Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907

Schlagworte:

Formação Docente, Ensino de Matemática, Cultura, Metodologia de Ensino, Polivalentes

Abstract

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa "Educação Matemática nos Anos Iniciais: Aspectos Culturais do Ensinar", iniciada no segundo semestre do ano de 2020 com professores polivalentes da rede pública de ensino de quatro municípios do Estado de São Paulo e um município do Estado do Espírito Santo. Como aporte teórico, considera-se o operador cultural como elemento essencial e constitutivo no que tange à prática pedagógica do professor polivalente, na medida em que se assume a sala de aula como um lugar no qual diferentes culturas são reproduzidas e transformadas. Assim, objetiva-se com trabalho apresentar quais aspectos metodológicos são mobilizados pelo professor polivalente, por meio de operadores culturais, contemplam sua prática de ensino em Matemática. Como fonte de informação foi utilizada parte da entrevista realizada com um dos professores sujeitos da pesquisa. Desta fonte foram extraídos dados, os quais submeteram-se à análise do discurso. Foram identificados os operadores culturais "confiança na prática", "autonomia" e "autoridade na conjuntura". Tais operadores mobilizaram a prática pedagógica do professor entrevistado por meio dos seguintes aspectos: organização dos alunos no processo de ensino, estabelecimento de uma sequência de procedimentos, uso das observações experienciais para reflexão da prática e desenvolvimento de confiança no próprio método.

Palavras-chave: Formação docente; Ensino de Matemática; Cultura; Metodologia de Ensino; Polivalentes.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografie

Carlos Mometti, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduated in Physics from the Federal University of São Carlos (2016) and Università Degli Studi di Roma La Sapienza (2014 - 2016). Master in Education by the Faculty of Education of USP. Specialist in the production and editing of didactic content in the areas of Physics and Mathematics at the elementary, middle, and higher levels and training of teachers who teach mathematics. Ph.D. student in Education (Physics Teaching modality) at the Faculty of Education and Institute of Physics, both at the University of São Paulo (USP). He was a monitor of the Teaching Improvement Program (PAE / FEUSP - 2020) and of the Teacher Training Program (FEUSP - 2017). Member of the Research Center for Curricular Innovation (NUPIC / 2016 - current). An active member of the Brazilian Society of Physics, Brazilian Association for Research in Science Education, and the Brazilian Society of Mathematical Education. He works mainly on the following themes: training of teachers who teach mathematics, the methodology of teaching physics and mathematics, cultural decolonization, and culture in science teaching.

Literaturhinweise

BENEDICT, R. Padrões de Cultura. Trad. Ricardo Rosenbusch. São Paulo: Vozes, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. n° 466 de 12 de dezembro de 2012. Disponível em < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html>. Acesso em 20 jan. 2021.

GATTI, Bernadete; NUNES, Marina Muniz Rossa. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia. São Paulo: Fundação Carlos Chagas – Pesquisas Educacionais, 2009.

GIDDENS, Anthony e SUTTON, Philip W.; Conceitos essenciais de sociologia. Tradução de Claudia Freire, 1. Ed. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2017.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2013. 458p.

JULIO, Rejane Siqueira; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da Silva. Compreendendo a Formação Matemática de Futuros Pedagogos por meio de Narrativas. Bolema, v.32, n.62, p.1012-1029, 2018.

MOMETTI, Carlos. Construindo experiências em um curso de formação de professores dos anos iniciais: o ensino da Matemática em foco. Anais do I Congresso Internacional Educat, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil, p. 282 – 291, 2019.

MOMETTI, Carlos. Estudo da Prática Docente no Ensino de Física. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2021. 121p.

MOMETTI, Carlos. Novos tempos exigem novas posturas: o papel do professor na Educação 4.0. Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias (CIET), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil, 2020.

OLIVEIRA, Gaya Marinho; OLIVEIRA, Ana Terese de C. C. A matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: reflexões a partir de uma análise de teses e dissertações defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil. Em teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.4, n.1, 2013.

ORTEGA, E. M. V; SANTOS, V. M. A relação dos alunos do curso de pedagogia com o conhecimento matemático e seu ensino: um estudo longitudinal. Revista Holos, V.2, ano 32, p.207-2024, 2018. Disponível em < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/issue/view/140>. Acesso em 12 dez. 2020.

PÊCHEUX, Michel. Análise do Discurso. 1 ed. Ed. Pontes, 2011. 316p.

SELLIZ, Claire; WHRIGHTSMAN, Lawrence; COOK, Stuart Wellford. Métodos de pesquisas nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1987.

SEWELL JR., W. H. Logics of history: social theory and social transformation. Chicago: Chicago University Press, 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução Francisco Pereira. São Paulo: Editora Vozes, 2012.

Veröffentlicht

2021-06-17

Zitationsvorschlag

MOMETTI, C. Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1202–1218, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4907. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4907. Acesso em: 21 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática