TRILHA GEOMÉTRICA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10562Schlagworte:
Trilha Geométrica, Polígono, Ensino de Geometria, Relato de ExperiênciaAbstract
Desde a antiguidade, a Geometria vem sendo discutida e estudada, devido às necessidades da humanidade em compreender e solucionar problemas do dia a dia. O presente trabalho tem como objetivo principal discutir sobre o Ensino de Geometria, no estudo de Polígonos, utilizando o jogo Trilha Geométrica. De forma específica, identificar as principais dificuldades no ensino e aprendizagem de Polígonos. Contribuir com o ensino e aprendizagem de Geometria, no conteúdo de Polígonos, usando o jogo Trilha Geométrica. E refletir sobre a utilização de jogos concretos. A pesquisa é de cunho quantitativa e foi desenvolvida com 21 (vinte e um) estudantes da turma de 9º ano de uma escola municipal de tempo parcial localizada no município de Iguatu no estado do Ceará. Diante do exposto, foi planejada e aplicada uma aula sobre o conteúdo introdutório de Polígonos, no qual abordou as ideias acerca da definição das figuras, dos elementos, dos polígonos convexos e côncavos, regulares, e a nomenclatura de acordo com a quantidade de lados. Nesse sentido, para ajudar no entendimento, foi entregue a cada discente um resumo sobre o assunto da aula e por fim, ocorreu a aplicação do jogo Trilha Geométrica. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de questionário, contendo 10 (dez) perguntas de múltipla escolha, com o propósito de compreender, naquele contexto, o desenvolvimento da aula, bem como se o jogo contribuiu com ensino e aprendizagem daqueles estudantes. Dessa forma, os resultados do trabalho apontam positivamente para a utilização do jogo Trilha Geometria, pois mostrou interação entre os estudantes, como também com o recurso concreto utilizado, além disso, os discentes conseguiram responder as questões relacionadas ao jogo, colocando em prática o que foi estudado na teoria, corroborando para o ensino e aprendizagem. Em que, proporcionou aos discentes uma vivência que os levaram a construção de uma aprendizagem relevante para o seu processo educativo.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
BARROS, Lilian Débora de Oliveira. Análise de um jogo como recurso didático para o ensino da geometria: jogo dos polígonos. 2012. 102f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12653. Acesso em: 24 de jun. de 2023.
BECKENBACH, Ana Cláudia Spengler; LOUREIRO, Arthur Leguissamo Medeiros; SANTOS, Nelitiane Soares dos; FREITAS, Fabrício Monte. Os benefícios da utilização de jogos e materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de matemática no ensino presencial e remoto. In: XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Pelotas, p. 7-8. 21 jul. 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/033.pdf. Acesso em: 26 jun. 2022.
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.
BRASIL, Gutemberg Leão; AGUIAR, Igor Pereira; SILVA, Josenildo Rodrigues da; CAIRES, Nielson Honório. Um panorama sobre a utilização da modelagem matemática no ensino da geometria / An overview of the use of mathematical modeling in geometry education. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 7, n. 8, p. 76537-76553, 4 ago. 2021. South Florida Publishing LLC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n8-057. Acesso em: 1 nov. 2023.
FONTOURA, Monique Thérèze Schulz; LIMA, Rafaela Freire; SANTOS, Aline de Sousa dos; PEREIRA, Rosalina Maria de Magalhães. Aplicabilidade de jogos educativos com alunos do segundo segmento do ensino fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. In: Anais VII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, p. 1-6, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1556.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
GOMES, Izilda Baraviera. Jogos como recursos pedagógicos no ensino da Geometria: uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Tapejara: Paraná, 2013.
KALEFF, Ana Maria. Tomando o Ensino da Geometria em Nossas Mãos... Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Blumenau, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/3569397/Kaleff_A_M_M_R_Tomando_o_Ensino_da_Geometria_em_Nossas_M%C3%A3os_Educa%C3%A7%C3%A3o_Matem%C3%A1tica_em_Revista_Sociedade_Brasileira_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Matem%C3%A1tica_Blumenau_2_1994_pp_19_25. Acesso em: 12 de junho de 2022.
LIMA, Reidylla Maria Santos de. Polygons: um jogo para auxiliar no estudo dos polígonos. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Palmares, 2021. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3445. Acesso em: 1 nov. 2023.
LORENZATO, Sergio Apparecido. Porque não ensinar Geometria. Sbem, Campinas, 1995. Disponível em: http://professoresdematematica.com.br/wa_files/0_20POR_20QUE_20NAO_20ENSINAR_20GEOMETRIA.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf. Acesso em: 24 de jun. de 2023.
PEREZ, Geraldo. Pressupostos e reflexões teoricas e metodologicas da pesquisa participante no ensino de geometria para as camadas populares. 1991. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575848. Acesso em: 1 nov. 2023.
PIASESKI, Claudete Maria. A Geometria no Ensino Fundamental.2010. f.36. TCC (Graduação) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI, Campos Erechim, 2010. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/1271.pdf. Acesso em: 10 jun. 2002.
SILVA, Alessandra Gaspar. Concepção de lúdico dos professores de Educação Física Infantil. 2011. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Educação Física, Departamento de Estudos do Movimento Humano da Universidade Estadual de Londrina., Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/cefe/demh/portal/pages/arquivos/TCC/2011/Alessandra_Gaspar_LEF200_2011.pdf. Acesso em: 09 de maio de 2022.
SILVA, Joanna D’arc Bispo da. O uso dos jogos no ensino da matemática. 2022. 220 f.. TCC (Graduação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3845. Acesso em: 24 de jun. de 2023.
TEOTONIO, Ermeson Epaminondas de Sousa. Avaliação de Jogos Educacionais: Um Estudo de Caso com os Jogos TuxMath e Gnumch. Centro de Informática Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15705/1/EEST03082018.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Maria Aparecida Freire Batista, Ana Naiara Sousa dos Santos, Luiza Geyslly Araujo Lima, Patrícia de Souza Moura
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.