Alguns saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4877Schlagworte:
Formação inicial do professor de matemática, Prática docente, Vivência universitária, Báculo de Petrus RamusAbstract
O professor de Matemática, ao longo de seu ofício, necessita estar sempre se atualizando em relação a outros tipos de conhecimentos existentes, de forma a adquiri-los para algum auxílio em sala de aula. Um dos motivos, para isso, deve-se à exigência das instituições educacionais, requisitando, cada vez mais, profissionais qualificados e aptos a ensinar. Alguns desses saberes podem ser obtidos e mobilizados na universidade, em particular, a partir de vivências práticas, por meio de atividades extracurriculares. Nesse sentido, nosso intuito é relacionar alguns saberes docentes com os conhecimentos obtidos por professores em formação inicial, em um minicurso de extensão universitária, que explorou o procedimento de medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus, sob a perspectiva da historiografia atualizada. Tal abordagem teve um alicerce na interface entre história e ensino de Matemática, que nos orientou no tratamento didático de um documento histórico para a elaboração do minicurso. Assim, nossa experiência se configura como um estudo aplicado com caráter qualitativo-descritivo, que, por meio do levantamento de um questionário eletrônico, permitiu-nos ter uma noção acerca das contribuições do curso para os participantes. À vista disso, foram elencadas, pelos cursistas, algumas concepções sobre os conhecimentos que não se tinha antes da vivência, mas que foram adquiridos depois. Entre eles, os saberes relacionados à prática docente, relevantes para a formação de professores. Dessa forma, podemos concluir, com a experiência do minicurso, que a situação de medição pode articular múltiplos saberes de ordem prática, matemática, epistemológica, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais integrado aos docentes.
Palavras-chave: Formação inicial do professor de Matemática; Prática docente; Vivência universitária; Báculo de Petrus Ramus.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
CRESCENTI, Eliane Portalone. A formação inicial do professor de matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente. Praxis Educativa, Ponta Grossa (PR), v. 3, n. 1, p. 81-94, 21 jun. 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/272859377_A_formacao_inicial_do_professor_de_Matematica_aprendizagem_da_Geometria_e_atuacao_docente>. Acesso em: 16 jan. 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 277 p. Disponível em: <https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao>. Acesso em: 16 jan. 2021.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, pp. 342-372, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2164/1085>. Acesso em: 19 jan. 2021.
PEREIRA, Alessandra Knoll et al. A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, Florianópolis, Edição Especial, p. 163-194, 1 jun. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2011v4nespp163/21969>. Acesso em: 21 jan. 2021.
SÁ, Eliane Ferreira de et al. As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 70, p. 625-650, jul. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n70/1809-449X-rbedu-22-70-00625.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2021.
SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: LF – Editorial, 2015. 259 p. (História da Matemática para Professores).
SILVA, Francisco Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Explorando as situações de medição de comprimento, altura e largura com o uso do báculo de Petrus Ramus. Revista Brasileira de História, Educação e Matemática – HIPÁTIA, São Paulo, v. 5, n.2, p. 398-409, dez. 2020a. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1404/1102>. Acesso em: 18 jan. 2021.
SILVA, Francisco Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O báculo de Petrus Ramus e seu uso para medição de profundidade. Revista de Educação Matemática – REMAT-Sp, São Paulo, v. 17, p. 1-14, 2 set. 2020b. Anual. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Disponível em: <https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/371/214>. Acesso em: 18 jan. 2021.
SILVA, Francisco Hemerson Brito da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O legado de Petrus Ramus e o tratado Via regia ad geometriam. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – BOCEHM, Fortaleza, v. 7, n. 20, p. 158-169, 11 jul. 2020c. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3297/3027>. Acesso em: 18 jan. 2021.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, [S.I], v. 21, n. 72, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214>. Acesso em: 01 fev. 2021.