SITES DA INTERNET: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i15.252Schlagworte:
Educação Financeira, Internet, Site, EnsinoAbstract
Entendendo que a temática Educação Financeira é de relevância para toda sociedade e algo recente no cenário mundial, impulsionada por pesquisas feitas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o assunto tomou força no Brasil nos últimos dez anos, impactando, inclusive, no ambiente escolar, algo refletido na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Devido ao novo caráter da Educação Financeira nas escolas, os professores ainda carecem de fontes e materiais adequados e de boa qualidade, que proporcionem um processo de ensino acertado e enriquecedor. Face a esse cenário, este artigo objetiva propor a utilização de sites confiáveis da internet como ferramenta de apoio aos professores na construção de atividades que potencializem a aprendizagem e busquem formar alunos financeiramente educados. Nessa perspectiva, através de uma revisão bibliográfica, fora sinalizada a importância da Educação Financeira para uma sociedade mais consciente, apontou-se uma gama diversificada na literatura sobre a conceituação de Educação Financeira e destacou-se a internet - se usada com a devida cautela - como uma ferramenta de pesquisa útil e poderosa. A partir disso, fora feita uma busca exploratória na internet de sites de entidades reconhecidamente tradicionais e confiáveis que tratassem do tema Educação Financeira, constatando-se que há uma pluralidade de materiais sobre finanças tratados de uma forma clara e acessível ao público em geral. A pesquisa mostra que é possível trabalhar Educação Financeira com o uso de sites, dependendo do objetivo que se deseja atingir e propõe estratégias de ensino que levem Educação Financeira para o meio escolar, buscando formas para iniciar a preparação do indivíduo no enfrentamento dos desafios do mundo das finanças. Destaca ainda que, para a efetivação desse tipo de ensino, as instituições escolares precisam promover cursos formativos que possibilitem a capacitação e qualificação dos professores no que diz respeito à inserção do conteúdo em sala de aula.