Iniciação Matemática na Educação Infantil

a pergunta como estratégia de mediação

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5027

Schlagworte:

Iniciação Matemática, Educação Infantil, Pergunta, Estratégia, Mediação

Abstract

O ensino de Matemática é, muitas vezes, deixado de lado ou colocado em segundo plano na Educação Infantil, fazendo-se necessário que se volte o olhar para essa fase tão importante para a construção da base para o estudo dos conteúdos matemáticos. Diante desse contexto, traz-se, aqui, uma discussão acerca desse tema, argumentando-se sobre o uso da pergunta como estratégia de mediação nas experiências de iniciação matemática nessa fase escolar. Parte-se do pressuposto que, se a exposição de conteúdos não deve ser utilizada como a única estratégia de ensino, em qualquer etapa de escolarização, com crianças essa ação didática é muito menos apropriada, considerando suas características e seu estágio de desenvolvimento. Defende-se, portanto, o uso da pergunta como estratégia de mediação nas experiências de iniciação matemática da Educação Infantil. Nesse sentido, o estudo fundamentou-se na seguinte indagação: de que forma a pergunta pode contribuir com o trabalho de mediação do professor na Educação Infantil em relação às experiências de iniciação matemática? A pesquisa teve, pois, como objetivo: discutir sobre as contibuições da pergunta como estratégia de mediação nas experiências de iniciação matemática da Educação Infantil. A investigação foi de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e concluiu-se que a pergunta é uma importante estratégia no trabalho do professor, na interação verbal proporcionada pela convivência com as crianças; que o uso da pergunta como estratégia de mediação pode contribuir com a participação ativa dos alunos no processo de iniciação matemática, além de proporcionar a interação entre docente e discentes; a pergunta pode ajudar o professor nas várias atividades realizadas na sala de aula, nos diferentes campos de experiência, mas é preciso que o docente conheça e direcione seus questionamentos para as várias noções matemáticas, contemplando as ideias de número, espaço e medida, conceitos básicos para a numeralização das crianças e base fundamental para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos nas etapas posteriores da educação.

Palavras-chave:  Iniciação matemática; Educação Infantil; Pergunta; Estratégia; Mediação.

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Autor/innen-Biografien

Larissa Maria Alves Santiago, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Integrante do  Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática),  e do Grupo de Estudos em Educação Matemática da FECLESC (GEEM). Bolsista do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, na FECLESC.

Francisco Edison Eugenio de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutor (2015) e Mestre (2005) em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Planejamento Educacional (1997) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); e Licenciado em Pedagogia (1993) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, campus da Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE). Professor Adjunto J da UECE, no curso de Pedagogia da FECLESC, em Quixadá-CE; Professor do Ensino Fundamental na cidade de Quixadá; Pesquisador em Educação Matemática, vinculado a dois grupos de Pesquisa: Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docentes (FORPRO/UECE/FECLESC); e Grupo de Educação Matemática do Multimeios (GEM²/UFC/FACED). Coordenador do Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática), do Grupo de Estudos em Educação Matemática da FECLESC (GEEM) e do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, na FECLESC. Atua, principalmente, na formação inicial e continuada de professores, em Educação Matemática.

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Veröffentlicht

2021-06-17

Zitationsvorschlag

SANTIAGO, L. M. A.; SOUSA, F. E. E. de. Iniciação Matemática na Educação Infantil: a pergunta como estratégia de mediação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 99–114, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5027. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5027. Acesso em: 3 juli. 2024.

Ausgabe

Rubrik

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental