grande parcela desses avaliadores, que também são autores, é demandada. No entanto, temos observado importantes situações como a não resposta do avaliador cadastrado e/ou a demora na resposta em avaliar.

Sabemos que o trabalho avaliativo realizado na emissão de um parecer ad hoc, necessita de tempo e não é remunerado. No entanto, enquanto editores, precisamos dar continuidade ao processo editorial e dependemos dessa parceria para continuar com a qualidade dos processos do BOCEHM.

Por isso, nessa carta, fazemos um apelo aos autores doutores cadastrados no BOCEHM que atualizem seus perfis para também participarem do processo avaliativo, contribuindo para melhorar a fluidez no processo, garantindo assim, que seus próprios textos submetidos possam também ser atendidos mais rapidamente por outros colegas avaliadores.

Pedimos também que os avaliadores que estão com submissões para emitir parecer, que se sensibilizem com a atual situação e que, assim que possível, retornem com suas respostas. Caso não possa avaliar, nos informe o quanto antes para que possamos encaminhar para outro parecerista.

Agradecemos aos pesquisadores que tem nos auxiliado no processo avaliativo e a compreensão daqueles que nos tem confiado seus textos e informamos que estamos tentando agilizar a avaliação dos escritos.

A equipe do BOCEHM

Read more about Aos avaliadores e leitores do BOCEHM

Current Issue

Vol. 12 No. 34 (2025): BOCEHM (Fluxo Contínuo)
Published: 2025-01-04

Artigos

  • NEW SCHOOL MOVEMENT IN SANTA CATARINA: A LOOK AT ARITHMETIC TEACHING THROUGH SCHOOL REPORTS (1930 - 1940)

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13930
    Cintia Schneider, David Antonio da Costa
    1-14
  • Linear Diophantine Equations: historical aspects and contributions in teaching and learning processes

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11186
    Maurício José Nascimento Macêdo, Mikaelle Barboza Cardoso
    1-15
  • SIMULATIONS AND APPLICATIONS AS FACILITATORS IN TEACHING OF DIFFERENTIAL EQUATIONS

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13782
    Murilo Carvalho Feitosa, Francisco Wagner Soares Oliveira, Otávio Paulino
    1-21
  • A PROOF OF THE PYTHAGOREAN THEOREM FROM THE POINT OF VIEW OF RAIMUNDO TEIXEIRA MENDES

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.12987
    Marcia Aparecida Garcia Teixeira, Irene Magalhães Craveiro
    1-19
  • WOMEN IN POSTGRADUATE MATHEMATICS: CHALLENGES AND PERSPECTIVES IN A MALE-DOMINATED FIELD

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13915
    Daiana da Silva Oliveira, Karina Siqueira Santos, Alana Nunes Pereira
    1-22
  • SOME STUDENT CONCEPTS OF FUNDAMENTAL TEACHING ABOUT THE USE OF THE MATIFIC PLATFORM IN MATHEMATICS TEACHING

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13712
    João Pedro Mardegan Ribeiro
    1-18
  • TIKTOK COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13086
    Marinete Santana Wutke Welmer, Valdinei Cezar Cardoso
    1-19

Relato de Experiência

  • CONTRIBUTIONS OF THE MANCALA GAME TO MATH TEACHING: AN EXPERIENCE REPORT

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13149
    Ana Paula Arruda de Oliveira, Deumara Galdino de Oliveira
    1-15
View All Issues