Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental
uma proposta investigativa em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5112Schlagworte:
Ciclo investigativo PPDAC, Sequência de ensino, Anos iniciais, Letramento estatísticoAbstract
A estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada.
Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
ALVES, H. C.; SANTANA, E. R. dos S. Uma sequência de ensino para o trabalho com conceitos estatísticos. Educação Matemática em Foco, Campina Grande, v. 8, n. 2, p. 93-115, maio/ago. 2019. Disponível em: < http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/5589>. Acesso em: 1 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf.>. Acesso em: 10 set. 2020.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Editora Ática, 2008.
CAZORLA, I.; MAGINA, S.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. (Org.). Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Biblioteca do Educador - Coleção SBEM, 9, Brasília: 2017. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf>. Acesso em: 2 out. 2020.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras, v. 10, n. 1, p. 93-103, 2008.
GAL, I. Adults’ Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, abr. 2002. Disponível em: < https://www.jstor.org/stable/1403713?seq=1>. Acesso em: 5 ago. 2020.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 3. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SANTANA, E. R. S.; CAZORLA, I. M. O ciclo investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revemop, Ouro Preto (MG), v. 2, p. 1-22, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/revemop/article/view/4251>.
Acesso em: 1 out. 2020.
SANTANA, E. R. dos S.; AMARO, F. de O. S. T.; LUNA, A. V. A.; MENDUNI-BORTOLOTI, R. D’A.; PEROVANO, A. P. Alfabetização matemática: proposta didática do professor. 2º ano. Salvador: SEE/IAT, 2015.
SANTANA, E. R. S. Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? 2010. 338f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 2010.
SILVA, G. C.; SANTOS JUNIOR, G. dos. Ensino de estatística na EJA: aplicação da metodologia da resolução de problemas. Zetetiké, Campinas (SP), v.28, p.1-16, 2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655803>. Acesso em: 15 set. 2020.
SULEIMANI, A. R. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 25, n. 48, p. 200-206, jan./abr. 2015. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8935>. Acesso em: 17 set. 2020.
WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-248, dec. 1999. Disponível em: < https://iase-web.org/documents/intstatreview/99.Wild.Pfannkuch.pdf>. Acesso em: 14 set. 2020.