Ensino remoto e conhecimentos matemáticos
desafios e perspectivas na visão docente
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5137Schlagworte:
Ensino aprendizagem, Ensino remoto emergencial, ConhecimentoAbstract
O presente relato de experiência retrata atividades de atuação docente vividas pela primeira autora com a implementação do ensino remoto emergencial na Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa, localizada no município de Porto Velho, Rondônia. Práticas subsequentes às orientações da Portaria nº 1970 de 20 de abril de 2020, que regulamentava a reorganização do calendário escolar do ano letivo de 2020, para as escolas da rede pública estadual de Rondônia, adequando o ensino em regime especial, com oferta de aulas não presenciais, como medida de enfrentamento à COVID-19, elaborada pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Neste relato são discutidos conceitos de tecnologias digitais, ensino híbrido, ensino remoto emergencial, visando caracterizar as práticas didáticas adotadas naquela escola. O referencial teórico consistiu nos estudos bibliográficos de autores especialistas no assunto abordado. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa. Destaque-se que todos as informações aqui apresentadas são fruto das práticas didáticas utilizadas no ensino remoto emergencial, as quais foram elaboradas na disciplina de matemática no Ensino Médio. Este relato tem como objetivo analisar as experiências vividas na ciscunstância do ensino remoto emergencial, que foi realizado através de atividades não presenciais para o prosseguimento da efetiva prática docente. O desfecho deste trabalho revela que o ensino remoto emergencial é ainda um desafio nas atividades pedagógicas contemporâneas, as quais exigem o uso de tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, e que o educador necessita capacitar-se cada vez mais para atuais metodologias de ensino. Essas tecnologias digitais empregadas de maneira correta colaboram e transformam o papel do docente e dos discentes, modificando os conceitos de ensino aprendizagem. As conclusões evidenciam que o discente buscou uma forma de dar continuidade no processo educacional apesar dos obstáculos enfrentados pela pandemia, expondo que a busca pelo conhecimento também necessita partir do estudante, pois ele é o protagonista da sua aprendizagem nesse processo de ensino remoto emergencial.
Palavras-chave: Ensino aprendizagem; Ensino remoto emergencial; Conhecimento.
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